A nova Africa Twin 1100 já está entre nós. A nova CRF 1100L é oferecida em quatro versões, com preços sugeridos entre R$ 70.490 e R$ 96.626. Aqui, saiba quais são os itens exclusivos da mais cara, a Adventure Sports.
Anunciada no ano passado, a nova geração da Africa foi apresentada no Brasil em maio. As primeiras unidades chegaram às lojas em julho e, segundo a Honda, a fila de espera para algumas versões.
Isso aconteceu graças aos bons números da pré-venda – onde ela vendeu mais que a geração anterior em todo ano de 2020. Nesta reportagem, você verá sobre:
- Qual o valor de uma Africa Twin
- Quais itens diferentes possui a Adventure Sports
- Quais itens eletrônicos há na big trail da Honda
- Quantos cavalos tem a Africa 1100
- A ficha técnica da nova Africa Twin
Africa Twin 1100: diferenças da Adventure Sports
Na prática, são dois modelos, Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports. Como ambas podem ser encontradas com câmbio manual ou DCT, temos quatro versões ao todo. Veja abaixo os preços da nova big trail da Honda:
Africa Twin 1100: R$ 70.490
Africa Twin 1100 DCT : R$ 76.804
Africa Twin 1100 Adventure Sports: R$ 90.490
Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: R$ 96.626
A Adventure Sports possui uma série de itens exclusivos com o objetivo de reforçar sua proposta touring. Os principais deles são as suspensões com ajuste eletrônico, o tanque maior e os pneus sem câmara. Saiba abaixo o que muda na versão.
Africa Twin Adventure Sports: diferenças |
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Africa Twin 1100 | Adventure Sports | |||
Suspensões | São da Showa. Na dianteira há garfo invertido e na traseira há Pro-Link, com cursos de 230 mm e 220 mm. Há ajustes de compressão e retorno em ambas, além de seleção da pré-carga na mola traseira – feitos manualmente | São são Showa EERATM, com as mesmas configurações, medidas e ajustes da ‘outra’ Africa Twin. Porém, aqui as seleções são feitas eletronicamente, através da tela TFT. Também é possível montar pré-definições específicas para cada um (dos dois) modos de pilotagem User, assim como suas pré-cargas de mola para as opções pilotagem sozinho, com garupa, sozinho e com bagagem, com garupa e bagagem | ||
Pneus | Calça pneus 90/90 – 21 na frente e 150/70 – 18 atrás. Ambos com câmara | São das mesmas marcas e medidas. Porém, graças aos aros, sem câmara | ||
Parabrisa | Fixo e baixo. É vendido um modelo longo como opcional, mas não terá opções de regulagem | Ajustável em cinco posições. Ajuste feito de forma manual | ||
Farol | Duplo e com DRL, tudo em LED. Ainda possui sistema de funcionamento automático | Idêntico ao da ‘outra’ Africa, mas com corning light. O sistema possui 3 pequenos LED sob cada farol que se ligam progressiva à medida em que moto inclina em movimento | ||
Tanque | 18,8 litros | 24,6 litros (6 litros a mais) | ||
Manopla aquecida | Não possui | Possui | ||
Suporte em aluminio | Não há – apenas como item opcional. Curiosamente, não há alças para o garupa | Sim, como item de série. O suporte (para top case) em alumúnio inclui alças para o garupa | ||
Protetores de mão | São itens de série, mas pequenos | De série, vem com um ‘extensor de guarda de manoplas’ | ||
Cores e grafismos | Câmbio manual: Vermelho (Grand Prix Red) e Preto (Matt Ballistc Black Metalic) Câmbio DCT: Vermelho (Grand Prix Red) |
Disponível apenas em Branco Perolizado – Pearl Glare White, seja com câmbio manual ou DCT | ||
Uso | Pelo conjunto mais leve (206 / 216 kg contra 215 / 225 kg) e esguio, tem proposta mais versátil. É, por exemplo, mais off-road | Graças à maior proteção aerodinâmica e autonomia, é mais apta ao uso em longas viagens. Assim, tem maior vocação touring |
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O que a Africa 1100 de entrada oferece
Temos uma boa notícia ao consumidor que não está disposto a investir os R$ 90 mil necessários para comprar uma Africa Twin Adventure Sports. A versão de entrada possui os principais itens de série disponíveis na big trail e compartilha toda sua base mecânica, incluindo motor e opção pelo câmbio DCT.
Assim, a versão mais barata da Africa possui assento ajustável, ABS comutável e adaptado para curvas, cruise control e todos os seis modos de pilotagem, incluindo os dois totalmente personalizáveis. Ainda, tem a mesma tela TFT de 6,5 polegadas.
Africa Twin 1100: itens compartilhados | ||||
Africa Twin 1100 | Adventure Sports | |||
Motor | É um OHC, 2 cilindros, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido. Tem 1.084 cm³ e gera 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgf.m a 6.000 rpm | |||
Câmbio DCT | O automatizado de dupla embreagem DCT está disponível em todas as versões. Quem perferir, pode optar pela versão manual de seis marchas, mesmo na Adventure Sports | |||
Assento ajustável | Presente em todas as versões. Tem ajustes manuais e altera a altura do solo entre 870mm e 850mm | |||
Tecnologia: segurança | O ABS pode ser desligado (ou, ainda, usado no modo Off Road); ABS adaptado para curvas; Wheelie control de 4 níveis; Sistema Emergency Stop Signal (ESS) para evitar colisões traseiras | |||
Tecnologia: modos de pilotagem | Modos Tuor, Urban, Gravel e Off Road – todos personalizáveis em alguns pontos, como no nível de atuação do controle de tração. Ainda há os Tour 1 e 2, totalmente personalizáveis | |||
Cruise control | Item de série em todas as versões | |||
Tela TFT | Com 6,5 polegadas e touchscreen, é item de série. Compatível com Android e iOS, permite espelhamento do smartphone. É auxiliada por uma pequena tela LCD inferior, que informa sobre velocidade, hodômetro e marcha engatada | |||
Acessórios | Os acessórios originais são compatíveis com ambos os modelos. Entre eles, assento rebaixado, cavalete central, protetores de motor e tanque, top case, bolsas laterais rígidas e faróis de neblina |
Quer saber mais sobre a nova Africa Twin? Acesse a sua ficha técnica.