Publicidade

A Yamaha segue apresentando mais novidades sobre a sua tecnologia que evita quedas. E a marca já planeja mostrar a sua scooter que não cai parada ou mesmo andando devagar. Confira todos os detalhes dessa curiosa máquina futurista de duas rodas.

Yamaha irá lançar scooter que não cai

A Yamaha vai apresentar a sua scooter que não cai, durante o Japan Mobility Show, que acontece no final de outubro, em Tóquio. O modelo é uma elétrica chamada “Elove” e estará em exibição ao lado de uma versão, com estilo co-concebido, por estudantes do ensino médio do Japão.

Essa nova scooter conta com tecnologias adquiridas por meio de pesquisa e desenvolvimento, que já produziram o MOTOBOT – um robô humanoide autônomo criado para pilotar uma motocicleta, lançado em 2015.

Publicidade

Essa e outras novidades foram a base para o desenvolvimento do Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicleta (AMSAS) – a tecnologia da Yamaha que permite a moto não cair.

scooter que não cai

Scooter que não cai teve modelo com estilo co-concebido por estudantes

Segundo a marca, a novidade pode ajudar aos usuários durante a condução em velocidade muito lenta. Mais do que isso, pode livrar o condutor da preocupação e cansaço, já que o modelo não cai durante uma condução em baixa velocidade. Assim, sua tecnologia evita que a scooter caia parada ou numa velocidade de até 5 km/h.

Veja também:

Publicidade

Sistema Yamaha AMSAS

O Sistema Avançado de Assistência à Estabilidade da Motocicleta (AMSAS), lançado no ano passado, é uma tecnologia que estabiliza a condução em baixa velocidade. A novidade controla as forças de tração e direção e tem a vantagem de não exigir modificação do chassi, tornando-a facilmente aplicável aos veículos já existentes. Confira a tecnologia em ação:

Com o controle de sensores e atuadores de seis eixos, é possível andar em baixa velocidade em níveis de velocidade de caminhada – independentemente do nível de habilidade do piloto. Contudo, em velocidades superiores, cerca de 5 km, não há nenhum tipo de controle sobre a estabilidade da moto.

Portanto, o sistema AMSAS ainda está em fase de desenvolvimento. No entanto, espera-se que a nova scooter elétrica Elove apresente a unidade com uma evolução, próxima para a que deve chegar no mercado.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]