Registros sobre o nome R 12, por parte da BMW, alimentam rumores sobre uma nova pequena custom da fabricante alemã. Depois da R 18, será que agora a marca vai apostar de vez no tradicional mercado da Harley-Davidson.
Depois da R18, outra custom BMW boxer
Desde dezembro de 2021, o nome do modelo R 12 é uma marca registrada da BMW na Alemanha. E desde abril deste ano, a sigla também foi protegida em outros países europeus e na Ásia. Vale lembrar que o nome Roctane também já está resguardado.
Segundo especula-se, o registro pode se tratar de uma ‘pequena’ custom BMW boxer. Ou seja, uma versão menor da R 18– lançada recentemente aqui no Brasil. Se o rumor vai se confirmar ainda é mistério, mas o designer Kar Lee já criou ilustrações para a provável novidade.
Se a BMW realmente planeja usar o nome R 12 em modelo para uma motocicleta, a ideia mais óbvia seria utilizar o motor boxer refrigerado a óleo da R NineT. Já uma versão menor do motor boxer de 90 cv da R 18 faria pouco sentido.
Isso levando-se em conta potenciais rivais como a Harley Sportster S, Indian Scout ou mesmo Triumph Bobber. Ou seja, uma versão mais básica e tímida que a R 18 – a R 12 – poderia não ser páreo o suficiente para competir tecnicamente.
Veja também:
- Melhor que Harley? R 18, custom da BMW tem preço revelado no Brasil
- BMW R18: 5 projetos de personalização da nova moto custom do Brasil
- Todas as versões e preços da R 18 fora Brasil
R NineT pode ser de fato a resposta
A BMW já se aventurou no nicho das motos custom / cruiser no passado com a R 1200 C, de 1997. No entanto, o modelo com 44 cv não celebrou muito sucesso e foi descontinuado em 2004. Para não repetir o que aconteceu com o antigo produto, uma nova e potente receita pode ser adotada.
Estamos falando da já mencionada R NineT – que poderia ceder seu motor a nova R 12 da BMW. Desta forma, o boxer de 1.170 cc e 109 cv cairia como uma luva em uma motocicleta para enfrentar às Sportsters e companhia. Ou não?