Publicidade

A big trail BMW R 1250 GS é a aventureira mais vendida do mundo, sucesso absoluto nos mercados mais importantes do planeta – o que inclui o Brasil, claro. E agora o modelo entrou em nova campanha de recall no exterior. Cerca de 200 mil motos deverão ser levadas às oficinas e em alguns países, como os Estados Unidos, as vendas foram interrompidas.

BMW R 1250 GS em recall no exterior

A BMW da América do Norte anunciou um recall de segurança para todas as motocicletas R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e R 1250 RTP, fabricadas de 2019 a 2023. O motivo é devido ao risco potencial de quebra do eixo de entrada da caixa de câmbio.

1250 gs terá recall

Possível falha na caixa de câmbio deve levar mais de 200 mil unidades da BMW 1250 GS à oficina

Em certas condições, o eixo de entrada da caixa de engrenagens pode ficar sobrecarregado, causando sua quebra. Isso pode, por sua vez, bloquear a roda traseira, aumentando o risco de acidentes.

Publicidade

Segundo a autoridade norte americana de segurança rodoviária National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) só nos Estados Unidos 18.489 motos participarão do recall, ou seja, 100% das motos comercializadas. Esse número passa das 200 mil unidades considerando todos os demais países. Nos EUA, o recall para as BMW 1250 GS foi comunicado em 18 de janeiro de 2023.

Problema relatado em 2020

A cronologia desse recall da BMW começou em outubro de 2020. Na época, um proprietário da big trail GS reclamou de um eixo de entrada da caixa de câmbio quebrado, que bloqueou a roda traseira.

Dois outros incidentes semelhantes ocorreram não muito tempo depois. Mas embora a BMW tenha iniciado a investigação após o primeiro relato, não conseguiu identificar a causa naquele momento.

No ano passado, outras ocorrências semelhantes foram relatadas no exterior – incluindo duas que envolveram acidentes (uma com lesão, outra sem). Desta vez, a BMW intensificou sua análise do problema e acabou determinando emitir um recall.

Publicidade

Big trail R 1250 GS é o maior sucesso da história da BMW. Só no ano passado foram emplacadas quase 60 mil motos. No Brasil, modelo custa de R$ 94.500 a R$ 131.500

Veja também:

BMW 1250 GS tem vendas interrompidas nos EUA

Nos EUA, os proprietários estão sendo notificados do recall. A solução envolve uma atualização do software da unidade de controle do motor nas motos afetadas, que será realizada gratuitamente pelas concessionárias.

Em mercados como os EUA, todas as motos vendidas entre 2019 e 2023 irão participar do recall. Aliás, por lá a marca ainda interrompeu as vendas

Publicidade

Enquanto isso, os clientes devem parar de usar as motos e entrar em contato com as autorizadas e solicitar o serviço. A BMW também emitiu um aviso de Stop Sale (parar as vendas) nos revendedores para todas as R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e R 1250 RTP afetadas, de 2019 a 2023.

A lista de modelos afetados pode ser consultada no site oficial da National Highway Traffic Safety Administration. O número da campanha da NHTSA para este recall é 23V-011.

bmw 1250 gs terá recall

A 1250 é um sucesso estrondoso no Brasil, com recorde de vendas e versão exclusiva ao nosso mercado em 2022. Recall também deve atingir as unidades vendidas aqui, mas ainda será confirmado pela marca

 

Brasil também terá recall das BMW 1250 GS (2019 a 2023)?

A BMW do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o recall das 1250 vendidas por aqui, o que deve acontecer em breve. No ano passado houve um episódio similar – quando a marca começou uma ação global para solucionar um problema relacionado ao eixo cardã – e nas semanas seguintes a BMW brasileira também aderiu à iniciativa, algo que pode se repetir agora. Historicamente, a subsidiária nacional participa de todas as ações de segurança realizadas em nível global.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]