Publicidade

Faltando poucos dias para a etapa do etapa brasileira do Night of the Jumps – Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle em Caraguatatuba (SP) – 6 e 7 de novembro -, tranquilidade é o estado de Marcelo Simões. Campeão no Best Whip do Freestyle Motocross das Nações, o piloto não sente o peso do melhor resultado do FMX brasileiro. Tranquilidade fundamental para boas apresentações no evento.

Marcelo Simões espera bons resultados na etapa brasileira do Mundial de FMX

Marcelo Simões espera bons resultados na etapa brasileira do Mundial de FMX – foto: Nilo Pavarini

Simões aumentou o volume de treinos visando o Mundial. E vai disputar duas modalidades: Freestyle e Best Whip. Na sexta-feira (6), participará da classificatória entre doze pilotos brasileiros, que garante quatro vagas na fase principal do Freestyle. No sábado (7), competirá no Best Whip. Prova para a qual definiu seu maior objetivo: chegar ao pódio.

Apesar da tranquilidade antes da ação, engana-se quem pensa que a fase preparatória transcorreu sem dificuldades. Ventos, falta de parceiros para treinar e até uma queda perturbaram a preparação de Simões. “Os treinos nunca acontecem conforme previsto. O vento aqui no interior (Tupã-SP) atrapalhou muito. Às vezes, conseguia treinar apenas no final da tarde”, explica Simões.

Publicidade

Outra barreira foi a falta de companheiros para treinar. Fundamental para garantir segurança, acentuar o ritmo e acompanhar o desenvolvimento da preparação. E para completar, um tombo, treinando, há uma semana.Embora tenha enfrentado tais contratempos, Simões se diz “contente com os treinos”, e se mostra empolgado para a competição: “Estou esperando a hora para ‘andar’. Sei que vou me divertir muito, e aproveitar ao máximo a oportunidade”.

E chegada a hora, o plano é “entrar na pista, sentir a vibração, e se adaptar”. Por sinal, adaptação ao ambiente e capacidade para superar adversidades em momentos decisivos são traços marcantes de Simões. Vale lembrar: quando venceu o Best Whip realizado no FMX das Nações em 2014, Simões pilotou com o acelerador quebrado após uma queda. Portanto, historicamente, percalços se transformam em indicadores positivos para Marcelo Simões.

Fred Kyrillos, Gilmar Flores, o “Joaninha” e Robertt Fire também encaram a seletiva para pilotos da casa na sexta-feira. Doze atletas participam desta disputa e apenas quatro garantem vagas para o evento principal, junto aos dez estrangeiros melhores ranqueados, no sábado.

A expectativa de Kurillos é excelente. “Competi duas provas do Night of The Jumps. O campeonato foi minha primeira experiência internacional, com nomes de peso ao meu lado. Eu já enfrentei a maioria deles, tenho treinado muito e acredito que posso levar o Brasil ao top cinco”, afirma.

Publicidade

Programação Mundial de Freestyle Motocross

Data: 6/11 – sexta-feira
– 19h30 – Classificatória Pilotos Brasileiros

Data: 7/11 – sábado
– 19h15 – Classificatória Freestyle
– 20h25 – Lifeproof Best Whip
– 21h00 – Maxxis Highest Air
– 21h25 – Final Freestyle

Separador_motos

Publicidade