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Está quase pronta a moto de estrada mais rápida do mundo em aceleração e velocidade. Trata-se da MTT Y2K 420R, o prometido próximo lançamento da empresa norte-americana Marine Turbine Tecnologies Inc (MTT), especializada em turbinas para helicópteros que desde o ano de 2000 se aventura a adaptar com sucesso, turbinas em motocicletas, obtendo inclusive a homologação para transitar em rodovias.

Seu primeiro modelo foi a a MTT Y2K SUPERBIKE™, movida por uma turbina a gás que oferecia incríveis 320 HP a 52.000 rpm e 425-ft/lbs de torque no dinamômetro. Essa moto foi levada ao recorde de 227 mph, ou 365,32 km/h. Trata-se uma turbina de helicóptero acoplada em uma caixa de duas velocidades que por sua vez aciona o eixo de um sistema de transmissão final por corrente.

MTT Y2K SUPERBIKE™, com turbina de 320 HP

MTT Y2K SUPERBIKE™, com turbina de 320 HP

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A atual evolução do modelo original é a MTT Y2K STREETFIGHTER™, que tem todas as características da SUPERBIKE™, só que com o braço oscilante mais longo e equipada com pneu traseiro Pirelli Diablo® 240, aumento da capacidade de combustível e sistema de refrigeração melhorado. A MTT Y2K STREETFIGHTER™ vem equipada com uma turbina Rolls-Royce Allison de 320 HP, com a opção de atualização para 420 HP, com aproximadamente 500-ft/lbs de torque, levando o bólido à velocidade de 402 km/h.

MTT Y2K STREETFIGHTER™, com turbina de 320 HP

MTT Y2K STREETFIGHTER™, com turbina de 320 HP

Utilizando o que existe de mais recente em tecnologia de engenharia, a moto possui carenagens de fibra de carbono, quadro tubular de alumínio contendo fluidos de transmissão da moto e tanque de reserva, ignição informatizado e muito mais. A produção se limita a apenas cinco unidades por ano o que a torna um veículo exclusivíssimo.

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A MTT Y2K 420R deve ser apresentada até o final de 2013

A MTT Y2K 420R deve ser apresentada até o final de 2013

 

A MTT acena que até o final de 2013 deverá lançar um novo modelo, a MTT Y2K 420R, que já virá de série com uma turbina Rolls-Royce a gás de 420 HP, braços oscilantes traseiros mais longos, quadro esticado, caixa de transmissão automática, novos freios e novas rodas. Atualmente o modelo encontra-se em fase de testes finais em túneis de vento no Reino Unido e já se projeta uma velocidade final de 273 mp/h (439,35 km/h).

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Toda essa tecnologia tem preço; considerando que a versão atual custa U$ 150.000, a nova MTT Y2K 420R não deverá custar menos que U$ 200.ooo.

Alguns detalhes das MTT Y2K:

O motor é "aninhado" no chassi

O motor é "aninhado" no chassi

A traseira apresenta um braço longo para evitar que a moto empine nas violentas arrancadas

A traseira apresenta um braço longo para evitar que a moto empine nas violentas arrancadas

Potência de sobra nas MTT Y2K

Potência de sobra nas MTT Y2K