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O lançamento da GS 1300 sacudiu o universo do motociclismo na última semana. A novidade chega para substituir a BMW R 1250 GS, big trail mais vendida do mundo, estabelecendo novos parâmetros em desempenho, conforto e eletrônica. Mas será suficiente para deixar a principal rival Tiger 1200 na poeira? Compare BMW e Triumph.

BMW GS 1300 ou Tiger 1200?

Começamos esse breve comparativo pelo motor. Com exatamente 1.300 cc, a nova 1300 GS agora produz uma potência de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 14.9 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série! Para comparação, na GS 1250 eram 136 cv e 14,5 kgf.m.

nova gs 1300

Nova BMW 1300 GS ganhou mais potência, mas ainda ficou para trás da Tiger 1200. No entanto, moto alemã ganha no torque

No entanto, número de cilindradas não é “documento”. Prova disso é que a família Tiger 1200, mesmo com um tricilíndrico em linha de ‘apenas’ 1.160 cc entrega de 150 cv a 9.000 rpm. Contudo, o torque máximo é menor que o da BMW, com 13,2 kgf.m a 7.000 rpm. Em ambas, a transmissão final é por eixo cardã.

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Eletrônica

A GS 1300 tem suspensão eletrônica (DSA), um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado. Além disso, tem radar com Cruise Control Ativo, com Alerta de Colisão Frontal e Alerta de Mudança de Faixa.

Além disso, a nova GS possui quatro modos de pilotagem (em vez de três): “Rain” “Road”, “Eco” e o modo adicional “Enduro”, que permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para uso off-road.

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Tiger 1200 trouxe novidades como o sistema de radar de ponto cego, item adotado agora pela BMW

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Por sua vez, as Triumph Tiger 1200 tem 5 modos de pilotagem. O modo de pilotagem Off-Road Pro é um extra exclusivo para os modelos Rally Pro e Rally Explorer. O pacote de eletrônica inclui ainda o sistema hill-hold e quickshifter padrão, não disponível apenas na moto de entrada GT.

Contudo, os modelos Tiger Explorer (GT e Rally) vêm equipados também com radar de ponto cego. Por fim, recentemente, a linha 1200 recebeu a atualização da suspensão semiativa da Showa.

gs 1300 topo de linha

Enquanto o mundo aguarda a nova GS 1300 Adventure, a versão “Option 719 Tramuntana” segue como GS 1300 topo de linha

Peso

Para o sub-chassi traseiro, a estrutura tubular de aço anterior da 1250 GS foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido na 1300. Com essas e demais novidades, a moto teve uma redução de peso de 12 kg em comparação ao modelo anterior, apresentando 237 kg em ordem de marcha.

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Do outro lado, desde que foi lançada, a Tiger 1200 também conta com um novo chassi, mais leve e que inclui uma estrutura de alumínio. Nele está fixada outra atualização, o braço oscilante ‘tri-link’ com menos peso e mais forte. Com isso, esse novo conjunto de frame é 5,4 kg mais leve que o modelo da geração anterior. Contudo, a moto tem 255 kg em ordem de marcha.

Mesmo mais pesada, Tiger 1200 Explorer é a máquina que a BMW ainda não tem: aro dianteiro 21 e muitos acessórios voltados ao off-road

Veja também:

GS 1300 e Tiger 1200: versões e preços

A nova 1300 GS foi apresentada nas versões Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana, além da básica de entrada apenas na cor branca (Lightwhite). Na Alemanha, a novidade parte dos 19.100 euros, cerca de R$ 102 mil em conversão direta, configurando um pequeno aumento de preço em relação à antiga 1250. Para o Brasil, o modelo ainda não teve preço e data de lançamento divulgadas.

BMW R 1300 GS deve vir ao Brasil já em 2024, mas preço ainda não foi revelado. Enquanto isso, a Tiger 1200 varia de R$ 106.990 a R$ 121.490

Há mais tempo no mercado, a linha Triumph Tiger 1200 foi lançada em duas gamas distintas. A GT é voltada à estrada, incluindo modelos como 1200 GT, GT Explorer e GT PRO. Enquanto a série Tiger 1200 Rally tem maior vocação ao off-road, com modelos como 1200 Rally Explorer e Rally PRO. No Brasil, o preço da linha Tiger parte dos R$ 106.990 no modelo Rally PRO e chega aos R$ 121.490 da Rally Explorer.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]