A Ducati apresentou a versão 2020 da nova Panigale V4 no início desta semana. Durante uma live aberta, transmitida aos fãs e clientes, a fabricante italiana mostrou as inovações do seu produto de ponta no mercado nacional. O modelo superesportivo teve mudanças em seu design e também no acerto fino do conjunto.
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Ducati Panigale V4 S 2020
A Panigale V4 S chegou ao Brasil ainda em 2019, substituindo a 1299 Panigale, quando foram montadas 50 unidades no complexo da fabricante em Manaus. Apenas um ano depois a Ducati entrega agora um produto renovado e que se vale de toda a tecnologia possível de ser derivada da MotoGP. Desta forma, a versão 2020 promete oferecer uma dinâmica ainda mais refinada, especialmente para pilotos profissionais.
O motor Desmosedici V4 de 90° com 1.103cc manteve a sua capacidade, entregando 214 cv a 13.000 rpm e 12,6 kgfm de torque a 10.000 rpm. Do mesmo modo, o virabrequim segue girando no sentido anti-horário, anulando parte do efeito giroscópico e pretendendo oferecer uma melhor dinâmica para movimentação, facilitando as curvas.
Entretanto, o modelo tem nova calibração de suspensão dianteira e traseira para movimentar seus diminutos 175 kg de peso. Assim, a assombrosa relação peso e potência é de 1,22 cv para cada quilo do conjunto.
Aero Pack renovado
As carenagens laterais receberam mudança significativa, exibindo dois grandes extratores de ar em cada um dos lados. Muito comentadas pelos entusiastas, as asas logo atrás dos faróis são outro recurso vindo da MotoGP.
Fabricadas de material termoplástico elas podem mudar sua rigidez de acordo com a temperatura, suportando até 30 quilos de arrasto em velocidade de 270 km/h. Ou seja, é mais downforce no eixo dianteiro. Além disso, o para-brisa aumento de tamanho, contribuindo à aerodinâmica.
Ainda, a moto recebeu uma série de alterações de chassi, de controle eletrônico e de mapeamento Ride by Wire. Desenvolvida pelos engenheiros da Ducati e Ducati Corse (que, segundo a marca, analisaram dados dos clientes e do Mundial de Superbike) as mudanças buscaram aumentar a estabilidade e a velocidade de rotação.
A Panigale V4 S vem ainda com controle eletrônico, utilizando o sistema Öhlins Smart EC de segunda geração, que explora o potencial do IMU 6D (unidade de medição inercial). Por fim, itens como controle de arrancada, de tração, de freio motor e freios ABS fecham o pacote que custa R$ 129.990. Ela está disponível apenas na cor Ducati Red.