Publicidade

A família Burgman fez muito sucesso no Brasil, com opções de 125, 400 e 650 cilindradas, mas foi extinta por aqui em 2019. Porém, o Suzuki Burgman segue disponível no exterior e o caçula, de 125 cilindradas, acaba de ganhar novidades para a versão 2023. Veja o que estamos perdendo.

 

Novo Suzuki Burgman 125 2023 

No Brasil o Suzuki Burgman 125 saiu de linha ainda em 2019. No lugar, agora a representante oficial da marca no país (JTZ) atua no segmento de baixa cilindrada com a marca Haojue – que por sua vez oferece a substituta Lindy 125.

Novo Suzuki Burgman 125 2023 foi apresentado na Europa

Publicidade

Enquanto isso, no exterior, a economia no consumo de combustível foi o foco no desenvolvimento do novo Suzuki Burgman Street 125 EX para 2023. Pela primeira vez, um sistema start-stop foi colocado em um modelo dessa linha de scooter.

Essa novidade desliga o motor automaticamente, quando o veículo está parado, e liga novamente quando o acelerador é acionado. Uma partida elétrica particularmente silenciosa é usada para isso. É algo similar ao que já conhecemos em modelos como o Honda PCX e Yamaha Fluo.

Modelo segue oferecendo a praticidade de um conjunto scooter

Graças ao novo sistema start-stop automático, o consumo de combustível do Suzuki Burgman Street 125 EX é de 1,9 litros por 100 quilômetros! Ou seja, segundo a marca ele faz mais de 52 km por litro de gasolina. O motor é um monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a ar, com potência modesta de 8,6 cv a 6.500 rpm.

Publicidade

Como de praxe em modelos scooter, o câmbio é automático do tipo CVT. De qualquer forma, trata-se de um conjunto prático e honesto com seu tanque de gasolina de 5,5 litros garantindo uma autonomia de quase 300 km!

Burgman Street 125 tem painel de LCD e luzes de LED

Veja também:

Scooter mira no custo benefício 

O novo Suzuki Burgman Street 125 EX é leve, pesa 112 kg com o tanque cheio. E para rodar o modelo segue com as pequenas rodas de 12 polegadas e mantém o design clássico já conhecido.

Publicidade

Esse pequeno tem sistema de freios com disco na dianteira e tambor na traseira – sem ABS. O modelo tem sistema de freio combinado (CBS), requisito mínimo para aprovação na Europa, assim como no Brasil. Desta forma, nada de ABS…

Tomada USB e espaços na carenagem estão presentes, mas nada de sistema ABS

O Suzuki Burgman Street 125 EX tem luzes de LED e painel de LCD. Um compartimento para smartphone com porta USB é padrão – mas serve apenas para carregamento. As funções Bluetooth não estão disponíveis.

O preço do modelo 2023 ainda não foi divulgado, mas seu antecessor tinha valores na faixa dos 4.200 euros – cerca de R$ 21 mil em conversão direta. Infelizmente, não há qualquer expectativa de vê-lo no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]