Publicidade

A Suzuki V-Strom 800 DE venceu o rali Alpen Masters 2023, tradicional competição de grandes aventureiras na Europa. Para isso, desbancou favoritas (e ex-campeãs) como BMW 1250 GS e Ducati Multistrada V4. Confira mais sobre o evento e desempenho das concorrentes.

V-Strom 800 vence BMW 1250 e Multistrada V4 em rali

A nova big trail Suzuki V-strom 800 DE repetiu um feito de 2005, conseguido pela V-Strom 650. Assim como aconteceu com a antiga moto japonesa, que sagrou-se vitoriosa do evento teste Alpen 2006, em 2023 a novata 800 DE levou a melhor.

V-Strom 800

V-Strom 800 venceu BMW 1250 e Multistrada V4 em rali teste Alpen 2023

O Alpen Masters é um prestigiado super comparativo de motos, organizado anualmente pela revista Motorrad da Alemanha. O evento coloca frente a frente as principais ofertas de modelos do mercado.

Publicidade

São colocadas à prova motos de várias categorias, que passam por uma série de exigentes testes e, claro, muitos quilômetros de estrada. Neste ano, a surpresa foi a vitória da novata V-Strom 800 DE, que substitui a antiga vencedora e tecnológica Ducati Multistrada V4 S, bicampeã em 2021 e 2022.

Veja também:

Suzuki-V-Strom-800-DE-768x512

V-Strom 800 foi lançada em 2022

Nova trail e naked

A Suzuki lançou a nova V-Strom 800 junto da versão naked GSX-8S, durante o Salão de Milão (EICMA) 2022. Aliás, a GSX-8S alcançou também o 5º lugar do teste Alpen, assumindo-se como a melhor naked de média cilindrada. Para isso, desbancou favoritas como a igualmente nova Honda CB 750 Hornet.

Publicidade

Ambas as motos Suzuki são movidas pelo novo motor DOHC bicilíndrico paralelo inédito de 776 cm³. Um propulsor refrigerado a líquido, com distribuição de duplo comando com quatro válvulas por cilindro.

Enquanto a trail V-Strom 800 DE entrega 84,3 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 6.800 rpm, a naked GSX-8S desenvolve os mesmo números, mas com a potência levemente reduzida para 82.9 cv.

GSX-8S-2023-02

Versão naked GSX-8S também se saiu melhor que nova Hornet

Além disso, a V-Strom 800 DE conta com uma estrutura tubular de aço combinada com a suspensão Hitachi Astemo (Showa) totalmente ajustável em pré-carga de mola e hidráulica. Já as rodas são raiadas são de 21 e 17 polegadas.

Publicidade

Tamanho não é documento…

De fato, a 800 DE é menor e menos potente que as rivais BMW 1250 e Multistrada V4 S. No entanto, as estradas Europeias de Stelvio Pass, curvas super apertadas, tiveram suas exigências. Apesar da Multistrada ser ainda uma moto de referência, principalmente em tecnologia, a V-Strom se mostrou o modelo ideal para se conduzir.

Suzuki_V-STROM_800DE_06-7936-800x470

Chegada da V-Strom 800 foi confirmada para o Brasil, ainda sem data para lançamento

Ssegundo os avaliadores, os requintes da Multistrada V 4 S requerem um elevado nível de experiência para serem aproveitados. Além disso, foi exatamente neste quesito que a proposta diferente ao ponto da V-Strom ganhou. Por fim, a BMW 1250 é uma das máquinas mais vendidas da marca alemã. No entanto, mostra o peso do tempo e inclusive vai ganhar nova geração (1300) em setembro!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]