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A fabricante italiana MV Agusta já estuda um projeto para a sua nova esportiva ‘premium’. E a marca deseja criar nada menos que uma ‘moto incrível’ para suceder à icônica superbike F4. Parece uma tarefa difícil, então vamos conferir como a empresa pretende fazer isso.

MV Agusta quer moto ‘incrível’ substituindo F4

Quando a MV lançou pela primeira vez a F4, em 1999, muitos elogiaram o design excepcionalmente afiado e esportivo da moto. Também pudera, foi assinado por Massimo Tamburini no CRC (Cagiva Research Center), ninguém menos que o mesmo gênio que deu ao mundo a clássica Ducati 916.

mv agusta do lewis hamilton

Piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton, já teve modelo de série limitada baseado na F4

Ao longo do tempo a moto incrível que era a F4 evoluiu. Mas no quesito visual pouco foi alterado, e nem precisou até seu último ano de 2018. No entanto, agora pode estar chegando criar um sucessora para o produto. Ao menos foi o que o CEO da marca, Timur Sardarov, confirmou em entrevista recente.

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“A F4 era uma moto única quando foi lançada. Queremos ter essa singularidade olhando cinco anos à frente e isso não é muito fácil”, disse Sardarov.

Em 2016 renomado estúdio de design Zagato criou um conceito para a F4

Além disso, o chefe italiano enfatizou a necessidade da marca construir algo tecnologicamente superior. Tudo isso usando inovações já disponíveis, mas mirando em um resultado satisfatório a longo prazo. Quanto ao desenho da moto ele acrescenta:

“Para o design, não estou preocupado. Podemos enlouquecer o quanto quisermos – é a MV Agusta. Mas precisamos ter muito cuidado onde escolhemos o caminho, porque pode variar muito o que fazemos e quanto custa”, disse o CEO.

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Nasceu das pistas e pode mudar de rumo…

A MV Agusta F4 nasceu como uma moto de 750cc, movida por um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a líquido, (DOHC) de 16 válvulas. Uma usina derivada do motor Ferrari Fórmula 1 de 1990-1992!

mv agusta f4 vermelha

F4 teve motor desenhado com apoio de time da F1

Isso porque, ainda no início do processo de design, os engenheiros da Ferrari ajudaram no desenvolvimento do motor. Mas a MV, na época uma subsidiária da Cagiva, se desviou do desenho da fabricante de carros, mas manteve uma característica no propulsor: as válvulas radiais.

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Com isso, o motor F4 foi um dos únicos do mundo em motocicletas com esse tipo de configuração produzida. Além disso, mais tarde a fabricante levou essa usina para os 1000cc, em 2005. Logo após mudanças nas regras no Mundial de Superbike, que ocorreram na época.

mv agusta f4

Sucessora deve ser mais poderosa, mas não necessariamente ter o DNA das pistas… Atualmente, esportiva entrega 215 cv de potência a 13.600 rpm

Como se vê, a F4 tem suas raízes nas pistas de corrida. No entanto, o CEO da MV Agusta disse que a sua sucessora pode não adotar um DNA de superbike como o original. Segundo ele, a fabricante ainda está em fase de projeto e há diferentes ideias técnicas que estão sendo analisadas.

Como se percebe, além de projetar um novo design a marca também terá que criar um novo motor. Sardarov já deu a entender que a capacidade de 1.000 cc deve permanecer junto dos quatro cilindros. Melhor ainda, prometeu que superaria significativamente a concorrência. Realmente, não vai ser fácil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]