A nova CB 300 segue dando o que falar! A Honda apresentou a 300F no fim do ano passado, revelou seu preço a algumas semanas e muitos estão se perguntando se o modelo é melhor que a antiga CB 300R, vendida entre 2009 e 2015. Isso porque, apesar de serem motos totalmente diferentes, têm praticamente o mesmo nome e atuam no mesmo segmento! Então, qual seria a soberana? Confira.
Nova CB 300 Twister é melhor que a CB 300R?
A nova Honda CB 300 F Twister está chegando agora às lojas, neste início de 2023. O modelo é a evolução da conhecida CB 250 F Twister, que chegou ao mercado ainda em 2015 – para substituir a CB 300R, inclusive. Resumidademente, o modelo traz um novo visual, inédito pacote de itens de série e não abre mão do nome Twister.
Enquanto isso, a antiga CB 300R foi lançada em 2009, para substituir a antiga CBX 250 Twister. Como destaque, na época a 300R trazia maior potência e visual inspirado na segunda geração da CB 600F Hornet.
Antiga ou nova CB 300: qual a mais potente?
A Honda CB 300 F Twister é movida por um motor monocilíndrico de 293,5 cm³. Um propulsor flex que entrega potência de 24,5 cv a 7.500 rpm e torque de 2,61 kgf.m a 5.500 rpm rodando com gasolina e 24,7 cv / 2,6 kgfm no etanol – na mesma faixa de rotação e com câmbio de 6 marchas.
Porém, a antiga CB 300R tinha cavalaria maior. Movida por um motor monocilíndrico de 291,6 cm³, a moto flex entregava potência de 26,5 cv a 7.500 rpm e o torque 2,82 kgfm a 6.500 rpm com gasolina e 26,73cv / 2,86 kgfm com etanol. Porém, era um pouco mais pesada (148 kg contra 139 kg na nova 300F) e tinha apenas 5 marchas…
Além disso, a nova Twister promete mais economia. Segundo dados de homologação, a moto faz médias de 39,7 km por litro. Enquanto isso, em nosso último teste (2012), a CB 300R fez ‘apenas’ 24,3 km/litro.
Falando ainda em motorização, o assunto é polêmico quando fala-se da antiga CB 300R. Devido a problemas relacionados ao superaquecimento e trinca do cabeçote, a Honda precisou atualizar o propulsor em 2015. No entanto, a moto foi aposentada com o lançamento da CB 250 F Twister no mesmo ano. Então, o motor repaginado segue vivo apenas na XRE 300.
Visual de moto grande!
Como já mencionado, a CB 300R lembrava as CB 600F Hornet e CB 1000R da época. Some isso ao fato da relativa boa potência do modelo, com isso não é surpresa que a moto siga tendo um grupo de admiradores até hoje.
Já a CB 300F tem a atual identidade visual da Honda – a mesma das CB 500F e CB 750 Hornet. No entanto, a nova Twister é muito superior no quesito tecnologia. Tem painel digital completo com computador de bordo, tomada USB e iluminação full-LED. Nada disso tinha na antiga 300R.
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A antiga CB 300R foi sucesso?
Quando se fala na antiga CB 300R, a moto desperta sentimentos distintos, uma relação de amor e ódio, dependendo com quem você conversa. A moto ficou nas lojas apenas 7 anos e vendeu (muito) menos que a antecessora CBX 250 Twister: 347 mil unidades contra 459 mil.
Grande parte disso se deve ao fato do problema na motorização. Atualmente, a questão ‘problemática’ das antigas unidades já é bem conhecida, e existem inúmeras mecânicas com receitas que podem realizar o reparo ou atuar para prevenir uma quebra prematura.
Preço: quanto custam a antiga e a nova CB 300?
A nova CB 300 Twister chegou com preço sugerido muito competitivo: R$ 18.900 na versão de entrada CBS e R$ 19.800 na ABS, basicamente o que já era cobrado pela antecessora CB 250F Twister, muito mais simples. Porém, nas lojas há uma grande variação nos preços.
Em algumas cidades, a nova Twister custa basicamente o m valor sugerido pela marca. Já em outras, a versão ABS pode passar de surreais R$ 30 mil. O valor médio de mercado deve ser aferido pela FIPE apenas nas próxiams semanas.
Enquanto isso, a CB 300R segue dividindo opiniões no mercado de usadas. Com fãs e haters, a Honda custa aproximadamente R$ 13.729, no modelo 2015. Quando saiu de linha, tinha preço sugerido de R$ 13.840, na versão com ABS. Na época, o salário mínimo era de ‘apenas’ R$ 788.