A sua motocicleta ideal, como seria? Grande, vistosa, potente, cheia de detalhes? Ou quem sabe mรญnima, leve, com muita ou pouca potรชncia e pouco peso? Claro, mais importante do que qualquer outra coisa, รฉ ter prazer em andar nela. Para alguns a facilidade de conduzir se soma ร s caracterรญsticas de performance para o maior prazer na pilotagem.
Para um motociclista que curte o vento no rosto e a sensaรงรฃo de liberdade acompanhado da agilidade e pela facilidade nas manobras, o indicador “menos” em grande parte das vezes pode significar “mais”. Essencialmente estamos falando de ter menos alguma coisa para ter mais alguma outra coisa. Calma que jรก explicamos.
Menos peso, com a mesma potรชncia quer dizer mais arrancada e maior mobilidade. Tamanho menor implica em mais facilidade no manejo. Porรฉm, com a simplicidade vem junto o maior cuidado e mais responsabilidade na elaboraรงรฃo de um bom projeto e na sua construรงรฃo. Fazer uma moto pesada, colocando grande quantidade de material bonito e barato e atรฉ mesmo com um motor potente fazendo um belo ruรญdo, enfim fabricar um produto bonito e desejรกvel esteticamente pode atรฉ ser fรกcil.
Difรญcil รฉ reduzir a escala, sem aumentar demais a complexidade, sem reduzir a qualidade de forma a oferecer a melhor experiรชncia possรญvel e uma pilotagem com prazer. As motos do estilo naked servem como um bom exemplo desse raciocรญnio e a Yamaha MT-09 se encaixa perfeitamente nessa descriรงรฃo. Ela tem todos esses atributos como vamos verificar sob a lupa do teste do Motonline.
Os trรชs cilindros vem de acordo com uma nova tendรชncia, mas que na verdade nem รฉ tรฃo nova assim. De fato foi reeditada, com o ressurgimento dessa configuraรงรฃo depois do sucesso nos anos 80 das Suzuki e Kawasaki dois tempos. Hoje, em quatro tempos essa configuraรงรฃo estรก presente nas Triumph, MV Agusta e agora tambรฉm nas Yamaha mostrado toda sua competรชncia e capacidade. Oferece bastante torque em baixas e mรฉdias rotaรงรตes e ainda produz grande potรชncia em altas rotaรงรตes sem aumentar demais o tamanho do conjunto como os de 4 cilindros.
O grande lanรงamento no Brasil veio depois de quase dois anos do lanรงamento mundial dessa moto, e isso causou grande expectativa.
O motor empurra muito a moto em qualquer situaรงรฃo. Desde as rotaรงรตes mais baixas atรฉ a faixa vermelha. Nรฃo falta torque em quase nenhuma situaรงรฃo.ย Hรก trรชs modos de pilotagem onde o mapas de resposta ao comando do acelerador se alteram para ajustar as caracterรญsticas do motor ao tipo de pilotagem. O modo Std (standard) tem seu uso indicado para a maioria das circunstรขncias. O Modo A tem seu foco dirigido ร maior performance, com respostas mais rรกpidas e o modo B รฉ mais conservador para maior seguranรงa em situaรงรตes de chuva por exemplo. Produz excelente desempenho com seus 115 cv a 10.000 rpm e quase 9 kgfm de torque em 8.500 rpm conseguindo uma mรฉdia de 18,8 km/litro de gasolina no nosso percurso de teste. Esses bons nรบmeros resultam do pouco peso, perto de 190 kg pronta para andar e resulta em pouco mais de 1,6 kg para cada cavalo carregar. Realmente nada mal.
O cรขmbio tem bom escalonamento e suas seis marchas dรฃo boa gama de velocidades. Mas a troca de marchas se mostrou imprecisa, gerando alguns erros nas trocas. Deve melhorar com o uso porque a moto estava com menos de 2000 km no odรดmetro total e algumas trocas de รณleo sรฃo necessรกrias para uma boa avaliaรงรฃo do funcionamento do cรขmbio.
O estilo Naked representa com seu design essa mobilidade agressiva, as “street-fighters” onde o farol รบnico trapezoidal com LEDs nas pontas fazem a luz preencher todo seu desenho e as entradas de ar laterais ao tanque dรฃo um aspecto “ocupado”, mostrando toda funcionalidade do seu design. A imagem apresentada no vรญdeo “Yamaha MT-09 Street Rally” descreve muito bem o estilo dessa moto.
