Publicidade

A MotoGP vive um processo de expansão pelo mundo. Se antigamente seu calendário era basicamente limitado à Europa, hoje ela tem cronogramas cada vez maiores em números de etadas e regiões onde as provas acontecem. Assim, não é estranho vê-la prestes a chegar a um novo país em 2023.

Agora é a vez da Índia, maior mercado consumidor de motos do mundo. Curiosamente, o Grande Prêmio vai acontecer no autódromo de Buddh, construído para a Fórmula 1 e que nunca recebeu provas relevantes de motovelocidade.

motogp no japao

A MotoGP acabou de realizar a corrida do Japão e tem novidades para a ‘perna asiática’ da próxima temporada. O Mundial vai correr na Índia pela primeira vez, com contrato de 7 anos

MotoGP na Índia em 2023

O continente asiático é um mercado promissor, ainda mais se tratando da Índia, um dos países mais populosos do mundo. Além disso, a MotoGP já está presente em países ‘vizinhos’ como Tailândia, Indonésia e o Japão.

Publicidade

Dessa forma, o palco seria o Circuito Internacional de Buddh, localizado próximo à Nova Déli. O mesmo circuito serviu para receber etapas da Fórmula 1 de 2011 a 2013.

“A Índia é a chave para o nosso esquema de levar o esporte de MotoGP a novas fronteiras. Ao longo da última década, o Campeonato Mundial de Motovelocidade tornou-se cada vez mais forte, graças a um grid competitivo e a um conjunto de regras bem elaborado, uma base de fãs mais ampla na Índia com o Grande Prêmio de Bharat”, afirmou o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta.

Reta principal do circuito de Buddh

Na ocasião, a Fórmula 1 vivia uma boa relação com a Índia, devido ao empresário milionário, Vijay Mallya. O indiano havia comprado uma equipe da categoria, e nomeado de Force Índia. A equipe esteve no grid de 2007 a 2017, quando o empresário a vendeu para o canadense Lawrence Stroll, que permanece até hoje, agora na equipe Aston Martin.

Publicidade

Dessa maneira, a Índia é um país que já teve contato com o automobilismo, dentro e fora das pistas. Assim, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, se reuniu com o ministro-chefe de Uttar Pradesh, Yogi Adityanath, e o ministro do Desenvolvimento Industrial, Nand Gopal, para assinar um memorando de entendimento. Esse contrato firma um acordo de sete anos, começando por 2023.

“A Índia é um país e um mercado enormes e especialmente importante para a indústria de duas rodas e o MotoGP como esporte. O Campeonato tem uma grande base de fãs lá e poder realizar um evento de MotoGP na Índia seria um espetáculo incrível para nossos fãs, ao mesmo tempo, em que nos permitiria continuar a crescer o esporte na região”, disse Ezpeleta.

Circuito da MotoGP na Índia, Buddh

O circuito de Buddh irá sediar pela primeira vez uma corrida de motovelocidade. No entanto, não há informações sobre possíveis adaptações do traçado para as corridas da MotoGP. A princípio, a pista foi projetada especialmente para a Fórmula 1, portanto, alguns setores priorizam características dos carros como retas terminadas em curvas fechadas, além de setores de curvas de baixa.

MotoGP

Publicidade

Por fim, a pista tem 5.125 metros de extensão, com 16 curvas. Nas três ocasiões em que esteve na Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel venceu em todas.

Veja também:

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.