Publicidade

A popularização das elétricas, os generosos pacotes eletrônicos e as novas fabricantes que surgem mundo afora são só alguns poucos indícios de um fato: o mercado das motos está mudando. E ele tem exigido novos motociclistas, também.

Além de conhecer o básico sobre motocicletas, trânsito e condução, os pilotos precisam estar cientes das muitas transformações que acontecem silenciosamente ao seu redor. Por isso, listamos 5 habilidades quem valem ser exercitadas por quem quer curtir o melhor que o mundo duas rodas tem (e terá ainda mais) a oferecer.

Habilidades recomendadas aos novos motociclistas

Quando as motos surgiram, há mais de 100 anos, eram máquinas fantásticas. Mais tarde foram usadas como eficientes ferramentas de mobilidade urbana. Também aceleraram a economia com sua agilidade, além de criar verdadeiros apaixonados pelo esporte em modalidades como a motovelocidade e o motocross. E, ao que tudo indica, elas serão ainda mais fascinantes.

novos motociclistas

O mundo das motos está em transformação. E quais habilidades os novos motociclistas precisam desenvolver para aproveitar ao máximo as novidades?

Publicidade

1. Conhecer os segmentos e mercados em expansão

Andar de moto também é um exercício de autoconhecimento. Ao pilotar diferentes modelos você percebe quais se encaixam melhor nas suas preferências e os porquês. Portanto, tenha em mente que as subdivisões de categorias não param de crescer. Além de opções tradicionais como street, naked, trail, custom e sport, hoje existem as crossover, neo clássicas, supermoto, sport touring e até scooter adventure – isso só para citar algumas.

X-ADV-35-768x576

Se há apenas 5 anos o termo ‘scooter adventure’ poderia incentivar risos, hoje é um segmento forte e ascendente. E muitos ainda virão

Ainda no quesito categorias, os novos motociclistas também precisam estar atentos às novas formas de alimentação, claro. Isso porque as motos elétricas, sondadas como futuro distante até meados de 2015, hoje são uma realidade consumada e crescente. De quebra, oferecem comportamentos diferentes, além de terem suas próprias características de uso e manutenção.

2. Aproveitar a tecnologia

Talvez esta seja a habilidade mais latente aos novos motociclistas. Conhecer as tecnologias vai além de simplesmente decorar siglas como ABS, LED e TFT. É preciso entender como de fato funcionam e, principalmente, como afetam a sua pilotagem.

Publicidade
novos motociclistas tecnologia

Assim como os carros, as motos estão muito mais tecnológicas… e ainda há um oceano a ser explorado. Além de decorar siglas, é preciso entender o funcionamento

O ABS, por exemplo. Muitos acreditam que ele é um maravilhoso dispositivo antiqueda, enquanto para outros não passa de um recurso que dosa a frenagem para evitar o travamento das rodas. E você, já se informou sobre? O mesmo vale para os sistemas de conectividade, controle de tração, quickshifter, monitoramento de pontos cegos, TPMS, sistema de frenagem de emergência e tantas outras tecnologias que vêm ganhando espaço nas motos.

3. Novos motociclistas precisam ser globalizados

Não, você não precisa ir até a Índia para ver milhões de motos de baixa cilindrada pelas ruas, desfilar pela Europa de scooter elétrica ou conhecer os robustos modelos que seguem nas lojas de alguns países da África. Só precisa saber o que há lá para exigir que também esteja disponível aqui.

Sistema sem chave, por aproximação aciona o bloqueio total do scooter

O smartkey é só um exemplo de tecnologia que está ganhando força no mercado nacional. É importante ficar atento a outras que valem ser ‘importadas’ para todaas as categorias daqui

Publicidade

Saber quais tecnologias, materiais, marcas e estilos têm se popularizado no exterior lhe farão ver com outros olhos o mercado local. Você será um consumidor melhor informado e mais exigente, elevando o nível de toda a cadeia produtiva. Mas lembre-se que também há muitos temas desenvolvidos aqui e enviados para lá. É o caso do etanol, nosso conhecido desde os anos 1970 e que agora promete revolucionar o mercado indiano, por exemplo.

Veja também:

4. Aprimorar a pilotagem

O novo motociclista pode ser um verdadeiro entusiasta da tecnologia, dominando cada recurso de sua moto e ansioso para ver novas tendências chegando. E é interessante que também busque pilotar melhor.

novos motociclistas - pilotar melhor

A formação obtida no CFC não é suficiente. Para encarar um trânsito caótico e barulhento, é preciso buscar por mais conhecimento e técnica de pilotagem

Afinal, a instrução recebida nos CFCs não é suficiente para preparar um piloto para o mundo que lhe espera lá fora. Além disso, a pauta da segurança viária deve ganhar ainda mais força num futuro breve, multiplicando os cursos e oficinas sobre pilotagem. Hoje já não faltam empresas especializadas em pilotagem defensiva e iniciativas das próprias marcas e concessionárias para clientes e motociclistas em geral.

5. Respeitar o que já foi desbravado

Por fim, o básico. Os novos motociclistas devem estar atentos a tudo o que vimos aqui, mas sem deixar de lado o conhecimento obtido ao longo desses mais de 100 anos de motociclismo.

O básico bem feito seguirá sendo um diferencial. Rode equipado, conheceça seus limites e os da moto, saiba a legislação, seja prudente

Aqui entram tópicos simples, mas cruciais. Entre eles, a importância de andar equipado, a cautela para pilotar sob chuva e outras condições adversas e até coisas ainda mais simples, como as mudanças na pilotagem quando se está com garupa. O básico seguirá sendo o pilar dos bons motociclistas no futuro.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza