Publicidade

A temporada da MotoGP terminou de forma previsível. Francesco Bagnaia faturou o bicampeoanto e a Ducati imprimiu um domínio sem precedentes na era moderna do Mundial de Motovelocidade. Porém, nas categorias abaixo tivemos grandes surpresas. Entre elas, David Alonso, colombiano de apenas 17 anos que impressionou por seu talento na Moto3 – resultados.

David Alonso, o jovem colombiano que encantou a Moto3

Alonso já tinha corrido em 2021, mas fez sua primeira temporada completa no Mundial em 2023. Correu pela Aspar Team, com motos GasGas. Antes de estrear de vez na Moto3, Alonso já havia consquistado a Europ Talent Cup em 2020, quando ainda tinha 14 anos. Em seguida, o colombiano saiu campeão da Red Bull MotoGP Rookies Cup, em 2021. Até se firmar de vez como piloto de testes na Moto3 em 2022, e por fim, conseguir sua vaga na Moto3, em 2023.

David Alonso na Moto3

Em sua primeira temporada completa no Mundial, David faturou 8 pódios e 4 vitórias. Com apenas 17 anos, foi terceiro colocado na classificação final

Porém, o ano de estreia não poderia ter sido melhor, David Alonso conquistou 8 pódios, sendo 4 vitórias, totalizando 245 pontos. O piloto saiu vitorioso nas etapas da Grã-bretanha, Espanha, San Marino e Tailândia. Essa pontuação lhe rendeu o 3° lugar na tabela do campeonato, ficando atrás apenas de Ayumu Sasaki e do campeão Jaume Masia.

Publicidade

No entanto, os dois pilotos a frente já são mais experientes, com 23 anos cada, e mais corridas no currículo. Esse comparativo mostra o tamanho do desempenho de David Alonso, comparado aos seus rivais diretos na briga pelo título da última temporada. Esse desempenho lhe rendeu o prêmio de rookie (estreante) do ano, cravando de vez seu nome como uma das próximas promessas da MotoGP.

O estilo de pilotagem de David Alonso

Logo após uma temporada tão especial, muito se questionou das possibilidades de David Alonso subir para a Moto2. No entanto, em entrevista recente, o próprio piloto afirmou que pretende permanecer na mesma equipe para a próxima temporada e buscar o título da Moto3 em 2024.

Entre as características marcantes de David Alonso, pesa um pouco do estilo ousado e agressivo, normal para pilotos jovens, que buscam sempre a ultrapassagem a todo custo. O colombiano não se intimida com disputas acirradas e tem a incrível habilidade de sempre achar o melhor espaço para ultrapassagens, sem medo da zebra, mostrando seu poder de tomada de decisões e frieza em momentos de tensão na corrida.

Em diversas ocasiões, consegue as ultrapassagens não só na velocidade, mas sim nas movimentações de curva. Enquanto seus adversários costumam buscar os traçados mais simples da pista, Alonso mostra talento para aproveitar melhor as nuances do circuito ao seu favor. Dessa forma, mesmo ainda muito jovem, David mostra muita consistência, ficando sem pontuar em apenas três ocasiões da temporada – uma a menos que Sasaki.

Publicidade

Veja também:

Esperança de novos talentos da MotoGP na América do Sul?

Mesmo com nacionalidade espanhola, David Alonso surge como mais uma luz no fim do túnel para o sucesso de pilotos sul-americanos na MotoGP, assim como o brasileiro Diogo Moreira vem fazendo. Apesar de ser cedo para afirmar que ambos os pilotos terão condições de um dia chegar na MotoGP, isso já representa um processo de quebra dessa hegemonia de europeus na categoria, principalmente entre espanhóis e italianos.

Publicidade

Por fim, David Alonso será mais um nome para observar de perto em 2024 e possivelmente um sério postulante ao título da Moto3. Conforme os anos avançam, a MotoGP já começa a dar sinais de uma mudança de ciclos. Algo comum em todos os esportes, mas principalmente na motovelocidade. Assim como Rossi passou o bastão para Marc Márquez e o espanhol agora vê Bagnaia se destacar, ninguém jamais pode tirar os olhos do retrovisor.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.