Publicidade

Motos como a Royal Enfield 650 Continental GT inspiram áres de velocidade vindos do passado. E quem aí não sonhou em colocar a café racer em uma corrida? Pois bem, na Índia a marca tem até um campeonato dedicado exclusivamente à moto retrô!

Chamada de Royal Enfield Continental GT Cup, a série entra para sua segunda edição, sendo acessível para participantes novatos e pilotos experientes. Como se não fosse o suficiente, a 650 cc ganha um up especial para as corridas, confira:

Corrida com Royal Enfield 650 Continental

A Royal Enfield Continental GT-R650 é a máquina que equipa os pilotos que competem na Cup. Um modelo baseado diretamente da café racer de peso médio 650 cc que também temos aqui no Brasil. Mas o que muda em relação à motocicleta padrão?

Publicidade

O que mais chama atenção é a carenagem de bolha estilo retrô na frente, para melhorar a aerodinâmica. A seção traseira do quadro é mais curta e a ergonomia também foi alterada. O guidão foi rebaixado e as pedaleiras são mais para trás do que na moto original.

Royal Enfield 650 para pista

Royal Enfield Continental GT Cup utiliza exclusivamente as GT-R650

Para melhorar seu manuseio, a Royal também endureceu sua configuração de suspensão. Enquanto a dianteira recebe óleo de garfo com viscosidade mais espessa, as molas traseiras são mais firmes que as unidades padrão.

Os pneus foram substituídos por compostos de corrida macios, fornecidos pela JK Tyre Motorsport. O motor bicilíndrico paralelo de 650 cc foi mantido intocado! Mas foi incluído um escapamento de aço inoxidável sob medida, que segundo a marca contribui para melhorar o desempenho em cerca de 12%.

Publicidade
Royal Enfield 650 de corrida

Com exceção da câmera acoplada na traseira, todo o conjunto respira ares retrô

Com isso, é mencionado um aumento de cerca de 4 cv. Originalmente a moto rende rende potência de 47 cv a 7.250 rpm e torque de 5,3 kgf.m aos 5.250 giros – junto do câmbio tem 6 marchas. Então deve ser um resultado curioso, já que a GT-R 650 é cerca de 24 kg mais leve que o modelo padrão, que pesa 202 kg em ordem de marcha.

Veja também:

Publicidade

Royal Enfield Continental GT Cup 2022

Neste ano serão 25 pilotos profissionais e 75 pilotos amadores na Cup – selecionados entre os inscritos para o Programa de Seleção de Pilotos, escolhidos no circuito indiano de Kari Motor Speedway, em Coimbatore.

royal enfield 650 continental

Aqui, uma pacata Continental GT original. Para as pistas, modelo tem alterações na ergonomia e suspensões, além da retirada de componentes. Assim, fica 24 kg mais leve!

A 2ª Temporada da Royal Enfield Continental GT Cup consiste em 3 rodadas e 8 corridas. As duas primeiras rodadas serão realizadas no Kari Motor Speedway – a primeira vai de 16 a 18 de setembro e a segunda de 28 a 30 de outubro.

O Grand Finale ocorre de 16 a 18 de dezembro de 2022, no Circuito Internacional de Buddh, Greater Noida. Toda a competição ocorre de acordo com os regulamentos da Federação de Motorsports da Índia (FMSCI).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]