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Enfim, a BMW lançou inédita e aguardada R 1300 GS. O modelo chega como a sucessora da aventureira mais vendida do mundo, a R 1250 GS, com novo motor boxer, mais eletrônica e peso reduzido. Seria ela a melhor big trail do mercado, a aventureira definitiva? Confira tudo que traz a novidade que vem ao Brasil.

Nova BMW R 1300 GS

Segundo a marca, a nova R 1300 GS ganhou um design “quase completamente novo”. O destaque fica por conta do visual dos novos faróis “LED Matrix”, com os indicadores de seta integrados nos protetores de mão.

Destaque da nova BMW R 1300 GS é o farol de LED chamado de “Matrix”

Essa novidade chega com o Headlight Pro como equipamento opcional. Uma função que move o foco do farol full-LED padrão, que se adapta durante uma curva de acordo com a inclinação da moto.

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No entanto, apesar do visual remodelado, a peça central da moto segue sendo o motor boxer de dois cilindros. O propulsor ganhou novo design, mais compacto, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando.

 

Com exatamente 1.300 cc, o motor agora produz uma potência de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 14.9 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série! Para comparação, na GS 1250 eram 136 cv e 14,5 kgf.m.

A nova BMW R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem (em vez de três): “Rain” “Road”, “Eco” e o modo adicional “Enduro”, que permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para uso off-road.

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Modelo de entrada chega apenas na cor Lightwhite (branco)

Suspensões e peso

Para o sub-chassi traseiro, a estrutura tubular de aço anterior da 1250 GS foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A moto teve uma redução de peso de 12 kg em comparação ao modelo anterior, apresentando agora 237 kg em ordem de marcha.

GS Trophy ganha acabamento básico “Racing Blue” metálico (azul)

A suspensão dianteira é a EVO Telelever, com elemento flexível, junto da traseira EVO Paralever. Ambas foram revisadas para maior precisão e estabilidade de pilotagem.

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O conjunto também ganha o opcional do novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica DAS (Dynamic Suspension Adjustment). Um equipamento com adaptação dinâmica de amortecimento e taxa de retorno, assim como compensação de carga.

Versão TripleBlack também segue em linha na nova GS

E em conjunto com o DAS, mais dois itens adicionais de equipamento estarão disponíveis para a suspensão da nova BMW R 1300 GS. As novidades são o novo controle adaptativo de altura e a suspensão esportiva.

 

Versões da BMW R 1300 GS

O modelo chega na sua versão de entrada, juntamente com as versões Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana. Por enquanto, nada da tradicional GS Adventure ou da aguardada Série M.

A versão básica da nova BMW R 1300 GS tem a opção de cor “Lightwhite” (branco). Já a TripleBlack, uma variação do modelo do GS que é popular há muitos anos, segue em linha. Neste esquema de cores, a nova BMW R 1300 GS apresenta superfícies exclusivas. E a GS Trophy ganha acabamento básico “Racing Blue” metálico (azul).

719 Tramuntana se destaca como a versão topo de linha, com rodas raiadas e demais acessórios

E finalmente, a nova BMW R 1300 GS 719 Tramuntana combina rodas de raios cruzados em dourado, com uma pintura em Verde Aurelius metalizado – além de sofisticadas peças em alumínio fresado.

 

Quanto custa a nova GS 1300

Na Alemanha, a novidade parte dos 19.100 euros, cerca de R$ 102 mil em conversão direta, logo acima do valor da antiga 1250 GS. A nova big trail ainda não teve data divulgada para lançamento no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]