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A Honda confirmou a aguardada XRE 300 Sahara ontem, 31 de outubro. O modelo ainda não foi apresentado em detalhes, mas as primeiras imagens já revelam muito da aguardada novidade. Veja o que está por chegar nas lojas.

 

Nova XRE 300 tem motor da CB 300 F Twister

Como esperado, a nova Sahara herda o motor da CB 300F Twister, lançada há exatamente um ano. Ou seja, um monocilíndrico de 293 cm³, com arrefecimento a ar e comando de válvulas simples no cabeçote. Por sua vez, deriva do propulsor visto pela primeira vez na CRF 250F.

nova xre 300 sahara

Nova XRE Sahara mantém a identidade visual da antecessora, mas perdeu o bico e ganhou para-brisa. Também recebeu motor da CB 300 e chassi inspirado na CRF 250F

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Na street, esse motor gera 24,7 cv de potência e 2,6 kgf.m de torque máximos e trabalha com câmbio de 6 velocidades. Como a proposta da XRE Sahara é diferente, talvez esses números tenham leve variação. Atualmente, a XRE 300 produz 25,4 cv e 2,8 kgf.m, com câmbio de 5 marchas.

 

Eletrônica

A nova XRE 300 Sahara herdará mais da 300F. Como a ‘irmã’ street, terá embreagem assistida e deslizante, iluminação full-LED e tomada USB-C. Também receberá painel totalmente digital com o mesmo layout. Com visual LCD invertido (blackcout), ele tem computador de bordo, relógio e indicador de marcha engatada, além das funções básicas. Não espere por controle de tração ou conectividade com smartphone, por exemplo.

painel da nova xre 300 sahara

Nova Sahara 300 tem o mesmo painel já visto na CB 300F. Da street, também recebeu iluminação full-LED, tomada USB e embreagem assistida e deslizante

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Visual com DNA da ‘antiga’ XRE

Se você acreditava que a nova Sahara teria visual inspirado na antiga NX 350, errou. Se pensou que herdaria a identidade visual da nova – e volumosa – Transalp 750, errou também. O mesmo aconteceu se esperou que a nova XRE beberia na fonte da agressiva Africa Twin.

diferença antiga e nova xre 300 sahara

Talvez por entender que a XRE 300 é um sucesso, a Honda preferiu manter sua identidade visual na nova geração

O visual da nova XRE 300 Sahara mantém a identidade visual que já conhecíamos do modelo. A maior diferença está na dianteira, sem bico, com pequeno para-brisa e com carenagens maiores no tanque. Já o conceito, a traseira e até detalhes como o paralama dianteiro parecem ter saído da ‘velha’ XRE. O que não está errado, afinal a XRE é líder de vendas há mais de 10 anos com essas linhas. É, apenas, conservador.

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Chassi baseado na CRF 250F

Já o chassi diverge da CB e remete à CRF 250F. Em tubos de aço e berço semi-duplo, o chassi da nova XRE 300 Sahara parece diretamente inspirado no modelo voltado às trilhas e enduro, prometendo uma experiência distante de como era pilotar a – já antiga – XRE.

As rodas mantêm as mesmas dimensões de 21″ e 18″, mas agora calçam pneus Metzeler Karoo Street. A balança traseira em alumínio, o formato e dimensões dos discos de freio e a suspensão dianteira também parecem herdadas da tradicional XRE 300. Ou seja, nada de suspensão invertida, pneus sem câmara ou outras novidades.

Na CB 300F, motor gera 24,7 cv e 2,6 kgf.m de torque. Ficha técnica da Sahara será revelada em novembro

 

XRE 300 Sahara: preço e quando chega nas lojas

A Honda ainda não revelou quanto a nova Sahara 300 irá custar. É possível que essa informação seja divulgada apenas no fim do ano, inclusive, numa estratégia que já vimos na apresentação da CB 300F Twister há exatamente um ano.

Porém, o lançamento oficial da nova XRE acontece em novembro. Na ocasião, serão revelados detalhes do modelo e sua ficha técnica. A data para chegada nas lojas também será revelada em breve.

O lançamento da XRE 300 Sahara acontece em novembro. Possivelmente, preço será revelado apenas mais tarde, como aconteceu com a CB 300F há um ano

Por enquanto, a ‘antiga’ XRE segue nas lojas. O modelo foi lançado em 2009 e recebeu facelift em 2019, com direito a novo visual, bico menor e luzes em LED. Atualmente, tem preço sugerido de R$ 25.000 na versão de entrada e R$ 25.600 nas Rally e Adventure, mas custa em média R$ 29.781 e R$ 30.490 nas lojas, segundo a tabela Fipe.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza