Publicidade

Qual a primeira coisa que você faz para se proteger na hora de uma queda ou acidente de moto? Usa as mãos e os braços para se proteger. Imagine ficar sem poder usar as mãos por um período, pequeno que seja, já é um grande transtorno. Então, qualquer motociclista deve utilizar luvas em qualquer situação, seja no verão, no inverno, na chuva, no trajeto curtinho, numa longa viagem.

Escolha a luva certa: proteção é o principal item, sem esquecer do conforto

Escolha a luva certa: proteção é o principal item, sem esquecer do conforto

As luvas adequadas oferecem melhor pegada nos punhos e manetes de embreagem e freio, ajudando na pilotagem e, claro, protegendo das baixas temperaturas, da chuva, em quedas e até de pedras e pedriscos jogados pelos pneus de outros automóveis. Por fim, se não pela segurança, ao menos para não criar calos nas mãos, o que fará com que esposas (maridos) ou namoradas (os) não reclamem na hora do “contato”.

Um boa pegada no punho e nas manetes também é fundamental

Um boa pegada no punho e nas manetes também é fundamental

Publicidade

Existem muitas marcas modelos e qualidade de luvas para motociclistas. O importante é você ter ao menos dois pares para quando uma estiver muito suja ou molhada, você poder lavar enquanto utiliza a outra. Alguns motociclistas tem até mais pares de acordo com o clima e com o tipo de uso da moto. Não interessa se você acha que isso é exagero. Lembre-se que o que é importante é a proteção.

Uma das marcas que oferecem alguns tipos de luvas para motociclistas, a ARX Motosports, dá algumas dicas que podem ajudar o motociclista na hora de escolher o par de luvas ideal. “Como foi falado, as luvas servem primeiramente para proteção. Em uma eventual queda, provavelmente a primeira área em contato com o solo são as mãos, além dos pedriscos e da proteção contra o frio e a água da chuva”, analisa Aluisio Ambrósio, gerente da ARX.

A marca oferece ao mercado dois modelos para motociclistas, a Leather ARX feita em couro e procura oferecer o máximo de conforto e proteção. O outro modelo é a Agilis, que é mais adequada para estradas pela sua impermeabilidade e por oferecer boa proteção tanto da chuva quanto do frio, através de uma membrana interna. Os dois modelos contam com dupla proteção nas palmas da mão e punhos com acabamento de borracha e velcro para melhor ajuste e proteções nas articulações dos dedos.