Publicidade

De artistas famosos a turistas curtindo um final de semana na praia, você certamente já viu muitas pessoas rodarem de moto por aí com roupas curtas como shorts, camisetas e até chinelo. Afinal de contas, existe roupa para andar de moto? Veja o que é obrigatório e o que gera multa!

Roupa para andar de moto: o que é obrigatório  

Vamos direto ao ponto. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não tem exigência ou proibição sobre qualquer tipo de roupa para andar de moto. Na prática, a única exigência é o uso de capacete, que deve ter o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

anita com roupa para andar de moto

Dia desses a cantora Anitta foi flagrada rodando de moto com roupas curtíssimas. E isso não tem problema algum para a lei – mas capacete mal afivelado e sem viseira podem gerar multa

Contudo, segundo o Art , 252, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro, é “proibido pilotar motos com chinelos, calçados de salto alto ou sandálias que não ficam presas adequadamente aos pés”.  

Publicidade

Outra dúvida que surge é: embora o chinelo seja proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito, não existe regulamentação específica para uso de bermuda, na condução de motocicleta. Ou seja, não é multa usá-la! Contudo, uma calça adequada seria o mais seguro. Enfim, a roupa para andar de moto exige então – como mínimo – um calçado fechado e adequado, além, claro, de um capacete certificado!

Desde que use capacete e não esteja de chinelo (preferencialmente com calçado fechado, como bota ou tênis), está tudo certo diante da lei

Veja também:

O vestuário adequado para rodar de moto

É claro, quem quer rodar de motocicleta com segurança sabe que existe uma roupa para andar de moto, ou melhor, equipamentos adequados para isso. Assim, logo depois dos capacetes, as jaquetas são um dos equipamentos de proteção mais lembrados.

Publicidade
conheça as leis de trânsito antes de comprar uma moto

Quando o assunto é roupa para andar de moto, não se preocupe apenas com a lei… mas sim em salvar a sua pele. Use calça, jaqueta e luvas

Contudo, mais do que apenas um acessório de estilo e customizado por moto clubes, o item tem um papel crucial na segurança. Imagine como é cair de moto utilizando apenas uma bermuda e camiseta? Uma roupa adequada irá salvar a sua pele – literalmente.

E há muito mais. Também é indicado que o motociclista use luvas, botas e calças, tudo de alta resistência. Felizmente, há diversas marcas no mercado, inclusive com itens de verão e preços acessíveis. Veja uma lista com 5 itens que não podem faltar na hora de acelerar por aí.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]