A marca Benda apresentou uma novidade ao seu catálogo no mais recente Salão de Motociclismo de Pequim, a Napoleon 450. O modelo é uma nova moto custom chinesa, que apresenta um esquema de cores que já moveu muito o imaginário dos brasileiros. São as cores vistas num clássico carro de F1 de Ayrton Senna!
Nova moto custom chinesa tem cores de F1 de Ayrton Senna
A Benda aposta em modelos de motos custom/cruiser, fabricados na China. Com isso, mesmo que o seu mais recente lançamento se chame “Napoleon”, o modelo não tem uma relação direta com a França. No entanto, a marca de fato está presente no mercado europeu!
No entanto, apesar do visual ousado, o que mais chama atenção no modelo é o esquema de cores escolhido. Colorido com uma combinação de Preto e Dourado, a decoração lembra a icônica pintura do patrocinador John Player Special, vista na F1 pilotada pelo saudoso piloto brasileiro Ayrton Senna.
Sim, o esquema lembra as cores da Lotus 97T do piloto. Nada menos que o carro da primeira vitória de Senna na F1 em 1985. E para quem acha que a pintura na moto chinesa é apenas uma coincidência, basta reparar no contorno dourado na capa do garfo no fundo preto. De fato, as linhas do John Player Special foram a inspiração!
No entanto, o esquema de cores da moto não tem alguma referência oficial ao carro, mesmo que explícita e bela. No restante do conjunto, a nova custom chinesa tem o referido garfo do tipo convencional, abaixo da carenagem, e a traseira ao estilo “hard tail” com amortecedores escondidos.
Veja também:
- Campeão da F1, Verstappen já foi proibido de pilotar motos
- 5 motos que Lewis Hamilton tem na garagem!
- Top5 motos de Sebastian Vettel, no lado de fora da Fórmula 1
Modelo próximo da Vulcan
No que diz respeito ao motor, a empresa chinesa monta na Napoleon um V2 de 448 cc com refrigeração líquida. Um propulsor que entrega 50 cv a 8.500 rpm e um valor máximo de binário de 4.5 kgf.m a 7.000 rpm.
Ou seja, uma moto com resultado de entrega – na ficha técnica – não muito distante de modelos como a 650 Vulcan S. A custom da Kawasaki entrega com seu dois em linha potência máxima de 61 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 6,4 kgf.m a 6.600.
O peso do conjunto da Napoleon também é mais leve e chega a 190 kg, mas não se pode dizer que a chinesa seja uma custom de pequena cilindrada. Enfim, o modelo foi apresentado em maio e deve começar a ser vendido neste mês.
Quanto custa a nova moto custom chinesa
O preço na China ainda não foi anunciado, tampouco quanto ela custará em outros mercados. O modelo deve ser exportado para muitos países, especialmente da Europa, onde também deve ganhar uma versão com potência levemente reduzida para motociclistas com licença A2..