O segmento das big trail no Brasil tem um público fiel que, mesmo na pandemia, aqueceu o mercado em 2020 mais 0,3% em comparação com 2019. Contudo, se você procura uma big trail barata para gastar pouco, separamos um top6 com as grandes aventureiras mais baratas à do Brasil em 2021.
Big trail mais baratas de 2021
Para montar o ranking, levamos em consideração o valor oficial sugerido pelas marcas, mas também o preço de mercado da moto zero quilômetro da tabela Fipe de agosto. Confira a lista:
Top big trail mais baratas em 2021 Publicidade
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Modelo |
Preço sugerido | Preço de mercado Zero KM (Fipe) |
1º Kawasaki Versys 650 |
R$ 42.990 | R$ 43.342 |
2º Suzuki V-Strom 650 | R$ 55.980 |
R$ 51.410 |
3º BMW F 750 GS | R$ 59.500 |
R$ 60.655 Publicidade
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4º Triumph Tiger 900 | R$ 64.390 |
R$ 64.227 |
5º BMW F 850 GS | R$ 68.500 |
R$ 76.716 |
6º Honda Africa Twin 1100L | R$ 70.490 |
R$ 82.012 |
Big trail mais barata: Kawasaki Versys 650
A Kawasaki lidera a lista de big trails mais baratas com a Versys 650. Ágil, versátil e confortável a aventureira tem uma proposta que até encara uma terrinha mas se dá melhor em vias de asfalto. Assim, suas rodas de 17 polegadas e liga leve mostram que o modelo gosta mesmo é de estrada.
Além disso, o motor de refrigeração líquida tem dois cilindros paralelos de 649 cilindradas tem ajuste para entregar potência na faixa de baixa a média rotação. O modelo possui potência máxima de 69 cv a 8.500 rpm e seu torque pode chegar a 6,5 kgfm a 7.000 rpm.
Suzuki V-Strom 650
A Suzuki traz como entrada para o mundo das big a V-Strom 650. A aventureira é equipada com controle de tração com dois modos e que também pode ser desligado.
Dessa maneira, o primeiro modo possui um menor nível de intervenção, sendo mais suave, o que permite uma leve perda de tração da roda. Já o segundo modo, ideal para pisos escorregadios, possui maior nível de intervenção executado constantemente, controlando e prevenindo a menor perda de tração possível.
O modelo de entrada da família V-Strom tem um motor potente que entrega potência máxima de 71 cv a 8.800 rpm que rendem torque de até 6,32 kgf.m a 6.500 rpm.
Além disso, o motor quatro tempos é aliado à tecnologia de pistões revestidos com resina anti-atrito e a Suzuki afirma que as tecnologias utilizadas na moto oferecem um baixo consumo de combustível.
A marca alemã emplacou o terceiro lugar na lista das big trail mais baratas com a F 750 GS. A BMW oferece com o modelo o conforto já consagrado das GS aliado a tecnologia embarcada como Controle Automático de Estabilidade (ASC) que traz mais segurança ao piloto.
Assim, seu motor é bicilíndrico paralelo, quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e tem 853 cilindradas que rendem 77 cv a 7.500 rpm enquanto o torque máximo chega a 8,5 Kgf.m em 6.000 rpm.
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Triumph Tiger 900
A inglesa Triumph apresenta a família Tiger a mais nova 900. Dessa forma, o modelo representa um novo patamar para as motos da linha aventureira da marca. A Tiger 900 traz na versão básica uma tela TFT de cinco polegadas e nas outras versões uma tela TFT colorida de sete polegadas.
Além da tela exclusiva, o controle de tração nas curvas não está disponível na versão básica. Contudo, o seu novo motor de três cilindros e 900 cc passou por aprimoramento do desempenho fornecendo mais potência ao longo da faixa de rotações, atingindo potência máxima de 95 cv a 8.750 rpm. Assim o Tiger 900 rende 9% a mais do que a geração anterior.
BMW F 850 GS
A família GS continua na lista das Big mais em conta. Porém, a irmã maior, a BMW F 850 GS, tem o quinto melhor custo benefício e, de acordo com os dados fornecidos pela Fenabrave, é a segunda big trail mais vendida no Brasil ao longo do ano passado.
Assim, com seu motor 853 cilindradas, o modelo consegue atingir 80 cv a 6.250 rpm e um torque máximo de 9,0 Kgf.m em 6.250 rpm e faz jus ao posto. Além disso, o modelo conta com um design robusto protetores de cárter, pneus enduro, faróis auxiliares em LED e guidão em alumínio.
Big trail barata: Honda Africa Twin 1100L
A Honda começou a olhar com mais atenção para o segmento das aventureiras. Assim, a marca atualizou o motor e pacote eletrônico da sua big e, no ano passado, trouxe a nova Africa Twin 1100.
Portanto, a nova Africa Twin se apresenta ao mercado em quatro versões, sendo a versão Adventure Sports a opção topo de linha por ser equipada com itens exclusivos. Inclusive, confira nosso comparativo entre as versões da big trail da Honda.