Uma das responsáveis pelo crescimento da Yamaha na participação no mercado brasileiro de motocicletas, a pequena trail Yamaha Crosser chega na sua versão 2019 aprimorada. A moto agora vem com freio a disco nas duas rodas e com ABS de uma via, aquele que só atua na roda dianteira. Novos grafismos e cores também fazem parte das novidades no modelo 2019 para as duas versões da moto- S e Z, que se diferenciam pelo para lama dianteiro rente à roda e as tampas do motor com pintura preta na “S”, enquanto que a “Z” traz o para lama alto e o motor na cor prata.
Primeira moto trail até 160 cm³ no Brasil a ser equipada com freio ABS de série, a Yamaha Crosser é reconhecida como uma moto versátil e muito econômica para o uso urbano, onde tem se destacado na preferência dos motociclistas que querem fugir dos buracos e irregularidades dos pisos das grandes cidade brasileiras. A moto tem a suspensão traseira monocross com link, o que oferece maior conforto e melhor capacidade para absorver a buraqueira urbana. A moto tem ainda protetores da suspensão dianteira , como as antigas motos trail tinham, dando um charme especial ao modelo.
A versão “Z” da Crosser 2019 vem nas cores “Competition Blue” (azul sólido) e “Black Eclipse” (Preto sólido). Na versão “S”, que tem o visual mais urbano, as cores para 2019 são a “Sports White” (branco sólido) e “Black Eclipse” (Preto sólido). De resto a moto segue a mesma, com painel que mescla o conta giros analógico e um pequeno visor digital que mostra as funções de velocímetro, hodômetro parcial e total, marcador de combustível, relógio, indicador de marcha engatada e a luz “eco” que, quando acesa, indica pilotagem no melhor nível de economia de combustível. O motor também é o mesmo, com um cilindro, arrefecido a ar, com 149 cm³ de capacidade cúbica e que gera 12,2 cv de potência quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol.
A nova Yamaha Crosser 2019 tem garantia de 3 anos e faz parte do programa Revisão Preço Fixo, da Yamaha, no qual o cliente sabe antes e exatamente quanto pagará nas revisões periódicas. A moto também está dentro do programa Y-TEQ com os itens pastilhas dos freios dianteiro e traseiro, e relação secundária, peças originais com custa mais barato. As duas versões da Crosser 2019 estarão disponíveis na rede de concessionários Yamaha na segunda quinzena de fevereiro pelo preço público sugerido de R$12.390 + frete na versão “S” e R$12.590 + frete na versão “Z”.
Ficha Técnica Yamaha Crosser 2019
Motor | SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos |
Capacidade cúbica | 149,3 cm³ |
Potência Máxima | 12,2 cv/7.500 rpm (Gasolina) – 12,4 cv/7.500 rpm (Etanol) |
Torque Máximo | 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Gasolina) – 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Etanol) |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Sistema de Partida | Elétrica |
Peso a seco | 124 kg |
Câmbio e transmissão | 5 velocidades, por corrente |
Pneu dianteiro | Metzeler Tourance 90/90-19 M/C (52P) aro 19 |
Pneu traseiro | Metzeler Tourance 110/90-17 M/C (60P), aro 17 |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico – 180 mm |
Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross com link – 160 mm |
Freio dianteiro | Disco simples, 245 mm com ABS |
Freio traseiro | Disco simples, 203 mm |
Altura do assento | 845 mm |
Comprimento total | 2050 mm |
Largura Total | 815 mm |
Altura Total | 1160 mm |
Altura mínima do solo | 235 mm |
Distância entre eixos | 1350 mm |
Tanque de Combustível | 12 L (3 L reserva) |