O sonho de ter uma verdadeira moto de corrida na garegem de casa ganha forma aos poucos com a linha GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing) da Yamaha. E agora a fabricante japonesa resolver oferecer uma versão da sua esportiva mais poderosa, a nova R1.
Yamaha R1 GYTR – Uma moto de corrida
A Yamaha R1 GYTR 2023 é baseada na YZF-R1, a moto de corrida vencedora do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK). Além disso, o modelo também tem como base a engenharia empregada no protótipo da MotoGP, a YZR-M1.
Em resumo, a moto conta com mais de 25 componentes GYTR, incluindo silenciador Akrapovic completo e sistema de link-pipe. A R1 GYTR com isso melhora a potência e a capacidade de pilotagem para pilotos de pista de todos os níveis.
Além disso, a GYTR ECU vem com um chicote elétrico e emulador ABS, para um modo de corrida completo. Para conexão na placa, o pacote inclui juntamente um cabo de PC para diagnóstico remoto e interruptor liga/desliga GYTR, como em uma autêntica máquina de pista.
A folha de especificações tem também o kit de freio de aço inoxidável GYTR, com pistões de pinça de aço e pastilhas de freio Brembo Z04. Mas o kit não estaria completo sem o guidão de corrida e a carenagem ainda em primer branco – pronta para aplicação de pintura nas cores da equipe do cliente.
A fibra de carbono é usada no sub-quadro traseiro e na carenagem para reduzir o peso. Enquanto o tanque de combustível, de grande capacidade e baixo centro de gravidade, promete melhorar a condução. A eletrônica personalizável da Marelli está instalada na moto. E o pacote se completa com o garfo dianteiro Ohlins FGR400.
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Yamaha R1 GYTR na concessionária
Atualmente, existem 17 concessionárias Yamaha GYTR em toda a Europa, mas a marca japonesa pretende fazer com que este número aumente para 25 nos próximos meses. Todas estão ligadas a programas de competição e ao fornecimento de soluções personalizadas para as motos R1, R6, R7 e R3.
E o preço? As lojas recebem as novas R1 GYTR 2023 em dezembro, com valor esperado partindo das casa dos 25 mil euros – cerca de R$ 129 mil em conversão direta. Por lá, uma R1 ‘padrão’ sai por 20 mil euros (R$ 104 mil).
Já o Brasil deve ficar de fora dessa. Por aqui a Yamaha não tem nenhuma loja GYTR e oferece apenas um modelo de sua linha de esportivas, a R3.