Acompanhe a dúvida do Álvaro, de Itabuna (BA).
Gostaria de receber orientação do Motonline a respeito do problema que estou tendo com minha Honda NC 700X, comprada zero km em março deste ano na concessionária Honda Trilha Sul de Itabuna (BA). Logo aos 300 km percebi vazamento de óleo no amortecedor esquerdo da bengala. Contatei a concessionária e foram substituídos os dois amortecedores dianteiros em garantia. Ao lavar a moto notei alguns arranhões em forma de anel na parte cromada do amortecedor direito; a impressão que tenho é que prenderam/apertaram (talvez na morsa) o amortecedor para apertar ou folgar a porca que se encontra na parte superior, mas como não apertaram corretamente e não protegeram a peça, o mesmo girou, ocasionando os arranhões.
Voltei à concessionária e o mecânico que efetuou a troca do retentor afirmou que, os arranhões estão a 1/3 do final do curso (o curso do amortecedor dianteiro da NC 700X tem 153,5mm e os arranhões estão a 55mm do final do curso) não viria a causar vazamento, pelo fato do curso do amortecedor não ir até este local onde estão localizados os arranhões. Deixando de lado a questão legal e da responsabilidade da concessionária neste caso, me preocupa a questão do ponto de vista técnico, pois gostaria de saber se os arranhões em tal localização (a 1/3 do final do curso do amortecedor) podem vir a causar vazamento de óleo. Abraço, Alvaro José Ferreira Cruz – Itabuna / Bahia
Veja a resposta do Bitenca.
Olá Alvaro! Você mesmo pode verificar se a região em que há o risco pode danificar o retentor. Para isso, verifique se o risco se encontra acima das marcas de uso do garfo. Não entendi pela sua descrição se o risco se encontra dentro do curso da suspensão ou não, mas como você diz que o amortecedor não chega a esse ponto me parece que está certo. Resumindo: se os riscos a 55 mm estiverem acima da marca de uso (que é o fim dos 153,5 mm) tudo bem. Se assim for, de fato, os riscos não vão apresentar problemas no retentor.
Porém outros problemas podem ocorrer, notadamente de corrosão. Ou seja: se o risco for profundo o suficiente para expor o metal sem a camada protetora do cromo, depois de lavar a moto ou de andar na chuva, principalmente se você estiver próximo do litoral, você vai poder verificar se há traços de corrosão. Nesse caso seria conveniente voltar à concessionária. Abraços, Bitenca