Publicidade

Registros sobre o nome R 12, por parte da BMW, alimentam rumores sobre uma nova pequena custom da fabricante alemã. Depois da R 18, será que agora a marca vai apostar de vez no tradicional mercado da Harley-Davidson.

Depois da R18, outra custom BMW boxer 

Desde dezembro de 2021, o nome do modelo R 12 é uma marca registrada da BMW na Alemanha. E desde abril deste ano, a sigla também foi protegida em outros países europeus e na Ásia. Vale lembrar que o nome Roctane também já está resguardado.

como pode ser a r12, nova moto custom bmw

Projeções da pequena custom BMW R 12 foram cridas por Kar Lee

Segundo especula-se, o registro pode se tratar de uma ‘pequena’ custom BMW boxer. Ou seja, uma versão menor da R 18– lançada recentemente aqui no Brasil. Se o rumor vai se confirmar ainda é mistério, mas o designer Kar Lee já criou ilustrações para a provável novidade.

Publicidade

Se a BMW realmente planeja usar o nome R 12 em modelo para uma motocicleta, a ideia mais óbvia seria utilizar o motor boxer refrigerado a óleo da R NineT. Já uma versão menor do motor boxer de 90 cv da R 18 faria pouco sentido.

r 18, a moto custom bmw

Versão menos potente que o sucesso R 18 não seria o suficiente para enfrentar rivais

Isso levando-se em conta potenciais rivais como a Harley Sportster S, Indian Scout ou mesmo Triumph Bobber. Ou seja, uma versão mais básica e tímida que a R 18 – a R 12 –  poderia não ser páreo o suficiente para competir tecnicamente.

Veja também:

Publicidade

Motorização da R NineT poderia ser o escolhido para um novo modelo

R NineT pode ser de fato a resposta

A BMW já se aventurou no nicho das motos custom / cruiser no passado com a R 1200 C, de 1997. No entanto, o modelo com 44 cv não celebrou muito sucesso e foi descontinuado em 2004. Para não repetir o que aconteceu com o antigo produto, uma nova e potente receita pode ser adotada.

Estamos falando da já mencionada R NineT – que poderia ceder seu motor a nova R 12 da BMW. Desta forma, o boxer de 1.170 cc e 109 cv cairia como uma luva em uma motocicleta para enfrentar às Sportsters e companhia. Ou não?

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]