A Yamaha do Brasil anunciou que investirá R$ 520 milhões no mercado brasileiro, no período compreendido entre 2023 e 2025. Segundo a marca, a novidade faz parte de um novo ciclo de investimentos em diferentes áreas. Podemos esperar uma concorrência mais de perto com a líder em vendas Honda?

Yamaha vai investir meio bilhão no Brasil

Segundo comunicado pela Yamaha, a maior parte dos investimentos anunciados – cerca de 80% – será direcionada para a redução das emissões de carbono. E para que isso seja possível, a marca pretende otimizar e ampliar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

Além disso, ocorre ao longo deste ano a transição das sedes da Yamaha, com investimentos que superam os R$ 40 milhões. Depois de 52 anos, a marca deixa a sede administrativa do grupo em Guarulhos e vai para o bairro Cidade Jardim, na Zona Sul de São Paulo.

Yamaha sede Edificio Continental Tower Cidade Jardim Corporate Center SP
Edifício Continental Tower vai abrigar nova sede administrativa da marca japonesa no Brasil

Com a mudança, a empresa anunciou que será possível se adaptar ao sistema de trabalho híbrido. Já o centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo. Mudança visando acesso rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus.

Veja também:

Rival mais próxima da Honda no Brasil

De acordo com a Yamaha, as novidades marcam uma nova fase da história da empresa no país e o reforço do compromisso com o mercado brasileiro. Segundo Osamu Kobayashi, Presidente do Grupo Yamaha do Brasil, os últimos anos foram complexos, mas apesar das dificuldades, o mercado nacional de motocicletas segue crescendo de forma sustentada.

Yamaha Fabrica Manaus
Fábrica da Yamaha localizada em Manaus vai receber recursos para ampliar a capacidade produtiva

Prova disso foi o resultado visto em 2021, ano em que em meio a crise em função da pandemia, a marca registrou um recorde de participação no mercado em 28 anos. Naquele ano, a marca dos diapasões abocanhou 17,4% do total de vendas no Brasil, segundo dados da Fenabrave.

Em números, a Yamaha vem crescendo modestamente sua participação ao longo dos últimos 5 anos – de 13,70% para 15,2% –  enquanto a Honda recuou dos monumentais quase 80% para 78,8% no mesmo período. Será que veremos uma concorrência ainda mais ferrenha em breve?

Seja qual for o desfecho, hoje as operações diretas do Grupo Yamaha do Brasil empregam aproximadamente 10.000 pessoas, sendo 4500 funcionários mais de 5500 colaboradores da Rede de concessionárias e pontos de venda em todo o país.

Vinheta Instagram 8

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio