A Honda confirmou a aguardada XRE 300 Sahara ontem, 31 de outubro. O modelo ainda não foi apresentado em detalhes, mas as primeiras imagens já revelam muito da aguardada novidade. Veja o que está por chegar nas lojas.

 

Nova XRE 300 tem motor da CB 300 F Twister

Como esperado, a nova Sahara herda o motor da CB 300F Twister, lançada há exatamente um ano. Ou seja, um monocilíndrico de 293 cm³, com arrefecimento a ar e comando de válvulas simples no cabeçote. Por sua vez, deriva do propulsor visto pela primeira vez na CRF 250F.

nova xre 300 sahara
Nova XRE Sahara mantém a identidade visual da antecessora, mas perdeu o bico e ganhou para-brisa. Também recebeu motor da CB 300 e chassi inspirado na CRF 250F

Na street, esse motor gera 24,7 cv de potência e 2,6 kgf.m de torque máximos e trabalha com câmbio de 6 velocidades. Como a proposta da XRE Sahara é diferente, talvez esses números tenham leve variação. Atualmente, a XRE 300 produz 25,4 cv e 2,8 kgf.m, com câmbio de 5 marchas.

 

Eletrônica

A nova XRE 300 Sahara herdará mais da 300F. Como a ‘irmã’ street, terá embreagem assistida e deslizante, iluminação full-LED e tomada USB-C. Também receberá painel totalmente digital com o mesmo layout. Com visual LCD invertido (blackcout), ele tem computador de bordo, relógio e indicador de marcha engatada, além das funções básicas. Não espere por controle de tração ou conectividade com smartphone, por exemplo.

painel da nova xre 300 sahara
Nova Sahara 300 tem o mesmo painel já visto na CB 300F. Da street, também recebeu iluminação full-LED, tomada USB e embreagem assistida e deslizante

 

Visual com DNA da ‘antiga’ XRE

Se você acreditava que a nova Sahara teria visual inspirado na antiga NX 350, errou. Se pensou que herdaria a identidade visual da nova – e volumosa – Transalp 750, errou também. O mesmo aconteceu se esperou que a nova XRE beberia na fonte da agressiva Africa Twin.

diferença antiga e nova xre 300 sahara
Talvez por entender que a XRE 300 é um sucesso, a Honda preferiu manter sua identidade visual na nova geração

O visual da nova XRE 300 Sahara mantém a identidade visual que já conhecíamos do modelo. A maior diferença está na dianteira, sem bico, com pequeno para-brisa e com carenagens maiores no tanque. Já o conceito, a traseira e até detalhes como o paralama dianteiro parecem ter saído da ‘velha’ XRE. O que não está errado, afinal a XRE é líder de vendas há mais de 10 anos com essas linhas. É, apenas, conservador.

 

Chassi baseado na CRF 250F

Já o chassi diverge da CB e remete à CRF 250F. Em tubos de aço e berço semi-duplo, o chassi da nova XRE 300 Sahara parece diretamente inspirado no modelo voltado às trilhas e enduro, prometendo uma experiência distante de como era pilotar a – já antiga – XRE.

detalhes xre 300 sahara 3

As rodas mantêm as mesmas dimensões de 21″ e 18″, mas agora calçam pneus Metzeler Karoo Street. A balança traseira em alumínio, o formato e dimensões dos discos de freio e a suspensão dianteira também parecem herdadas da tradicional XRE 300. Ou seja, nada de suspensão invertida, pneus sem câmara ou outras novidades.

motor xre sahara
Na CB 300F, motor gera 24,7 cv e 2,6 kgf.m de torque. Ficha técnica da Sahara será revelada em novembro

 

XRE 300 Sahara: preço e quando chega nas lojas

A Honda ainda não revelou quanto a nova Sahara 300 irá custar. É possível que essa informação seja divulgada apenas no fim do ano, inclusive, numa estratégia que já vimos na apresentação da CB 300F Twister há exatamente um ano.

Porém, o lançamento oficial da nova XRE acontece em novembro. Na ocasião, serão revelados detalhes do modelo e sua ficha técnica. A data para chegada nas lojas também será revelada em breve.

nova xre 300 sahara 6
O lançamento da XRE 300 Sahara acontece em novembro. Possivelmente, preço será revelado apenas mais tarde, como aconteceu com a CB 300F há um ano

Por enquanto, a ‘antiga’ XRE segue nas lojas. O modelo foi lançado em 2009 e recebeu facelift em 2019, com direito a novo visual, bico menor e luzes em LED. Atualmente, tem preço sugerido de R$ 25.000 na versão de entrada e R$ 25.600 nas Rally e Adventure, mas custa em média R$ 29.781 e R$ 30.490 nas lojas, segundo a tabela Fipe.

Vinheta Instagram 7

Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio