Publicidade

Os pneus são parte importantíssima de uma moto, afinal de contas é a única parte que entra em contato com o solo. É por isso que adotam altos níveis de tecnologia – e alguns padrões.

Com isso, nada melhor do que entender como decifrar os números e letras nos pneus de moto, que identificam os modelos e tamanhos. Sabendo disso, você vai poder comprar aquele modelo novo e também realizar uma troca adequada, sabendo o que está adquirindo.

Descubra o que a descrição do seu pneu representa

Veja também:

Publicidade

Pneus de moto: o que são as letras e números

De modo geral, as letras e números na lateral do pneu das motos aparecem da seguinte forma: 150/60-R17 M/C 66H. Aqui como exemplo, vemos a descrição de um pneu traseiro de uma motocicleta Kawasaki Ninja 400 2022, disponível no Brasil.

Dependendo do modelo de motocicleta ou fabricante, a descrição no manual e ficha técnica pode ser mais simples. Como exemplo a Honda CG 160 Titan, onde o traseiro é um pneu 100/80 -18. Vamos então conferir o que tudo isso significa:

A variedade é grande, saiba o que seu modelo de moto pede!

Decifrando o código

150 – O número descrito no primeiro exemplo representa a largura em milímetros do pneu. Convertido em centímetros são 15 cm, basta inserir uma vírgula após a segunda casa. Nota-se então que o pneu da esportiva é mais largo que os 10 cm da street Honda, no segundo exemplo.

Publicidade

60 – O número seguinte informa sobre a altura dos pneus de moto, em relação à largura dele. Neste caso a altura seria de 60% em relação ao tamanho da largura. No segundo exemplo, seriam então 80%.

R – A letra mostra o tipo de construção interna do pneu, neste caso um Radial, sem câmara. No entanto, também existe a letra B, que indica compostos reforçados. Enquanto isso, o tracinho (-) representaria um pneu de estrutura convencional (diagonal). Cada um tem seu tipo de construção interna e aplicação de uso, variando desde utilização em alta performance até a rodagem no dia a dia.

17 – Esse dígito representa o diâmetro da roda em que o pneu se encaixa, em polegadas. Ou seja, uma roda de aro 17. Mas também poderia ser o aro 18, como no segundo exemplo no começo do texto. O M/C logo atrás, indica que de fato se trata de um composto destinado a motos (MotorCycle).

66 – Já este número da sequência indica a carga em quilos, que é suportada pelo pneu. A letra que vem logo em seguida, H, representa a velocidade máxima recomendada para o composto da moto (210 km/h). Existem várias letras indicando velocidade, e por vezes suas indicações são distintas de carros e motos. Nas duas rodas são:

Publicidade

Q – 160 km/h
R – 170 km/h
S – 180 km/h
T – 190 km/h
H – 210 km/h
V – 240 km/h
W – 270 km/h
(W) – Acima de 270 km/h

Não para por aí – Números e letras nos pneus

Depois de conhecer como identificar os tamanhos e tipos de cada pneu, vamos conferir a data de fabricação. Estamos falando do (DOT) a sigla que indica a data em que o composto saiu da fábrica.

Data da fabricação é indicada em quatro dígitos

Vale destacar que a descrição não obedece o padrão que conhecemos (dia/mês/ano). Tudo que vem marcado são apenas a semana e o ano de fabricação dos pneus. Desta forma, é possível observar quatro dígitos em tamanho pequeno na banda lateral. No exemplo (0720), um pneu fabricado na 7° semana no ano de 2020.

Cada moto tem o seu tipo ideal de pneus, cada troca em relação ao tamanho original modifica diretamente na ciclística e consumo de combustível. Por fim, fique atento ao que o fabricante recomenda e claro, no estado em que se encontra seu composto.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]