Publicidade

Se no começo do ano a GasGas surpreendeu o mundo ao faturar o título da rali Dakar, agora a marca espanhola já mira em outra grande competição. É a vez da MotoGP, categoria máxima do Mundial de Motovelocidade. A marca vai assumir o posto atualmente ocupado pela Tech3, equipe satélite da KTM, a partir de 2023.

 

GasGas é nova equipe oficial da MotoGP

A Tech3, que atualmente conta com os pilotos Raul Fernandez e Remi Gardner, é uma equipe satélite da KTM. Ela sai de cena para dar espaço ao time da GasGas, marca que pertence ao mesmo grupo que comanda a KTM. Hoje, a espanhola já tem equipes nas categorias menores, Moto2 e Moto3.

 

Publicidade

equipe GasGas no Dakar 2022

Assim, a fabricante quer dar o último passo em direção à categoria rainha. Dessa forma, a GasGas Factory Racing Team estará presente no grid da MotoGP 2023. No entanto, essa estreia precisava de um nome de destaque para guiar essa ‘KTM vermelha’. Então, a equipe irá contar com o espanhol Pol Espargaró, atualmente correndo pela Honda e que tem um histórico dentro do time laranja.

MotoGP Pol Espargaró

O espanhol Pol Espargaró será o comando técnico da equipe dentro da pista

GASGAS é uma marca vencedora. Atingiu um nível incrível de desempenho imediatamente em disciplinas como MXGP, Supercross, Enduro e Rally, onde conquistamos Grandes Prêmios, Eventos Principais, títulos mundiais e troféus de vencedores gerais. É uma marca relativamente nova para nós e temos novos objetivos. Esperamos que os fãs que seguem o ‘vermelho’ gostem da história”, disse Pit Beirer, diretor da GasGas.

Publicidade

Veja também:

GasGas e KTM na MotoGP

As equipes satélites já se provaram muito importantes como suporte para a equipe principal. A KTM, que atualmente ocupa o 4° lugar no mundial de construtores, sabe que para competir com fabricantes como a Ducati e Yamaha não pode conter apenas com uma equipe principal, por isso apostou também em times de apoio. Agora, aproveita sua estrutura para trazer um novo nome ao jogo, a GasGas.

GasGas Moto3

GasGas Moto3

Contudo, essa parceria não é recente. Em 2019 a GasGas se juntou a Pierer Mobility Group, reponsável também pela KTM. Desde então, as marcas dividem tecnologia e estruturas de fabricação e agora, a parceria se estendeu até a MotoGP. Por fim, a GasGas irá assumir uma equipe que atualmente é a última colocada do campeonato de equipes, somando apenas 14 pontos até aqui.

Publicidade

 

História das motos GasGas

A empresa de origem espanhola surgiu em 1985, com foco em motocicletas off-road. Especialdade que acompanha a equipe até os dias atuais. Assim, o nome da fabricante veio da expressão em espanhol “Gas a fondo… gas gaaas!”, que significa “Vamos lá, com todo o gás!”.

Essa sede de velocidade foi colocada em prática nas competições de motovelocidade. Isso porque, até 1993 já havia conquistado16 títulos mundiais de trial da FIM e quatro títulos consecutivos da FIM Trial-E. Veja a história completa da marca aqui.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.