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Gostaria de saber o que vocˆ acha de transformar uma XR 250 Tornado em supermotard?. Eu achei show na est‚tica, mas tem influencia negativa no desempenho? como veloc. final.
Elvis Adriano
Santo Andr‚,SP
Acho muito bonita a XR 250 Supermotard e a Honda do Brasil deveria pensar seriamente em criar esta versÆo para breve, inspirada da FMX 650. Se trocar o pneu e a roda traseira a velocidade final poder  diminuir um pouco. E cuidado para nÆo comprometer a seguran‡a.

Para a Daisy
Para a Daisy Lucid eu encontrei uma anima‡Æozinha meio “paia” no http://tamarugo.cec.uchile.cl/~roroman/cap_10/mot-anim.htm do ciclo 4 tempos, do 2 tempos nÆo achei nada grande coisa nÆo.
Georges Zouein
Lavras MG
Caro Tite, dei uma procurada em alguns site, sobre o funcionamento do motor 2 e 4 tempos para a nossa amiga que pediu, e encontrei alguns(com anima‡Æo e tudo): http://www.unijui.tche.br/~martinelli/mt1.htm; http://myspace.eng.br/como/comoe2.asp; http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=102&idSubSecao=&idTexto=82 ; http://www.d00dz.org/epx/motores.txt: http://www.airandinas.com/ct_cap4.html
Raphael Eller
Nova Friburgo – RJ
Se fosse um borracheiro pedindo a informa‡Æo ningu‚m iria descobrir, n‚ seus safados! Ta¡, Daisy, aproveite o cavalheirismo dos leitores abnegados e incondicionais.

Motor Wankel
Sobre diferen‡as de funcionamento entre motores 2T e 4T o melhor lugar que eu vi foi na finada revista MOTOSHOW, por um per¡odo veio uns encartes sobre funcionamento de motor. Por falar em motores ‚ interessante falar para o pessoal sobre motos turbo, imagino que seja uma d£vida freqente. E tem tamb‚m uma duvida minha. j  foi fabricada motos com motor Wankel? A id‚ia sobre os tombos achei ¢tima, e depois pode vir acompanhada de dicas de pilotagem. Tem uma coisa que considero importante mas ningu‚m faz que ‚ treinar freada de emergˆncia, para quando realmente precisar fazˆ-lo nÆo ter que pensar sobre.
bernhard jordan
Campinas, SP
BernardÆo, o motor turbo foi experimentado pela Honda em uma CB 500 que andava como uma 750, mas gastava como uma 1500, por isso foi abandonado. J  o rotativo Wankel nÆo foi aprovado em motos, mas ‚ usado em alguns carros atuais, como o Mazda. Ele eliminou os pistäes do motor a ciclo Otto e criou uma certa revolu‡Æo na ind£stria. Por‚m ele nÆo consegue obter o mesmo rendimento do motor equivalente a pistÆo e ainda gasta muito mais. A Suzuki chegou a fazer uma 550, chamada de RE 5 Rotary, se nÆo me engano, que andava igual a uma 500, mas gastava igual a uma 1000. A Suzuki ainda usa este motor rotativo, s¢ que num carro esportivo. NÆo existe frenagem de emergˆncia para quem pilota preventivamente. O certo ‚ treinar frenagens de modo geral, alternando velocidades e a divisÆo de pressÆo nos freios dianteiro de traseiro.