Publicidade

Um exemplo de perfeição. Assim pode ser definida a irretocável corrida feita por Jorge Lorenzo neste domingo no Grande Prêmio da França, no circuito de Le Mans. Lorenzo, depois de fazer a pole position, largou na frente e liderou até o final da prova, cruzando a linha de chegada com mais de 10 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipe Valentino Rossi. Em terceiro chegou Maverick Viñales que levou o Team Suzuki Ecstar pela primeira vez ao pódio após seu retorno à MotoGP™. Foi o primeiro pódio da Suzuki desde 2008.

A corrida de Jorge Lorenzo em Le Mans foi um verdadeiro passeio sobre os adversários

A corrida de Jorge Lorenzo em Le Mans foi um verdadeiro passeio sobre os adversários

Ao final da primeira volta a vantagem do Lorenzo já era de meio segundo sobre Dovizioso e Iannone que vinham logo atrás. Rossi começava então sua reação após ter largado em um decepcionante sétimo lugar no grid. A partir da quarta volta Rossi começou a melhorar seu ritmo, chegando a rodar meio segundo mais rápido que seu rival Marc Márquez que estava à sua frente. Iannone também começava a fazer progressos significativos sobre seu companheiro de equipe, entretanto seus esforços foram por água abaixo quando caiu na sétima volta.

As quedas não terminaram por aí. Foram ao chão também Cal Crutchlow (LCR Honda), que sofreu seu quarto acidente neste ano. Uma volta mais tarde, o companheiro de satélite Honda Tito Rabat (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) saiu na curva 6. Na volta 16 foi a vez de Marc Márquez cair simultaneamente com Andrea Dovizioso. Ambos perderam a frente da moto de forma sincronizadamente estranha, sem se tocarem

Publicidade

Logo_MotoGP_300x225Com essa vitória Lorenzo assume a liderança do campeonato, com 5 pontos de vantagem para Márquez e 12 sobre seu companheiro de equipe Rossi.

Agora o Campeonato do Mundo de MotoGP ™ segue para Mugello, a casa de Rossi, pista de costumeiras vitórias de Lorenzo nos últimos anos. Mais uma vez parece que vai ser um fim de semana emocionante nas colinas da Toscana.

Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), apesar de se esforçar, não foi capaz de diminuir a diferença para Viñales, conseguindo apenas a quarta colocação. Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3), Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar), Danilo Petrucci (Octo Pramac Yakhnich), Hector Barbera (Avintia Racing), Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini) e Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini) completaram o top ten. Dos 21 pilotos no grid, apenas 13 terminaram a prova.

Resultado da corrida – MotoGP™

MotoGP_corrida_08_05

Publicidade

Situação do campeonato de MotoGP™ após 5 etapas

MotoGP_campeonato_07_05

Sobre o circuito de Le Mans

LeMans_circuito_08_05Construído em 1965 ao redor da pista onde eram disputadas a 24 horas de Le Mans, o circuito de corrida de Le Mans Bugatti Grand Prix encontra-se 5 km ao sul da cidade de Le Mans e 200 km a sudoeste de Paris. O local já recebe grandes prêmios desde o final dos anos sessenta , mas um grave acidente com piloto espanhol Alberto Puig em 1995 fez com que a pista fosse excluida do calendário até o ano 2000, depois de rigorosas melhorias de segurança.

Le Mans é uma pista travada, dominada por curvas fechadas que colocam à prova os freios, exigindo frenagens tardias – ou “dentro das curvas” – e acelerações fortes para retomada de velocidade. Com capacidade para acomodar confortavelmente até 100.000 espectadores , o circuito Bugatti também recebe corridas de caminhões 24 horas, a GP2,  Campeonato FIA , Francês de Touring Car e corridas de GT .

Banner GP Dorna

Publicidade
Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.