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Sim, a moto esportiva com motor rotativo Wankel existe… e tem números incríveis! São números realmente impressionantes de potência, peso, torque e, claro, preço. Conheça a nada comum Crighton CR 700 W, uma verdadeira e rara máquina de pista como você nunca viu antes.

Moto esportiva com motor rotativo Wankel 

Ela foi projetada e fabricada pelo criador de motos de corrida rotativas mais bem-sucedidas do mundo, Brian Crighton. A CR700W encapsula toda a visão, conhecimento e sucessos técnicos de Brian. Uma tarefa que coloca à prova sua carreira de 40 anos no campo do desenvolvimento.

Para quem não sabe, Crighton já estava envolvido com o desenvolvimento do motor Wankel do modelo RCW 588 da Norton. E foi em 2021 que ele apresentou sua própria motocicleta em torno desse motor de pistão rotativo – a referida Crighton CR 700 W.

Nova moto esportiva com motor rotativo Wankel tem números e visual impressionantes

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A máquina não é projetada para uso em estrada, sendo exclusivamente para perseguir tempos de volta em pista de corrida. Isso porque, a moto não se encaixa em nenhuma série de corrida com seu motor Wankel. Serve apenas os pilotos de hobby afortunados que querem se divertir…

O modelo é movido por um motor Wankel de dois rotores, com um volume total de câmara de 699 cm³., Parece um motor pequeno, mas é suficiente para entregar surreais 220 cv de potência, além de invejáveis 14 kgf.m de torque!

A potência máxima chega aos 10.500 rpm, já o torque máximo em 9.500 rpm. O conjunto todo da moto pesa apenas 130 kg, claro, sem um motor de partida elétrico, que pode ser instalado a pedido.

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Como funciona o motor rotativo na moto esportiva? 

Os dois rotores Wankel deslocam o ar no cárter por meio de um coletor, para o sistema de escape e geram sobrepressão ali. Isso, por sua vez, cria um vácuo perto da saída das câmaras de combustão, que suga os gases de escape. Isso permite que a troca gasosa seja mais rápida que um motor a pistão convencional.

Motores Wankel como o aqui visto na moto ficaram famosos nos carros da Mazda

Ao conjunto da esportiva com motor rotativo Wankel, a construtora Spondon contribui com a estrutura de alumínio. Aliás, a própria estrutura da moto, com seus perfis, serve como reservatório de óleo para o motor.

O braço oscilante também é de alumínio de dupla face, apoiado diretamente no quadro principal. A moto usa garfo USD na frente da Öhlins ou a opção da Bitubo. Já o amortecedor da mola é sempre da Bitubo. Cabeça de direção e rolamentos do braço oscilante são ajustáveis.

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Assim é como funciona e explosão do curioso motor Wankel

Todos os elementos de suspensão estão em conformidade com as especificações do MotoGP. Da mesma forma os freios da Brembo. A Dymag contribui com as rodas de carbono. Enquanto isso, o sistema de escapamento é feito de Inconel, um material da F1, uma liga de níquel resistente a altas temperaturas.

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Preços a partir de meio milhão

Apenas 25 unidades da moto esportiva com motor rotativo Wankel serão produzidas. O preço parte das 85.000 libras, equivalente a cerca de R$ 524 mil em conversão direta. Um valor básico, uma vez que Crighton ainda oferece a opção de legalização de rua, que provavelmente só será possível como uma pequena série na Grã-Bretanha.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]