Publicidade

Uma nova moto Bajaj de 400 cc está chegando às lojas do exterior. O modelo herda alguns componentes da famosa Dominar 400, mas tem pitadas de esportividade, pacote eletrônico inédito e um preço que é difícil de acreditar. Estamos falando da Pulsar NS 400 Z.

 

Moto Bajaj 400: Pulsar e Dominar

A novidade foi apresentada recentemente na Índia, terra natal da Bajaj. Por lá, a NS 400 irá reforçar a família de nakeds e streets esportivas Pulsar, enquanto a D400 seguirá disponível para quem busca algo mais voltado ao turismo. Mas, afinal, o que muda em relação a Dominar 400 tão conhecida dos brasileiros? Veja as 5 principais diferenças.

 

Publicidade
NS 400 é a nova moto bajaj 400 cilindradas

A NS 400 Z é o mais recente lançamento da Bajaj. Usa o mesmo motor de 40 cv da Dominar 400, mas as diferenças (quase) param por aí

1. Proposta

A NS é da família Pulsar, enquanto a D400 é uma Dominar. Na prática, significa que a nova moto Bajaj de 400 cc é uma naked mais voltada à esportividade, apostando em design agressivo e pilotagem emocionante. Já a Dominar 400 é uma naked direcionada ao turismo, que sai de fábrica com uma série de itens pensados para conforto – como protetores de mão e motor, além de apoio lombar ao garupa.

Sucesso no Brasil, a Dominar 400 é uma naked voltada ao turismo – e equipada para tal. Já a nova NS 400 é uma Pulsar, que flerta com a esportividade

 

Publicidade

2. Eletrônica

Se a Dominar é superior nos itens de série, ela fica para trás quando falamos em tecnologia. A nova NS 400 oferece tudo o que a D400 dispõe (como iluminação full LED e ABS nas duas rodas) e muito mais.

painel da nova moto bajaj 400, pulsar

A NS 400 deixa a Dominar 400 para trás no quesito tecnologia. Há modos de pilotagem, controle de tração personalizável, tela colorida e muito mais

Destaque aos 4 modos de pilotagem e ao controle de tração com 3 níveis de atuação. Além disso, há ABS comutável (que pode ser desligado) e sistema de navegação curva a curva. Ainda, conectividade bluetooth, que também permite gerenciar músicas e chamadas. Para fechar, claro, painel colorido.

Publicidade

 

3. Peso

Atualmente, a Bajaj parece incomodada com o peso da Dominar 400 – afinal a naked marca quase 200 kg na balança, sendo uma das motos mais pesadas da categoria. Aliás, a indiana prometeu uma dieta significativa para uma atualização do modelo, que deve ser lançada em breve.

Nova Bajaj 400, NS 400Z promete baixo peso, agilidade e top speed perto dos 160 km/h

Então é claro que a nova NS 400 seria muito mais leve que a ‘irmã’. Na prática, são 19 kg de diferença, com a Pulsar marcando ‘apenas’ 174 kg a seco. Para comparação, é algo bem próximo dos 168 kg da bicilíndrica Yamaha MT 03.

Veja também:

 

4. Visual

As diferenças entre Dominar e NS 400 seguem na estética. A nova 400 segue à risca o design típico das Pulsar menores, podendo até confundir os menos informados. Mas há exclusividades, como o desenho das rodas, farol, grafismos e formato do banco.

É um visual bem diferente da Dominar 400. Voltada ao turismo, a D400 tem linhas menos marcadas e perfil mais encorpado. Um design quase único, próximo apenas ao da Dominar 250 vendida lá fora. E não confunda. As Dominar 160 e Dominar 200 oferecidas no Brasil são, na verdade, as Pulsar 160 e Pulsar 200 indianas renomeadas para ‘Dominar’ com fins de marketing.

 

5. Preço: qual a Bajaj 400 mais barata?

A Bajaj apostou alto em sua nova moto de 400 cc. Inclusive, no preço. O lote promocional de lançamento tem preço sugerido de apenas 185 mil rúpias, praticamente 20% abaixo da Dominar 400 – moto que já é famosa pelo preço atrativo. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 11,4 mil. Por lá, a D400 custa 230 mil rúpias (R$ 14,2 mil), enquanto no Brasil é oferecida por R$ 24.990.

preço da nova bajaj 400

Se a Dominar 400 já é uma moto barata, o preço da NS 400 é quase uma ofensa. Na Índia, modelo custa 20% menos que a D400

 

Nova Bajaj 400 virá ao Brasil?

A Pulsar NS 400 é o mais recente lançamento da Bajaj. E, por isso, está disponível apenas na Índia por enquanto. A marca ainda não revelou quais outros mercados receberão o modelo, mas o Brasil está entre os favoritos da lista, dada a ótima aceitação da ‘irmã’ Dominar 400 por aqui. Assim, também é cedo para falar em valores. Neste momento, o ‘preço oficial’ não é conhecido sequer na Índia, onde a NS ainda é oferecida com valor promocional.

bajaj 400 cc verde

A Dominar 400 é uma moto famosa pelo custo benefício, porém, preço da nova Bajaj NS 400 Z promete ser ainda mais atrativo

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza