Quem não lembra do ex-piloto da Fórmula 1 Rubens Barrichello, o nosso Rubinho? Mas o que nem todo mundo sabe é que ele também curte motocicletas. Ainda nos tempos em que competia na Ferrari adquiriu uma Harley-Davidson V-Rod, no entanto não sabia muito bem o que estava comprando. Culpa de quem? Michael Schumacher talvez. Entenda melhor essa história…
A Harley que Rubinho comprou quase por engano
O grupo de pilotos da F1 que são fãs de motos é grande. O multicampeão Lewis Hamilton, por exemplo, tem uma garagem de causar inveja. E o mais recente campeão, Max Verstappen já demonstrou seu apreço e modelos de duas rodas. Então como poderia ser diferente com o brasileiro recordista de largadas?
Barrichello abriu sua casa em Orlando, nos EUA, para a equipe do canal no Youtube Acelerados. E foi de lá que o piloto mostrou sua coleção de carros. Entre a frota estava uma Ferrari 575M Maranello, Porsche GT3 e Golf GTI. Mas também lá no fundo do espaço, um curioso modelo de duas rodas, uma Harley-Davidson V-Rod.
Achou que estava comprando pneus…
O brasileiro então contou como a moto foi parar na sua garagem, ao acaso. Como Barrichello mesmo descreve, a história é “muito original (curiosa)”… Tudo começou durante uma reunião de equipe, no tempo em que ele corria com a Ferrari na F1. Dali, o piloto ouviu o chefe do time, Jean Todt, combinando detalhes como o colega Michael Schumacher.
Entre a dupla eram combinadas informações como preferência por cores, jogos de pneus e demais itens. Estava rolando uma compra! Todt vendo a curiosidade do brasileiro perguntou se ele gostaria de adquirir também. Rubens, vendo que estava rolando “coisa boa”, não demorou-se e disse: “não sei bem o que é, mas quero”. E foi assim que ele comprou uma Harley-Davidson.
Veja também:
- Moto da Porsche? Conheça a Harley-Davidson V-Rod
- 5 motos que Hamilton tem na garagem?
- Campeão da F1, Verstappen já foi proibido de pilotar motos
A Harley-Davidson V-Rod de Rubinho Barrichelo
A Harley-Davidson V-Rod de Barrichello rodou pouco, com apenas 700 km no marcador. O modelo veio ao acaso na vida do piloto, mas não é qualquer moto. AV-Rod surgiu no mercado ainda no início dos anos 2000, junto da união com o time da engenharia alemã da Porsche, ostentando o título de modelo mais poderoso da marca americana. Talvez por isso foi do interesse de Schumacher.
Por mais estranho que pareça hoje em dia, a Harley fez a parceria para desbancar os concorrentes e seguir no topo das grandes custom. Daí nasceu o primeiro motor da Harley-Davidson com auxílio da refrigeração a água – desenvolvido pela Porsche! Era o V2 de 60 graus DOHC 1.131 cc. Para a época, o resultado avaliado da obra de engenharia alemã era de 122 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 11,9 kgf.m a 6.750 rpm.
Anda bem!
Mesmo com a resistência dos fãs e consumidores mais tradicionais da Harley, a V-Rod viveu 15 anos no catálogo da marca. Também não era para menos, uma moto que mesmo com seus 290 kg de peso era capaz de ir de 0 a 200 km/h em apenas 8 segundos. O modelo chegou a desembarcar no Brasil e custava nada menos que 100 mil reais em seu lançamento. Estamos falando de 2002, quando o salário mínimo era apenas R$ 200. Imagine quanto Barrichello pagou pela dele…