Publicidade

Qual moto
Caro Tite, estou pensando em trocar a minha moto por uma on/off road. Eu estava pensando em uma XT 225, mas ouvi a opiniÆo de v rias pessoas, sendo que todas elas disseram dar muitos problemas, muita manuten‡Æo e troca de pe‡as. Gostaria de saber a sua opiniÆo, considerando que eu a utilizarei td dia e tb farei uma pequena viagem de 70 Km no fds. Qual vc sugeriria, XT 225 ou XR 200?
Alex Pegoretti
Jundia¡ – SP
Entre estas duas, eu gosto mais da XT 225 (que nÆo tem nada de quebradeira), mas espere um pouco porque a XT 250 est  no forno, s¢ esperando a massa ficar pronta.

Pneus
Esse site ‚ muito interessante porque a maioria das perguntas que j  lhe fizeram eu tamb‚m tinha vontade em fazer. Estou bastante satifeito com a TORNADO 250 que adquiri a quase um ano. Estou com o pneu traseiro bastante gasto e gostaria de saber quais pneus sÆo compat¡veis com a TORNADO, que tenham uma performance um pouco superior na terra que o original por‚m que mantenha sua caracter¡stica de pneu misto. Uso a moto rotineiramente na cidade por‚m a minha diversÆo com ela ‚ em trilhas de terra e cascalho. O que vc me recomenda, manter o pneu original de fabrica, comprar um similar de pre‡o mais acess¡vel ou trocar por um pneu diferente com as mesmas dimensäes mas que aumente a dirigibilidade da moto na trilha.
Helio Junior
brasilia DF
Helinho, como vai Bsb? Cara, sua pergunta ‚ dif¡cil pacas! Se o Andr‚ Sarkozi fosse leitor do nosso site ele iria se arrepiar com o que vou escrever: nÆo sei! No site oficial da Pirelli vc encontra a rela‡Æo de paridade dos pneus. Eu tenho a SpeedMaster 650, que ‚ uma on-off road que uso tb na terra e no asfalto. Coloquei o Rallycross na roda traseira e o Garacross na frente (ambos Pirelli), mas como tenho mil anos de experiˆncia , sei que nÆo posso inclinar demais nas curvas no asfalto. E tb nÆo me importo com o barulho insano que os pneus fazem. Se vc usar Rallycross nas duas rodas a moto ficar  boa na trilha, m‚dia no asfalto, mas faz a maior zueira. A Michelin e a Metzeler tb tˆm pneus de uso misto, mas nunca testei nenhum deles. Consulte meu brother AlemÆo da AlemÆo Rodas no site www.alemaorodas.com.br e fale diretamente com ele pq o cara entende muito do assunto.

Twister
Gostaria de saber a velocidade que a twister atinge facilmente na estrada com garupa sem estar for‡ando-a e tamb‚m porque esse tipo de moto nÆo tem esticador ajustavel de corrente como a tornado e se poderia fazer adapta‡Æo nela. com isso diminuiria o ruido da corrente e conseguentemente vibra‡äes na moto.
wellinton souza
parnamirim/rio grande do norte
Com garupa, sem for‡ar, a Twister roda facilmente a 120 km/h. Existe um esticador de corrente paralelo … venda no mercado, consulte nossa se‡Æo de lojas & oficinas para fazer uma busca.

Capacete proibido?
E a¡, Tio Tite? Vi a msg do Sr. S‚rgio Murilo Carvalho, de C ceres, MT. Essas cidadezinhas do interior realmente trocaram as bicicletas pelas motos, especialmente pelas BIZ. E o capacete? Ningu‚m sabe o que ‚ isso. Tem cidade aqui do interior do MaranhÆo que j  est  proibindo o uso do capacete, devido ao elevado ¡ndice de assaltos realizadoss por motoqueiros (motociclista ‚ outra coisa) que, obviamente, nÆo tiram o capacete para nÆo serem reconhecidos. Coisas do Lisarb. Como vc tb ‚ das antigas, deve lembrar de um pernambucano chamado Wellington de Oliveira, que foi de RX125 at‚ os USA. Lembra? Ele relatou que em algum pa¡s da am‚rica Central o capacete tb era proibido, devido aos atentados.
Gerson Portugal Pontes
SÆo Lu¡s, MA
GersÆo, como vai esta desagrad vel cidade? Olha que eu baixo a¡ qualquer hora para seu total desespero! Eu nem sei o que dizer sobre este tema, porque algumas cidades do Brasil sÆo verdadeiras terras de ningu‚m. Sim, lembro da reportagem e tem pol¡tico mane que se espelha nos exemplos bolivianos e colombianos para criar leis de trƒnsito no Brasil! E eu nem recebo mensalinho!

Publicidade