Publicidade

A KTM 390 Adventure ganhou novidades para o modelo 2023, no exterior. No entanto, apesar de já ter sido confirmada ao Brasil no passado, o modelo não está presente em nosso mercado. Fato que pode mudar no futuro, com a expansão da marca no país, confira!

Nova KTM 390 Adventure

A família Adventure da KTM vem recebendo atualizações recentes. Em 2021, tanto a 1290 Super Adventure R quanto a 1290 Super Adventure S receberam grandes revisões. A variante S ganhou controle de cruzeiro assistido por radar, enquanto a R, com foco no off-road, se inclinou para as raízes do rali da marca austríaca.

KTM 390 Adventure 2023

Com 44 cv, iluminação full LED, painel TFT, ABS adaptável para curvas e mais, KTM 390 Adventure 2023 ganhou rodas raidas

Mas do que isso, ambas as motocicletas Super ADV começaram a ser vendidas aqui no Brasil. Novidades que vieram fazer companhia para a gama já renovada da 790 Adventure, que também passou a estar presente no nosso mercado.

Publicidade

Ficou apenas faltando a pequena 390 Adventure, que para 2023 ganhou a adição de novas rodas raiadas e versáteis pneus Continental TKC 70 – apostando ainda mais no off-road. Vale lembrar que o modelo chegou a ser confirmado ao Brasil em 2019, mas então a pandemia adiou os planos da marca…

KTM 390 Adventure faz falta no Brasil

Apesar de pequena, a KTM 390 Adventure é recheada de recursos. A moto tem itens como controle de tração, ABS atuante em curvas e modo Off-Road – que permite mais deslizamento da roda traseira. Tudo alternado entre as configurações visualizadas no painel TFT de cinco polegadas.

Ou seja, trata-se de uma moto premium e que faz falta ao catálogo da marca no Brasil. Isso porque, com ‘baixa’ cilindrada e potência de 44 cv e 3,8 kgf.m de torque, o modelo é a porta de entrada para novos motociclistas que estão ingressando no universo trail.

Publicidade

390 ADV poderia ser a porta de entrada para o mundo trail da KTM no Brasil

Vale lembrarq que não se trata de uma moto pequena acessível. Na Europa parte dos 7 mil euros (aproximadamente R$ 38 mil em conversão direta), bem próximo aos 7.300 euros da Honda CB 500X, por exemplo. Ou seja, é um modelo para alimentar os desejos de quem sonha com as grandes 790 e 1290 Adventure.

E uma vez que a KTM não dispõe da 390 ADV por aqui, deixa de lado um potencial público que roda de Kawasaki Versys 300, BMW G 310 GS e até mesmo Honda XRE 300. Uma parcela que mais tarde pode seguir em suas mesmas concessionárias e pularem para as Versys 1000, Africa Twin e a R 1250 GS – a big trail mais vendida do país.

Ou seja, a grande aposta da KTM fica restrita à troca de marcas, do público trail de alta cilindrada. Mas a empresa também pode galgar um novo grupo fiel às motos austríacas, desde a baixa cilindrada. Mas para isso, a 390 ADV deve chegar por aqui. Atualmente, fica apenas a expectativa pela pequena trail no mercado nacional.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]