Publicidade

Somos priveligiados por Deus. Primeiro por sermos motociclistas e, segundo, por nascermos na América do Sul, que concentra várias das paisagens mais incríveis do planeta! Em homenagem ao Dia da Latinidade, celebrado neste 21 de abril, destacamos alguns lugares fantásticos para conhecer no continente em viagens de moto.

Leia também:

Lugares para conhecer de moto na América do Sul

As dicas são do nosso consultor de viagens Ricardo Kadota, o Rock Ténéré, um eterno obsecado pela Serra Catarinense e por fazer curvas. O motociclista também já apresentou inúmeros destinos para curtir sobre duas rodas no Brasil, como um roteiro cruzando as chapadas dos Guimarães (MT), dos Veadeiros (GO), Diamantina (BA) e Parque Nacional do Jalapão (GO) – uma trip que rendeu fotos lindas e que pode ser conferida aqui.

Rock, em sua viagem pelas chapadas brasileiras com a esposa Luciana, nos leva nesta viagem por destinos imperdíveis na América do Sul

Publicidade

1) O esplêndido Deserto do Atacama

O Atacama, no Chile, tem uma beleza ímpar e diversos locais a serem visitados. As Piedras Rojas, que reúne num só passeio diversos símbolos da região, como os vulcões com picos nevados e lago de água salgada; as Lagunas Altiplânicas, com um inacreditável tom de azul; e o Tour Astronômico, que permite uma visão única das estrelas, são atividades que precisam ser citadas.

Além disso, claro, há o caminho. O trajeto cruza pelo Paso de Jama, um lugar fantástico ao Norte da Argentina, que atravessa a cordilheira. São cenários que jamais serão esquecidos.

Publicidade

2) Cordilheira Peruana, a viagem mais legal da vida

Nas palavras do Rock, este foi ‘o dia que eu mais curti de moto na vida’. Basta pensar no roteiro para ver que não é difícil compreendê-lo. Foi um dia todo rodando sobre os Andes, num percurso de quase 700 km entre as cidades de Cusco e Nazca, com altitudes entre os 3.500 e 4.000 metros e uma infinidade de curvas. Além disso, claro, há vários pontos turísticos para conhecer na região, como as mundialmente famosas Linhas de Nazca.

3) A desafiadora Ruta 40, na região de El Calafate e El Chaten

A Ruta 40 é uma das rodovias mais conhecidas do continente, afinal cruza a Argentina de Norte a Sul e conduz até a região da Terra do Fogo, onde você está muito mais perto da Antártida do que do Brasil. Mas não é ‘apenas’ isso.

Publicidade

Na região da Patagônia, entre El Calafate e El Chaten, a pista fica particularmente desafiadora. Ela contorna uma região montanhosa e os motociclistas sofrem com ventos fortíssimos, além de rodarem por mais de 70 km de off-road. O visual, claro, compensa qualquer esforço – ainda mais se tiver uma parada no incrível Parque Nacional Los Glaciares.

4) Um chocolate quente em Bariloche

Aproveitando a passagem pela Argentina, a Ruta de los 7 Lagos é outra ‘parada’ obrigatória. O trajeto liga San Martim de Los andes a Bariloche, também pela Ruta 40, e cruza cenários cinematográficos. São lagos em diferentes tons de azul, em meio a vegetação local e com as montanhas na linha do horizonte. Outro espetáculo. Já o final do roteiro, claro, pede um chocolate quente em Bariloche, um dos destinos de inverno mais famosos do continente.

5) Serra do Rio do Rastro, meca do motociclismo nacional

É claro que haveria um destino brasileiro na nossa lista de locais para conhecer na América do Sul. Mas a Serra do Rio do Rastro não está aqui apenas para ‘preencher tabela’, representando o nosso país, mas porque ela garante uma experiência inesquecível.

São mais de 280 curvas distribuídas em pouco mais de 8 km. Para ficar melhor é um aclive, que ganha mais de 700 metros no percurso até chegar aos 1.421 metros de altitude no final, onde há um belo – e conhecido – mirante. O percurso se dá pela SC-390, nos 35 km que ligam Lauro Muller a Bom Jardim da Serra – saiba mais sobre a SRR aqui.