Um dos segredos para uma construรงรฃo simples e eficaz รฉ a utilizaรงรฃo de materiais nobres. Sรฃo caros, mas valorizam o desempenho da motocicleta. Grande uso de alumรญnio fundido no chassi, balanรงa traseira, tubos invertidos da suspensรฃo dianteira, freios de duplos discos com pinรงas afixadas radialmente na frente e toda disposiรงรฃo inteligente das massas, formam um conjunto que produz respostas mais previsรญveis. Isso porque quanto mais centralizada a massa da motocicleta, mais mobilidade ela apresenta nas mudanรงas de direรงรฃo, seja na conduรงรฃo da moto seja nos efeitos que a suspensรฃo devolve ao chassi apresentando menor resistรชncia. Os eixos desses movimentos ficam mais prรณximos ao centro de gravidade da moto. Resulta em maior controle e facilidade na conduรงรฃo.
Entรฃo, รฉ na pilotagem onde se observa o resultado dessa teoria, testada no MotoGP, nas categorias off-road e colocada disponรญvel para os aficcionados das naked.
Para a conduรงรฃo a posiรงรฃo รฉ natural, com os braรงos mais abertos, resultado da dimensรฃo do guidรฃo reto que proporciona grande rapidez nas manobras e que tambรฉm recebe a colaboraรงรฃo da geometria rรกpida (rake de 25ยฐ) e da estabilidade que o chassi simples em liga leve de alumรญnio oferece. As pedaleiras colocam as pernas numa posiรงรฃo confortรกvel, mas um pouco para o lado “racing”. Bem ajustada com a posiรงรฃo da coluna que se inclina um pouco, jรก criando algum conforto para as velocidades mais altas, entรฃo รฉ assim.
Vocรช tem que prestar atenรงรฃo no indicador de velocidade porque ela sobe rรกpido e com extrema facilidade e a confianรงa que o conjunto chassi-suspensรฃo oferece permite fazer curvas e passar por obstรกculos quase sem se dar conta deles. Um รบnico problema รฉ que em velocidade menores, a folga da transmissรฃo quando vem de encontro com a forรงa do motor em velocidade um pouco diferente produz alguns trancos. Respostas mais precisas seriam desejรกveis no acelerador, principalmente em baixas velocidades para amenizar isso. Nรฃo importa se estรก no modo STD, A ou B. O problema permanece e apenas atenua um pouco no modo B.
Na geometria a MT-09 mostra todos os seus recursos. Curta distรขncia entre eixos mas uma angulaรงรฃo de rake e medida de trail atรฉ que nรฃo muito radicais. Resulta que por causa do pouco peso grandemente concentrado e do curto entre-eixos o trabalho do piloto nas manobras rรกpidas fica muito facilitado e com bastante precisรฃo. Uma moto de pista com jeito urbano de conduzir se torna muito divertido.
Ainda como caracterรญstica das Naked atuais, os batentes da direรงรฃo sรฃo um pouco limitados, tornando algumas manobras de garagem um pouco mais complicadas, mas o pouco peso compensa e se acostuma logo.
Nos freios as respostas tambรฉm sรฃo rรกpidas e eficientes, nรฃo gera balanรงos estranhos na moto. Ela vai onde se espera e diminui a velocidade proporcionalmente ร pressรฃo exercida nos comandos. Muito modulรกvel e potente, a presenรงa do ABS oferece a seguranรงa adicional, aumentando um pouco o peso do comando dianteiro, mas ainda permanece bastante leve e preciso.
A suspensรฃo totalmente regulรกvel oferece uma gama ampla de uso para a motocicleta. Desde um ajuste especรญfico para o biotipo do piloto e carga aplicada atรฉ uma regulagem que se adapte melhor ao tipo de piso encontrado.
Essa moto tem uma construรงรฃo que utiliza materiais e equipamentos especiais, como o chassi fundido em duas peรงas principais usinadas com equipamento de precisรฃo e parafusadas, a suspensรฃo invertida, a balanรงa triangulada em alumรญnio com link, o amortecedor totalmente ajustรกvel. Tudo isso, juntamente com o garfo dianteiro invertido e totalmente ajustรกvel, poderia se esperar um preรงo atรฉ maior, porque outras marcas oferecem produtos na mesma categoria, com preรงos superiores. Ponto para a Yamaha que tem um bom produto, com caracterรญsticas de moto premium a um preรงo competitivo. Uma boa opรงรฃo para quem gosta desse tipo de moto.