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A nova Africa Twin 1100 já está entre nós. A nova CRF 1100L é oferecida em quatro versões, com preços sugeridos entre R$ 70.490 e R$ 96.626. Aqui, saiba quais são os itens exclusivos da mais cara, a Adventure Sports.

Anunciada no ano passado, a nova geração da Africa foi apresentada no Brasil em maio. As primeiras unidades chegaram às lojas em julho e, segundo a Honda, a fila de espera para algumas versões.

A nova Africa Twin está disponível em quatro versões. Aqui a Adventure Sports com câmbio DCT, a mais indicada para longas viagens

Isso aconteceu graças aos bons números da pré-venda – onde ela vendeu mais que a geração anterior em todo ano de 2020. Nesta reportagem, você verá sobre:

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  • Qual o valor de uma Africa Twin
  • Quais itens diferentes possui a Adventure Sports
  • Quais itens eletrônicos há na big trail da Honda
  • Quantos cavalos tem a Africa 1100
  • A ficha técnica da nova Africa Twin

 

Africa Twin 1100: diferenças da Adventure Sports

Na prática, são dois modelos, Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports. Como ambas podem ser encontradas com câmbio manual ou DCT, temos quatro versões ao todo. Veja abaixo os preços da nova big trail da Honda:

Africa Twin 1100: R$ 70.490
Africa Twin 1100 DCT : R$ 76.804
Africa Twin 1100 Adventure Sports: R$ 90.490
Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: R$ 96.626

Preço sugerido da nova Africa Twin parte dos R$ 70.490 da versão de entrada. Aliás, ela é a única com opção na cor preta

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A Adventure Sports possui uma série de itens exclusivos com o objetivo de reforçar sua proposta touring. Os principais deles são as suspensões com ajuste eletrônico, o tanque maior e os pneus sem câmara. Saiba abaixo o que muda na versão.

Africa Twin Adventure Sports: diferenças

Africa Twin 1100 Adventure Sports
Suspensões São da Showa. Na dianteira há garfo invertido e na traseira há Pro-Link, com cursos de 230 mm e 220 mm. Há ajustes de compressão e retorno em ambas, além de seleção da pré-carga na mola traseira – feitos manualmente São são Showa EERATM, com as mesmas configurações, medidas e ajustes da ‘outra’ Africa Twin. Porém, aqui as seleções são feitas eletronicamente, através da tela TFT. Também é possível montar pré-definições específicas para cada um (dos dois) modos de pilotagem User, assim como suas pré-cargas de mola para as opções pilotagem sozinho, com garupa, sozinho e com bagagem, com garupa e bagagem
Pneus Calça pneus 90/90 – 21 na frente e 150/70 – 18 atrás. Ambos com câmara São das mesmas marcas e medidas. Porém, graças aos aros, sem câmara
Parabrisa Fixo e baixo. É vendido um modelo longo como opcional, mas não terá opções de regulagem Ajustável em cinco posições. Ajuste feito de forma manual
Farol Duplo e com DRL, tudo em LED. Ainda possui sistema de funcionamento automático Idêntico ao da ‘outra’ Africa, mas com corning light. O sistema possui 3 pequenos LED sob cada farol que se ligam progressiva à medida em que moto inclina em movimento
Tanque 18,8 litros 24,6 litros (6 litros a mais)
Manopla aquecida Não possui Possui
Suporte em aluminio Não há – apenas como item opcional. Curiosamente, não há alças para o garupa Sim, como item de série. O suporte (para top case) em alumúnio inclui alças para o garupa
Protetores de mão São itens de série, mas pequenos De série, vem com um ‘extensor de guarda de manoplas’
Cores e grafismos Câmbio manual: Vermelho (Grand Prix Red) e Preto (Matt Ballistc Black Metalic)
Câmbio DCT: Vermelho (Grand Prix Red)
Disponível apenas em Branco Perolizado – Pearl Glare White, seja com câmbio manual ou DCT
Uso Pelo conjunto mais leve (206 / 216 kg contra 215 / 225 kg) e esguio, tem proposta mais versátil. É, por exemplo, mais off-road Graças à maior proteção aerodinâmica e autonomia, é mais apta ao uso em longas viagens. Assim, tem maior vocação touring

Repare no corning light funcionando mesmo a moto minimamente inclinada. Quanto mais ela deitar, maior o número de LEDs que irá ligar

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O que a Africa 1100 de entrada oferece

Temos uma boa notícia ao consumidor que não está disposto a investir os R$ 90 mil necessários para comprar uma Africa Twin Adventure Sports. A versão de entrada possui os principais itens de série disponíveis na big trail e compartilha toda sua base mecânica, incluindo motor e opção pelo câmbio DCT.

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Mesmo na versão de entrada, nova Africa tem cruise control, anti wheelie, ABS adaptado para curvas, tela TFT e 6 modos de pilotagem. Os protetores de carenagem e motor, porém, não são item de série nem na Adventure Sports

Assim, a versão mais barata da Africa possui assento ajustável, ABS comutável e adaptado para curvas, cruise control e todos os seis modos de pilotagem, incluindo os dois totalmente personalizáveis. Ainda, tem a mesma tela TFT de 6,5 polegadas.

Africa Twin 1100: itens compartilhados
Africa Twin 1100 Adventure Sports
Motor É um OHC, 2 cilindros, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido. Tem 1.084 cm³ e gera 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio DCT O automatizado de dupla embreagem DCT está disponível em todas as versões. Quem perferir, pode optar pela versão manual de seis marchas, mesmo na Adventure Sports
Assento ajustável Presente em todas as versões. Tem ajustes manuais e altera a altura do solo entre 870mm e 850mm
Tecnologia: segurança O ABS pode ser desligado (ou, ainda, usado no modo Off Road); ABS adaptado para curvas; Wheelie control de 4 níveis; Sistema Emergency Stop Signal (ESS) para evitar colisões traseiras
Tecnologia: modos de pilotagem Modos Tuor, Urban, Gravel e Off Road – todos personalizáveis em alguns pontos, como no nível de atuação do controle de tração. Ainda há os Tour 1 e 2, totalmente personalizáveis
Cruise control Item de série em todas as versões
Tela TFT Com 6,5 polegadas e touchscreen, é item de série. Compatível com Android e iOS, permite espelhamento do smartphone. É auxiliada por uma pequena tela LCD inferior, que informa sobre velocidade, hodômetro e marcha engatada
Acessórios Os acessórios originais são compatíveis com ambos os modelos. Entre eles, assento rebaixado, cavalete central, protetores de motor e tanque, top case, bolsas laterais rígidas e faróis de neblina

Quer saber mais sobre a nova Africa Twin? Acesse a sua ficha técnica.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza