Publicidade

Muitos de nós, motociclistas, já pensamos em dar a volta ao mundo de moto. Talvez com uma potente R 1250 GS, por exemplo. Mas por que não encarar esta viagem de scooter? Com esta pergunta em mente, ânimo para rodar 55 mil quilômetros, praticamente nenhuma experiência e um side car (!) a dupla britânica Matt Bishop e Reece Gilkes encarou o desafio.

Na viagem de scooter e sidecar mais longa da história, Bishop e Gilkes visitaram 35 países, 4 continentes e rodaram 55 mil quilômetros

Viagem de scooter: 55 mil km ao redor do mundo

Ao longo de 15 meses os amigos rodaram pela Europa, África, Américas, Ásia e retornaram via Rússia. Logo ficaram conhecidos como ‘The Sidecar Guys’ e em breve entraram ao Guinness Book of Records na categoria ‘Viagem mais longa de scooter e sidecar‘. A epopeia durou de julho de 2017 a janeiro de 2019 e, finalmente oficializada, deve ser publicada na edição impressa do Guinness em 2021.

Encontrar suporte em alguns lugares da África não foi tarefa fácil

Publicidade

A parceira escolhida para estes 54.962 quilômetros foi uma Honda SH300i, adaptada a um sidecar personalizado. Um detalhe curioso: até encarar esta viagem de scooter, os tinham praticamente zero experiência pilotando motos. “Antes de sairmos as pessoas nos avisaram que isso ou aquilo poderia acontecer, mas ninguém mencionou que a embreagem poderia quebrar, então quando isso aconteceu não tínhamos ideia do que estava errado”, revelou Gilkes.

Apesar de versátil, nem todos os mecânicos do mundo puderam reparar a Honda SH300i

Mas, afinal, com tantas opções categorias de motos no mercado por que viajar com um scooter? De acordo com os recordistas, a ideia levou em consideração a praticidade e também a suposta facilidade de conseguir peças em qualquer lugar do mundo, literalmente. Entretanto, não foi fácil encontrar assistência em lugares mais remotos da África.

Ao final foram 15 messes de viagem e ações, tudo documentado pelos aventureiros

Publicidade

Aventura virou livro

Bishop e Gilkes atravessaram um total de 35 países ao redor do globo e todos as passagens foram documentadas. Além disso, durante as suas jornadas eles arrecadaram dinheiro para uma série de instituições de caridade e de anti-tráfico humano em todo o mundo. Toda a aventura virou livro, o Our Ridiculous World Trip.

“Sabíamos que teríamos de enfrentar problemas e esse era o objetivo da viagem. A ideia era ver até onde poderíamos ir usando apenas pequenas economias e contando com a ajuda de pessoas desconhecidas”, contou a dupla inglesa descrevendo um dos significados da viagem. Publicado em agosto de 2020, o livro ainda não tem versão em português. Na internet, ele custa aproximadamente R$ 90.

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza