Publicidade

A saúde de uma moto não se resume apenas à performance do motor ou eficácia do sistema de freios. Isso porque outro componente crucial é frequentemente negligenciado: os pneus. A calibragem adequada é fundamental para garantir a segurança, a eficiência no consumo de combustível e a longevidade do componente. Veja como cuidar da sua moto.

Calibragem dos pneus da moto

Antes de entrar nos detalhes, é vital compreender a relevância de manter a pressão correta nos pneus. Uma calibragem inadequada pode afetar diretamente a dirigibilidade, tornando a moto menos estável, principalmente em curvas e situações de frenagem. Além disso, pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível e desgastam de maneira irregular e acelerada. Isso significa que, ao negligenciar essa simples tarefa, você pode estar reduzindo a vida útil dos seus pneus e gastando mais com combustível.

calibragem do pneu da moto

Não importa se você não faz curvas assim. O pneu da moto é igualmente importante para todos, pois é quem a mantém firme no chão. Cuide da calibragem

 

Publicidade

 

Qual é a pressão ideal dos pneus?

Para descobrir qual é a pressão ideal para os pneus da sua moto, basta consultar o manual do proprietário. Em geral, os fabricantes fornecem essa informação de forma clara. Além disso, muitos motos possuem um adesivo colado na balança da roda traseira indicando a pressão recomendada. Lembrando: o valor será diferente caso você use um pneu diferente do original do modelo.

No entanto, o tipo de terreno em que sua moto costuma percorrer pode influenciar nessa pressão. Por exemplo: terrenos de terra exigem um pouco mais de aderência. Portanto, nesses casos cabe diminuir a pressão dos pneus. Caso contrário, se mantenha nas orientações do fabricante.

A calibragem correta dos pneus é de suma importância para a saúde da moto

A calibragem ‘padrão’ é indicada pela própria fabricante da moto. Porém, irá variar de acordo com o pneu usado e uso aplicado

Publicidade

Realize a calibragem com pneus ainda frios

Ao calibrar os pneus, certifique-se de que eles estejam frios. Pneus quentes têm sua pressão alterada e se você tentar calibrá-los nessas condições, os valores podem não ser precisos. Se você tiver que dirigir mais de 3 km até o posto ou centro de calibragem é aconselhável esperar um pouco para que os pneus esfriem.

Outro ponto a observar é a qualidade do calibrador. Equipamentos mal-conservados ou descalibrados em postos de combustível podem fornecer leituras incorretas. Opte por estabelecimentos de confiança e, se possível, invista em um calibrador pessoal de boa qualidade para checagens frequentes.

Cuidado: pneus superinflados podem causar acidentes

Tão perigoso quanto rodar com pneus superinflados é rodar com eles subcalibrados. Um pneu com pressão abaixo do recomendado tende a deformar, aumentando a área de contato com o solo e, consequentemente, o atrito. Isso pode levar ao superaquecimento e até a danos estruturais no pneu.

Publicidade

Por outro lado, pneus sobrecarregados podem perder a tração de forma inesperada, principalmente em situações de frenagem ou em pisos molhados. Isso porque, se os pneus estiverem com uma calibragem acima do normal, eles podem perder em aderência ao chão, podendo causar derrapagens e quedas.

Veja também:

Fique atendo ao desgaste, vazamentos e perfurações

Em alguns casos, muitos motociclistas se queixam que os pneus murcham rápido. Dessa forma, a dica é sempre fazer uma vistoria pessoal em seus pneus para checar possíveis vazamentos ou leves perfurações que possam estar roubando o ar de dentro deles. Assim, caso esse seja o problema, a depender da gravidade a solução é trocar o pneu, caso contrário, um reparo em uma mecânica de confiança pode ajudar.

Cuidados com o desgaste e a validade dos pneus precisam ser constantes

Um pneu bem cuidado pode fazer a diferença entre uma condução segura e um acidente evitável. Além dos cuidados listados, não se esqueça de outras manutenções essenciais que garantem a longevidade e desempenho adequado dos pneus. Então, da próxima vez que estiver na estrada, lembre-se de dar uma atenção extra aos seus fiéis companheiros de jornada: seus pneus.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.