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A Multistrada V4 é a moto mais vendida da Ducati ao redor do mundo. Já foram 6.382 unidades vendidas nos primeiros meses de 2023, numa média global acima das 1.000 motos/mês. Mas qual é o segredo do sucesso da poderosa big trail italiana?

Multistrada V4, moto mais vendida da Ducati

Os primeiros seis meses de 2023 foram de destaque para a Ducati, que emplacou 34.976 motos nesse período – considerando todos seus países de atuação, incluindo o Brasil e seus 582 registros. Segundo a empresa, isso representa um aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

E quase 20% deste total se deve ao sucesso de um modelo, Multistrada V4. Uma motocicleta que chegou ao mercado europeu no final de 2020 e desembarcou por aqui em 2022.

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Multistrada V4 chegou ano passado no Brasil apenas na versão S

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Aliás, no Brasil temos apenas a versão V4 S à disposição, trazendo tecnologias como o sistema de radar. No entanto, para o velho continente a motocicleta chega nas versões V4, V4 S, V4 Rally e V4 Pikes Peak. Mas afinal, quais fatores tem empurrado a V4 rumo ao sucesso?

Eletrônica da Multistrada V4

O generoso pacote eletrônico é uma das apostas da Multistrada V4 para encarar a disputada concorrência. Por isso, conta com 4 modos de pilotagem, 4 modos de carga e mais de 400 combinações de parâmetros para suspensão semi ativa. O modelo também está equipado com os melhores sistemas eletrônicos de assistência à condução como DTC, ABS Cornering, DWC, DQS.

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Modelo chegou trazendo ao mercado uma série de tecnologias e inovações

E estas informações são exibidas pelo painel digital, uma tela TFT de 6,5 polegadas, com conectividade via Wi-Fi e Bluetooth, além de GPS. A moto tem ainda faróis Full-LED com iluminação em curva (Cornering Light) e muitos, muitos outros recursos.

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Inovações da Ducati

Com tanta atenção à eletrônica, é natural que a Ducati tenha aproveitado a Multistrada para estrear algumas de suas inovações. É o caso de tecnologias como o sistema de radar, novidade desenvolvida em colaboração com a Bosch e uma das pioneiras no mundo. Saiba como ele funciona no vídeo abaixo.

Os radares formam um sistema de ajuda avançado, com sensores instalados entre os faróis dianteiros e abaixo da lanterna traseira. Eles monitoram os pontos cegos e atuam a partir de um Cruise Control Adaptativo.

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Desempenho da Multistrada V4 S

Outro destaque presente em toda a linha Multistrada V4 foi a adoção do motor de 4 cilindros em “L” de 1.158 cm³. Um propulsor V4 (V a 90 graus) derivado da esportiva Panigale. A usina com diversas modificações dedicadas para a big trail, incluindo a troca do comando de válvulas desmodrômico da Ducati por um tipo convencional.

potência da multistrada v4 s

Motor derivado da Panigale gera uma experiência brutal na Multistrada V4. Mesmo com cerca de 250 kg, big trail precisa de apenas 10 segundos para chegar aos 200 km/h

Desta forma, o motor entrega potência máxima de 170 cv a 10.500 rpm e torque máximo de 12,7 kgfm aos 8.750 giros. A moto tem câmbio tem seis velocidades com quickshifter bidirecional. Assim, a big trail garante desempenho digno de esportiva, com 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos e velocidade máxima acima dos 250 km/h.

 

Quanto custa a Ducati Multistrada no Brasil

Atualmente, a Multistrada V4 é oferecida no país apenas na versão S, com preço sugerido de R$ 144.990. Ano passado, o modelo foi o mais vendido da marca no Brasil, com 141 emplacamentos. A linha adventure da marca, ainda tem as Multistrada V2 S (R$ 98.990) e o lançamento Desert X (R$ 97.990).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]