Publicidade

A nova CB 300 segue dando o que falar! A Honda apresentou a 300F no fim do ano passado, revelou seu preço a algumas semanas e muitos estão se perguntando se o modelo é melhor que a antiga CB 300R, vendida entre 2009 e 2015. Isso porque, apesar de serem motos totalmente diferentes, têm praticamente o mesmo nome e atuam no mesmo segmento! Então, qual seria a soberana? Confira.

Nova CB 300 Twister é melhor que a CB 300R?

A nova Honda CB 300 F Twister está chegando agora às lojas, neste início de 2023. O modelo é a evolução da conhecida CB 250 F Twister, que chegou ao mercado ainda em 2015 – para substituir a CB 300R, inclusive. Resumidademente, o modelo traz um novo visual, inédito pacote de itens de série e não abre mão do nome Twister.

nova CB 300 F Twister dourada

Nova Honda CB 300 F Twister é bem-equipada e promete economia, mas ainda pode ficar atrás da antiga 300R em alguns quesitos

Enquanto isso, a antiga CB 300R foi lançada em 2009, para substituir a antiga CBX 250 Twister. Como destaque, na época a 300R trazia maior potência e visual inspirado na segunda geração da CB 600F Hornet.

Publicidade

Antiga ou nova CB 300: qual a mais potente?

A Honda CB 300 F Twister é movida por um motor monocilíndrico de 293,5 cm³. Um propulsor flex que entrega potência de 24,5 cv a 7.500 rpm e torque de 2,61 kgf.m a 5.500 rpm rodando com gasolina e 24,7 cv / 2,6 kgfm no etanol – na mesma faixa de rotação e com câmbio de 6 marchas.

Nova Honda CB 300 Flex

Com 26,5 cv, antiga CB 300 R entregava mais potência do que a nova 300F Twister

Porém, a antiga CB 300R tinha cavalaria maior. Movida por um motor monocilíndrico de 291,6 cm³, a moto flex entregava potência de 26,5 cv a 7.500 rpm e o torque 2,82 kgfm a 6.500 rpm com gasolina e 26,73cv / 2,86 kgfm com etanol. Porém, era um pouco mais pesada (148 kg contra 139 kg na nova 300F) e tinha apenas 5 marchas…

Além disso, a nova Twister promete mais economia. Segundo dados de homologação, a moto faz médias de 39,7 km por litro. Enquanto isso, em nosso último teste (2012), a CB 300R fez ‘apenas’ 24,3 km/litro.

Publicidade

‘- Mas e o cabeçote?’ Problemas de motorização encurtaram a vida da CB 300R, aposentada apenas 7 após o lançamento

Falando ainda em motorização, o assunto é polêmico quando fala-se da antiga CB 300R. Devido a problemas relacionados ao superaquecimento e trinca do cabeçote, a Honda precisou atualizar o propulsor em 2015. No entanto, a moto foi aposentada com o lançamento da CB 250 F Twister no mesmo ano. Então, o motor repaginado segue vivo apenas na XRE 300.

 

Visual de moto grande!

Como já mencionado, a CB 300R lembrava as CB 600F Hornet e CB 1000R da época. Some isso ao fato da relativa boa potência do modelo, com isso não é surpresa que a moto siga tendo um grupo de admiradores até hoje.

Publicidade
nova cb 300 f twister (4)

CB 300F tem visual inspirado nas atuais CB 500F e CB 750 Hornet. Já a antiga CB 300R lembrava as CB 600F Hornet e CB 1000R da época

Já a CB 300F tem a atual identidade visual da Honda – a mesma das CB 500F e CB 750 Hornet. No entanto, a nova Twister é muito superior no quesito tecnologia. Tem painel digital completo com computador de bordo, tomada USB e iluminação full-LED. Nada disso tinha na antiga 300R.

Veja também:

A antiga CB 300R foi sucesso?

Quando se fala na antiga CB 300R, a moto desperta sentimentos distintos, uma relação de amor e ódio, dependendo com quem você conversa. A moto ficou nas lojas apenas 7 anos e vendeu (muito) menos que a antecessora CBX 250 Twister: 347 mil unidades contra 459 mil.

Mesmo à venda durante o boom do mercado de motos brasileiro (meados de 2011) a CB 300R vendeu menos que sua antecessora. Muito menos. Mais de 100 mil unidades de diferença

Grande parte disso se deve ao fato do problema na motorização. Atualmente, a questão ‘problemática’ das antigas unidades já é bem conhecida, e existem inúmeras mecânicas com receitas que podem realizar o reparo ou atuar para prevenir uma quebra prematura.

 

Preço: quanto custam a antiga e a nova CB 300?

A nova CB 300 Twister chegou com preço sugerido muito competitivo: R$ 18.900 na versão de entrada CBS e R$ 19.800 na ABS, basicamente o que já era cobrado pela antecessora CB 250F Twister, muito mais simples. Porém, nas lojas há uma grande variação nos preços.

nova cb 300 twister é boa

Nova CB 300F tem visual agressivo, embregem assistida e deslizante, painel completo, tomada USB e muito mais

Em algumas cidades, a nova Twister custa basicamente o m valor sugerido pela marca. Já em outras, a versão ABS pode passar de surreais R$ 30 mil. O valor médio de mercado deve ser aferido pela FIPE apenas nas próxiams semanas.

Enquanto isso, a CB 300R segue dividindo opiniões no mercado de usadas. Com fãs e haters, a Honda custa aproximadamente R$ 13.729, no modelo 2015. Quando saiu de linha, tinha preço sugerido de R$ 13.840, na versão com ABS. Na época, o salário mínimo era de ‘apenas’ R$ 788.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]