O scooter Yamaha TMax original é considerado um modelo topo de linha. No entanto, um preparador francês elevou ainda mais o nível das coisas e criou o projeto Titan. Nada menos que uma novidade inspirada nas cores da Porsche e que custa o equivalente a R$ 230 mil!
Scooter Yamaha TMax
O scooter da Yamaha TMax foi lançado com a proposta de esportividade e desempenho desde sua primeira geração, no início dos anos 2000. Com um chassi de alumínio e um peso total de pouco mais de 200 kg, o modelo é relativamente prático e rápido.
As rodas de 15 polegadas grandes e garfos invertidos com freios a disco duplo na frente, o tornam estável e seguro. Mas é o motor de dois cilindros em linha – atualmente com 560cc e 48 cv de potência máxima aos 7.500 giros – que o destacam.
Tanto é que o TMax até caiu no gosto de motociclistas, pois roda quase no nível de uma moto moderna de médio porte. No entanto, tudo tem um preço. Na Europa, o TMax parte dos 13.399 euros (cerca de R$ 68 mil em conversão).
Um valor alto até para o nicho premium estrangeiro. Não surpresa, aqui no Brasil o modelo conseguiu se manter no catálogo por somente 5 anos no mercado. Mas provando que preço não é problema, um preparador criou um projeto que mais que triplicou as cifras.
Chamado de TMax Titan, o scooter customizado e envenenado é vendido por 45 mil euros (quase R$ 230 mil em conversão direta).
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TMax Titan
O projeto Titan começou em julho, com uma ligação da Yamaha Castellan, concessionária da marca em Nice, na França. Olivier Ortolani, da Ortolani Customs, foi chamado e contratado pelo revendedor para converter um scooter, o Tmax.
A estrutura do scooter foi então modificada por Ortolani e um tanque de alumínio foi instalado. Além disso, foram adaptadas rodas maiores, de 17 polegadas vindas de uma Aprilia RSV4. Os pneus também parecem de corrida, do tipo Power Cup 2 da Michelin.
O ABS e freio foram mantidos. Mas não a transmissão final por correia dentada, que foi substituída por uma corrente. O preparador também fez novas peças de acabamento – feitas de folha de alumínio em vez de plástico.
Na frente, o TMax ganhou lentes de LED no estilo da Yamaha R1. Na traseira, luzes de LED também foram adaptadas. Já o painel original foi trocado por um display personalizado de TFT, da Dev’Moto de Marselha.
Conceito de cores inspirado na Porsche e na Lotus
A pintura verde escura foi baseada no carro da Porsche GT3 RS. Mas Ortolani combinou detalhes em amarelo como no esquema clássico de corridas eternizado pela Lotus. O banco ganhou revestimento de couro da NMB Design.
Já os espelhos retrovisores Rizoma estão dispostos de tal forma que funcionam como asas aerodinâmicas. A preparação não estaria completa sem ajustes no motor. O scooter ganhou um poderoso sistema de escape, incluindo um silenciador adaptado da HP Corse.
Com isso, agora o TMax de 560cc acelera furiosamente – e acima da marca dos 50 cv. No entanto, o filtro de ar BMC colocado na frente da roda traseira não está envolvido nisso, mesmo que dê a impressão. Mas nada que diminua o grande projeto que é o TMax Titan!