Publicidade

Stoner em bom ritmo no início de 2010 no Qatar

O piloto da Ducati Marlboro Casey Stoner iniciou o Commercialbank Grande Prémio do Qatar neste fim-de-semana como o piloto mais rápido do MotoGP ao assinar o melhor tempo da primeira sessão de treinos livres.

A primeira acção de 2010 terminou nesta sexta-feira à noite com Casey Stoner a garantir o melhor tempo de MotoGP sob as luzes artificiais do Circuito Internacional de Losail. O australiano está em busca da quarta vitória consecutiva na pista do deserto neste fim-de-semana e dar continuidade à boa forma apresentada nos Testes de pré-época.

O tempo de 1m55,500s de Stoner com a sua Desmosedici GP10, com o novo motor -big bang-, deixou-o com pouco mais de meio segundo de vantagem sobre o resto do pelotão, demonstrando a sua força na pista do deserto e garantindo o único registo abaixo do segundo 56. Stoner assinou o seu tempo na nona das 17 voltas que efectuou, o menor número de passagens pela linha de meta de todo o pelotão.

Publicidade

Jorge Lorenzo (Fiat Yamaha), que antes do fim-de-semana admitiu que podia não estar em boa forma enquanto recupera da lesão na mão, não mostrou sinais de fraqueza ao garantir a segunda melhor marca da hora de treinos. O espanhol rodou em 1m56,026s no final da sessão e logo depois de ter sofrido uma queda consequências.

O seu companheiro de equipa e Campeão do Mundo Valentino Rossi foi o terceiro na tabela de tempos com o protótipo M1. O italiano, que vai tentar a defesa do ceptro com um triunfo, ficou apenas as dois milésimos de segundo de Lorenzo.

Andrea Dovizioso, da Repsol Honda, levou a sua RC212V ao quarto posto. O italiano, que terminou a corrida do ano passado em quarto, ficou a pouco mais de um segundo de Stoner com um tempo de 1m56,698s, enquanto o companheiro de equipa do australiano, Nicky Hayden, foi quinto a menos de um décimo de segundo de distância.

O melhor estreante foi Ben Spies (Monster Yamaha Tech3) mostrou mostrou sinais de boa adaptação à categoria rainha, com o também estreante Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) a ser o último a rodar abaixo do segundo 57.

Publicidade

Randy de Puniet (LCR Honda), Mika Kallio (Pramac Racing) e Héctor Barberá (Páginas Amarillas Aspar) ficaram dentro dos dez primeiros, com Dani Pedrosa (Repsol Honda) em 11º. O terceiro classificado do Campeonato do Mundo de 2009 continua com dificuldades com a sua máquina de fábrica e ficou a mais de segundo e meio de Stoner com um tempo 1m57,133s.

Colin Edwards (Monster Yamaha Tech3) ficou logo atrás e Loris Capirossi (Rizla Suzuki) foi 13º. O veterano italiano caiu a 20 minutos do final da sessão, mas regressou à pista para assinar o seu melhor tempo à frente de Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team), Aleix Espargaró (Pramac Racing), Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini Team) e Hiroshi Aoyama (Interwetten Honda MotoGP).