Publicidade

Um novo motor de dois cilindros – Turbo-Twin – foi patenteado pela BMW. A novidade pode seguir a tendência do “downsizing”, muito visto em carros no Brasil e no mundo. Confira quais modelos podem nascer com esse novo propulsor!

Novas motos BMW turbinadas

Em abril, a BMW publicou um pedido de patente para um novo motor de dois cilindros em linha. Trata-se de um twin de rotação contrária, com um layout compacto e nada menos que um turbocompressor adicionado na saída de gás do escape.

BMW-S-1000-RR-2023-4

Muito provavelmente o turbo venha para as motos BMW visando economia no consumo de combustível

 

Publicidade

A novidade do turbo BMW pode ser referida a tendência do “downsizing” dos motores, muito visto atualmente nos carros. No entanto, ainda não se sabe se de fato a novidade vem para reduzir a cilindrada e o consumo de combustível ou vai pretender aumentar o desempenho, como era a aplicação comum no passado…

Veja também:

Quais motos BMW podem receber a novidade?

O pedido de patente da BMW ainda não contém nenhuma informação sobre a capacidade cúbica e o desempenho do novo bicilíndrico. Até agora, a cada estreia de um motor da BWM a unidade sempre foi maior que sua antecessora.

Assim, modelos como a F 900 seriam logicamente seguidos pelos modelos F 950. Mas se um turbo de tamanho reduzido entrar em ação – economizando combustível em vez de consumir muita gasolina – a novidade poderia dar luz a uma F 750, F 600 ou mesmo F 500.

Publicidade
01-bmw-f-900-r-2022-estudio-sport

BMW 900R como motor bicilíndrico foi lançada recentemente no Brasil, poderia o modelo ganhar um turbo no futuro? Resposta é sim, mas não se sabe se nasceria uma 850 ou 950cc

E, claro, uma novidade não exclui outra – assim, uma extensão da gama de modelos faria ainda mais sentido, com um próximo motor 950 também. No entanto, ainda há muitas perguntas sem respostas, como o referido deslocamento e desempenho do novo motor!

Também ainda não está claro quando e onde esses gêmeos BMW poderiam ser produzidos, se na sede na Alemanha ou em parceiros localizados na Índia, como a TVS.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]