Publicidade

O scooter Yamaha TMax original é considerado um modelo topo de linha. No entanto, um preparador francês elevou ainda mais o nível das coisas e criou o projeto Titan. Nada menos que uma novidade inspirada nas cores da Porsche e que custa o equivalente a R$ 230 mil!

Scooter Yamaha TMax 

O scooter da Yamaha TMax foi lançado com a proposta de esportividade e desempenho desde sua primeira geração, no início dos anos 2000. Com um chassi de alumínio e um peso total de pouco mais de 200 kg, o modelo é relativamente prático e rápido.

scooter yamaha tmax 2023

Yamaha TMax original pode ficar melhor? Preparador acha que sim!

As rodas de 15 polegadas grandes e garfos invertidos com freios a disco duplo na frente, o tornam estável e seguro. Mas é o motor de dois cilindros em linha – atualmente com 560cc e 48 cv de potência máxima aos 7.500 giros – que o destacam.

Publicidade

Tanto é que o TMax até caiu no gosto de motociclistas, pois roda quase no nível de uma moto moderna de médio porte. No entanto, tudo tem um preço. Na Europa, o TMax parte dos 13.399 euros (cerca de R$ 68 mil em conversão).

scooter yamaha tmax personalizado

Concessionária foi quem encomendou o ousado projeto TMax Titan

Um valor alto até para o nicho premium estrangeiro. Não surpresa, aqui no Brasil o modelo conseguiu se manter no catálogo por somente 5 anos no mercado. Mas provando que preço não é problema, um preparador criou um projeto que mais que triplicou as cifras.

Chamado de TMax Titan, o scooter customizado e envenenado é vendido por 45 mil euros (quase R$ 230 mil em conversão direta).

Publicidade

Veja também:

TMax Titan

TMax Titan ganhou cara de moto esportiva

TMax Titan

O projeto Titan começou em julho, com uma ligação da Yamaha Castellan, concessionária da marca em Nice, na França. Olivier Ortolani, da Ortolani Customs, foi chamado e contratado pelo revendedor para converter um scooter, o Tmax.

A estrutura do scooter foi então modificada por Ortolani e um tanque de alumínio foi instalado. Além disso, foram adaptadas rodas maiores, de 17 polegadas vindas de uma Aprilia RSV4. Os pneus também parecem de corrida, do tipo Power Cup 2 da Michelin.

Publicidade
detalhes scooter yamaha tmax

Scooter ganhou painel TFT

 

O ABS e freio foram mantidos. Mas não a transmissão final por correia dentada, que foi substituída por uma corrente. O preparador também fez novas peças de acabamento – feitas de folha de alumínio em vez de plástico.

Na frente, o TMax ganhou lentes de LED no estilo da Yamaha R1. Na traseira, luzes de LED também foram adaptadas. Já o painel original foi trocado por um display personalizado de TFT, da Dev’Moto de Marselha.

Espelhos retrovisores Rizoma exercem a função de asas aerodinâmicas também

Conceito de cores inspirado na Porsche e na Lotus

A pintura verde escura foi baseada no carro da Porsche GT3 RS. Mas Ortolani combinou detalhes em amarelo como no esquema clássico de corridas eternizado pela Lotus. O banco ganhou revestimento de couro da NMB Design.

scooter yamaha tmax em preto e amarelo

Conceito ganhou cores inspiradas em carros da Porsche e Lotus

Já os espelhos retrovisores Rizoma estão dispostos de tal forma que funcionam como asas aerodinâmicas. A preparação não estaria completa sem ajustes no motor. O scooter ganhou um poderoso sistema de escape, incluindo um silenciador adaptado da HP Corse.

Com isso, agora o TMax de 560cc acelera furiosamente – e acima da marca dos 50 cv. No entanto, o filtro de ar BMC colocado na frente da roda traseira não está envolvido nisso, mesmo que dê a impressão. Mas nada que diminua o grande projeto que é o TMax Titan!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]