Fim do mistério. A Yamaha finalmente apresentou a versão final da Ténéré 700 que chegará às ruas (e também rodará fora delas) em breve. O lançamento aconteceu durante o Salão de Milão (EICMA) nesta segunda-feira, 05 de novembro, na Itália. E o melhor: é uma autêntica trail!
O modelo causou grande expectativa desde que foi apresentado como um conceito em 2016, também no EICMA. Na ocasião foi chamado de T7 Concept e muito se falou sobre quais alterações ganharia até chegar na versão comercial. O visual agressivo e esguio, com quatro leds no lugar dos faróis e ar de moto ‘inacabada’ polarizava opiniões. Portanto, para alegria de muitos, a versão final é praticamente idêntica ao conceito.
Yamaha Tenere 700 – fotos e mais
Segundo a própria Yamaha, a Tenere 700 chega para ser ‘um novo marco’ no segmento trail da marca. Para isso, além do visual agressivo, seu compromisso com o desempenho no off-road é reforçado por elementos como as rodas aros 21″ e 18″ (na frente e traseira) e itens desenvolvidos especialmente para ela, como o chassi exclusivo.
O motor é o mesmo ‘torcudo’ da MT-07, o que promete ser um dos ingredientes que fará da Tenere 700 uma motocicleta divertida tanto em viagens quanto em incursões na terra. Na naked, ele produz 74,6 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m de torque (6.500 rpm), números que terão uma alteração natural, já que a Tenere, segundo a Yamaha, ganhou câmbio e remapeamento de injeção exclusivos para o uso misto, on e off road.
Até mesmo os quatro leds estão lá, assim como a dianteira alta continuam, como no T7 Concept. O modelo é iluminado por um conjunto de LED acoplado à bolha que protege o painel digital (de LCD, apenas) posicionado assim como nas motos de rali. O tanque poderia ser maior, mas tem capacidade para 16 litros. De acordo com a Yamaha, ele garante aproximadamente 350 quilômetros de autonomia.
A suspensão é invertida na dianteira (com garfo de 41 mm e curso de 210 mm) e monoamortecida atrás, com regulagem de pré-carga e 200 mm de curso. Os freios são assinados pela Brembo e tem dois discos de 282 mm na dianteira e 345 mm na roda traseira. O sistema é equipado com ABS comutável – ou seja, pode ser desligado ao gosto do freguês.
Tenere 700 no Brasil
A apresentação global é muito recente e a Yamaha ainda não se posicionou se o modelo estará à venda no Brasil. Por enquanto, sabe-se que ela chegará às lojas da Europa apenas no segundo semestre de 2019 e com preço ainda a definir. Se vier ao Brasil (e esperamos que venha), preencherá a lacuna deixada pelas irmãs XT 660R e Ténéré 660, aposentadas pela marca recentemente. Possivelmente, para atender uma gama maior de público e fazer jus à vocação estradeira da família Ténéré, a 700 ganhará uma versão ‘menos trail e mais touring’, com banco em dois níveis, alças para garupa e tanque maior, por exemplo – aguardaremos.