Publicidade

A marca Benda apresentou uma novidade ao seu catálogo no mais recente Salão de Motociclismo de Pequim, a Napoleon 450. O modelo é uma nova moto custom chinesa, que apresenta um esquema de cores que já moveu muito o imaginário dos brasileiros. São as cores vistas num clássico carro de F1 de Ayrton Senna!

Nova moto custom chinesa tem cores de F1 de Ayrton Senna

A Benda aposta em modelos de motos custom/cruiser, fabricados na China. Com isso, mesmo que o seu mais recente lançamento se chame “Napoleon”, o modelo não tem uma relação direta com a França. No entanto, a marca de fato está presente no mercado europeu!

Moto custom chinesa tem cores de F1 de Senna

No entanto, apesar do visual ousado, o que mais chama atenção no modelo é o esquema de cores escolhido. Colorido com uma combinação de Preto e Dourado, a decoração lembra a icônica pintura do patrocinador John Player Special, vista na F1 pilotada pelo saudoso piloto brasileiro Ayrton Senna.

Publicidade

Sim, o esquema lembra as cores da Lotus 97T do piloto. Nada menos que o carro da primeira vitória de Senna na F1 em 1985. E para quem acha que a pintura na moto chinesa é apenas uma coincidência, basta reparar no contorno dourado na capa do garfo no fundo preto. De fato, as linhas do John Player Special foram a inspiração!

 Ayrton Senna

Cores “John Player Special” estavam no carro da primeira vitória de Ayrton Senna, no circuito de Estoril, em Portugal

No entanto, o esquema de cores da moto não tem alguma referência oficial ao carro, mesmo que explícita e bela. No restante do conjunto, a nova custom chinesa tem o referido garfo do tipo convencional, abaixo da carenagem, e a traseira ao estilo “hard tail” com amortecedores escondidos.

Veja também:

Publicidade

Moto conta com garfo do tipo convencional, coberto com carenagens para um drama visual mais destacado

Modelo próximo da Vulcan

No que diz respeito ao motor, a empresa chinesa monta na Napoleon um V2 de 448 cc com refrigeração líquida. Um propulsor que entrega 50 cv a 8.500 rpm e um valor máximo de binário de ​​4.5 kgf.m a 7.000 rpm.

Ou seja, uma moto com resultado de entrega – na ficha técnica – não muito distante de modelos como a 650 Vulcan S. A custom da Kawasaki entrega com seu dois em linha potência máxima de 61 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 6,4 kgf.m a 6.600.

No geral, a moto custom chinesa chega perto da proposta vista na Vulcan S

Publicidade

O peso do conjunto da Napoleon também é mais leve e chega a 190 kg, mas não se pode dizer que a chinesa seja uma custom de pequena cilindrada. Enfim, o modelo foi apresentado em maio e deve começar a ser vendido neste mês.

 

Quanto custa a nova moto custom chinesa

O preço na China ainda não foi anunciado, tampouco quanto ela custará em outros mercados. O modelo deve ser exportado para muitos países, especialmente da Europa, onde também deve ganhar uma versão com potência levemente reduzida para motociclistas com licença A2..

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]