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A nova Royal Enfield Scram chega em breve no Brasil. O lançamento acontece na próxima semana, junto do início das vendas nas lojas. Com isso, nada melhor do que conferir 5 coisas que devemos saber sobre essa novidade!

1 – Scram 411 é baseanada na trail Himalayan

A Scram 411 foi desenvolvida na plataforma do motor LS-410 e chassi Harris Performance, assim como a nossa conhecida trail Himalayan disponível no mercado brasileiro. Além disso, a nova moto da Royal conta com o mesmo tanque de combustível, com 15 litros de capacidade.

Nova Royal Enfiel foi baseada no conjunto já visto na Himalayan

Outro ponto em comum é o layout do assento, que foi levemente remodelado na novidade. A Scram também conta com frenagem com discos dianteiros e traseiros, combinados com ABS de duplo canal. A moto tem painel de instrumentos com velocímetro analógico e display digital, ao lado do sistema de navegação Tripper – item de série na Índia.

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2 – Diferenças entre Scram 411 e Himalayan

Apesar de dividirem conjuntos, Himalayan e Scram tem diferenças importantes. Isso porque, enquanto a primeira nasceu como uma proposta de moto trail, a novidade vem mais focada no uso urbano.

Scram

Scram 411 é uma moto com proposta mais urbana

Com isso, a Scram 411 recebeu mudanças focadas na geometria e ergonomia da pilotagem. Diferenças que fazem da motocicleta um modelo mais focado nos trechos asfaltados, frente a “irmã” aventureira’. Comparando a Scram com a Himalayan, vemos que a distância ao solo reduziu dos 220 mm para 200 mm.

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Além disso, a suspensão dianteira telescópica teve também o curso reduzido, de 200 mm para 190 mm. Na traseira, o monoamortecedor segue com curso de 180 mm. Mas outra mudança foi a adoção da roda dianteira de 19 polegadas, enquanto a Himalayan utiliza aro 21. Na traseira segue a roda de 17 polegadas. No entanto, os pneus também são de uso misto.

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Scram tem painel com velocímetro analógico e display digital

3 – Motorização da nova Royal Enfield

Um dos pontos que não diferem entre as duas máquinas da Royal Enfield é a motorização. Tanto Himalayan quanto Scram são movidas pelo motor monocilíndrico SOHC refrigerado a ar de 411 cm³, com injeção de combustível. Um propulsor que rende potência máxima de 24,3 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 3,2 kgf.m a 4.000-4.500 rpm – junto da transmissão de cinco velocidades.

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Modelo Scram é movido pelo propulsor de 411 cc já conhecido no mercado brasileiro

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4 – Quanto custam as revisões da Scram 411

Cada linha de motos Royal Enfield tem um valor fixo determinado para as revisões aqui no Brasil. Até o momento, a Himalayan é o único modelo da marca no país a utilizar o motor monocilíndrico de 411 cm³. Portanto, a moto possui tabela própria, mas que pode indicar os valores próximos que serão praticados também na Scram 411. Confira a tabela abaixo:

Preços da revisão Himalayan

5 – Quanto vai custar?

A nova Scram 411 chegou na Índia em março do ano passado, em sete opções de cores, divididas em três variantes. E na casa da Royal Enfield, o modelo surgiu partindo das 204 mil rúpias, na faixa dos R$ 13.600 em conversão direta.

Por lá, a moto se posiciona logo abaixo da Himalayan, que custa 214 mil rúpias (R$ 14,3 mil). Aqui no Brasil, a trail parte do preço público sugerido de R$ 22.990. Desta forma, a nova Scram 411 deve ter preço bem próximo dos R$ 20 mil – ou até um pouco abaixo, em condição promocional de lançamento.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]