Publicidade

Tal qual a roupa que você está usando neste exato momento, as motos ‘vestem’ os motociclistas através de suas características e medidas. E por isso é natural que um modelo adorado por pilotos de baixa estatura não será confortável para quem tem mais de 1,90 m de altura, por exemplo. Então quais são as melhores motos para pessoas altas?

 

Motos para pessoas altas

Primeiramente, vale lembrar que não existe lei ou regra sobre o assunto. Não há legislação recomendando ou proibindo modelos de motos para pessoas ‘altas ou baixas demais’. Felizmente, todos podem acelerar os modelos que bem entenderem.

motos para pessoas altas - mini gp

Pessoas altas em motos inadequadas ficam desconfortáveis e sofrem com o limite em manobras simples, como esterçar o guidão. É como se tivessem rodando de MiniGP

Publicidade

Assim, a questão se volta ao conforto. Se aos baixinhos as instruções direcionam basicamente à segurança de ter os pés firmemente apoiados no chão (veja dicas aqui), para quem pode trocar a lâmpada de casa sem usar apoios a questão é basicamente conforto. Aos altos, há modelos de motos que são absolutamente desconfortáveis.

 

Escolhendo a moto certa

Em índices que variam alguns centímetros segundo a entidade responsável pela pesquisa ou amostragem, a estatura média do homem brasileiro é de 1,75 m, enquanto da mulher é 1,62 m. Já no Japão, homens costumam ter 1,70 m e mulheres, 1,58 m. Na Europa, médias ficam na casa dos 1,78 m e 1,65 m.

Publicidade
ergonomia em motos para pessoas altas

A questão central é ergonomia. A distância entre o guidão, o banco e as pedaleiras precisa ser confortável

Portanto, é comum que pessoas com altura entre 1,70 e 1,80 m se sintam confortáveis em praticamente todas as motos. Já os mais altos sofrem com dores nas costas, cansaço excessivo dos braços, pernas retraídas demais, joelhos batendo no guidão ou movimentos limitados. Bastam poucos minutos para estar ‘moído’ sobre o banco.

Por isso, a questão central para escolher as melhores motos para pessoas altas o ‘triângulo da ergonomia‘. Formado pelas posições do guidão, banco e pedaleiras, são as distâncias entre esses três pontos que irão determinar o nível de conforto para pessoas altas. Este é o principal indicativo se aquela moto tem ‘postura de pilotagem relaxada’ para indivíduos altos, ou não. Também entram em cena outros fatores, como a altura do solo, claro.

riser de guidão

Acessórios simples podem aumentar o conforto, como alongadores de guidão. Além disso, customizar a posição de itens simples com os pedais de freios e marchas pode gerar uma diferença notável em conforto

Publicidade

Veja também:

 

Motos para pessoas altas: trail

Com grande distância do solo e medidas generosas, é comum que as motos altas sejam mais confortáveis para motociclistas altos. Ou seja, as trail costumam ser as favoritas de quem tem 1,90 m ou mais.

lander é uma das motos para pessoas altas

Alta, com pernas relaxadas e facilmente customizável, a Lander 250 costuma ser uma boa moto para pessoas altas

Para quem busca uma 0km, a Yamaha Lander 250 está entre as opções mais recomendadas. A experiência é beneficiada pelos 27 centímetros que separam o modelo do solo, bem como pelos quase 90 centímetros (875 mm) do banco até o chão. Além disso, tem guidão alto e pedaleiras centralizadas, evitando que o motociclista fique com as pernas recuadas.

 

Big trail para motociclistas altos

Grandes, altas e pesadas, é frequente que as big trail vistam confortavelmente motociclistas altos. Além disso, por questões mercadológicas, os modelos costumam ser projetados para públicos com estatura média mais elevada, como homens que vivam na Europa. Ainda, boa parte das fabricantes mais tradicionais do nicho são europeias, como BMW, Triumph e KTM.

africa twin é boa big trail para pessoas altas

As big trail fazem sucessos entre pilotos altos, garantindo conforto mesmo em longas viagens

Além de opções como GS 1250, Tiger 1200 ou 1290 Adventure, as japonesas também costumam atender bem o público. Um exemplo é a Honda Africa Twin 1100, com generoso espaço para as pernas e posição de pilotagem confortável. Seu banco tem altura regulável e, como padrão, está a bons 870 mm do solo. Já o vão livre é de 25 centímetros.

 

Scooter para pessoas altas

Ok, escolher uma big trail para quem tem pernas compridas é fácil, mas e uma scooter pequena? A categoria costuma castigar os altos, com guidões batendo nos joelhos, pernas retraídas, costas abaixadas e dificuldade para realizar movimentos básicos. Mas nem tudo está perdido.

nmax entre as melhores motos para pessoas altas

Algumas scooter também são boas opções, como a NMax. Tudo bem que o piloto da foto tem ‘apenas’ 1,80m, mas note e grande distância entre os joelhos, mãos e guidão

Entre as scooter preferidas pelos motociclistas altos está a Yamaha NMax 160. O motivo pela escolha é justamente a posição de pilotagem, com o triângulo da ergonomia mais generoso. Além disso, o fato de poder alternar a posição das pernas sobre a plataforma (e até ‘estendê-las’ para a frente) aumenta o conforto e amplia a margem para movimentos.

 

Modelos de entrada

CG ou Bros? Factor ou Crosser? Haojue DK ou NK? Pessoas com estatura acima da média que buscam motocicletas de entrada também têm opções. Geralmente, as motos altas são mais indicadas, justamente pela maior distância do solo, posição das pernas e altura do guidão. Além disso, acessórios podem ser bem-vindos, customizando a posição de pilotagem – deixando o guidão mais alto, por exemplo.

Alta e confortável, a Honda Bros 160 também é uma boa opção entre os modelos de entrada – especialmente se receber um adaptador na mesa do guidão

 

Motos esportivas para pessoas altas

Curiosamente, algumas motos esportivas podem ser surpreendentemente confortáveis para altos. Um exemplo tradicional é a BMW S 1000 RR, graças a sua posição de pilotagem e ergonomia. A experiência ainda pode ser beneficiada por ajustes no semi-guidão ou acessórios, personalizando as medidas para o comprimento dos braços do piloto. Claro que, por se tratar de uma esportiva, o nível de conforto estará abaixo de categorias como as big trail, não sendo o tipo mais indicado para longas viagens.

esportiva s 1000 rr é uma das motos para pessoas altas

Com alguns ajustes, até motos esportivas podem ser surpreendentemente confortáveis para pilotos altos, como a S 1000 RR

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza