A nova Suzuki V-Strom 800 foi lançada no Salão de Milão EICMA de 2022 e, durante o evento, já foi confirmada ao Brasil. No entanto, a big trail chegará por aqui somente no ano que vem, 2024. Confira os detalhes da novidade, prometida em duas versões para o nosso mercado.
Big trail V-Strom 800 no Brasil
Segundo o Grupo J.Toledo, representante da marca Suzuki no país, a V-Strom 800 desembarca no Brasil somente em 2024. No entanto, a nova big trail será oferecida no mercado nacional em suas duas versões: DE e SE.
A grande diferença entre as motos está na proposta de uso. Mais voltada ao off-road, a V-Strom 800 DE tem usa rodas raiadas, calçando pneus sem câmara. Além disso, tem 21 polegadas na frente. Já a SE, que foca no conforto em estradas e viagens, tem rodas de liga com aro 19″ na dianteira.
Contudo, ambas as motos da Suzuki são movidas pelo novo motor DOHC bicilíndrico paralelo inédito de 776 cm³. Um propulsor refrigerado a líquido, com distribuição de duplo comando com quatro válvulas por cilindro.
Sim, curiosamente a Suzuki manteve o nome V-Strom na big trail, mesmo com o motor trocando o tradicional formato de V pelo dois cilindros em linha. Além disso, a nova aventureira 800 tem 84,3 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 6.800 rpm.
O motor adota uma caixa de câmbio de seis marchas – com sistema de troca rápida bidirecional – e combinada com embreagem assistida com sistema deslizante.
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Ficha técnica Suzuki V-Strom 800
Mas se o motor da nova V-Strom 800 rompe com o passado, o visual da aventureira aposta na DR-Z da década de 1980 – como visto na V-Strom 1050. Entretanto, a big trail já tem os faróis de LED sobrepostos, uma das últimas tendências da Suzuki, abaixo do para-brisa ajustável em três posições.
Em termos de tecnologia, a nova V-Strom tem três níveis de controle de tração. Além disso, o Suzuki Traction Control System oferece, por exemplo, a função específica G (Gravel) – que permite fazer algumas derrapagens na aceleração.
A moto também tem ABS com a possibilidade de selecionar duas lógicas de operação e excluir a função antibloqueio na roda traseira. Por fim, a moto ainda tem três modos de pilotagem, monitorados pelo novo display multifuncional TFT de 5 polegadas.
Preço da nova big trail Suzuki
No exterior, a V-Strom 800 é uma big trail de preço agressivo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o modelo de entrada custa apenas 7% mais que a V-Strom 650, mesmo com projeto superior em tecnologia e desempenho. Já a diferença para a 1050 é enorme: a ‘irmã maior’ custa 55% mais que a 800 cc, comparando as versões básicas.
Se por lá a V-Strom 800 parte dos 9.900 dólares, ainda não sabemos quanto o modelo custará no Brasil. Por aqui, a V-Strom 650 tem preço sugerido de R$ 55.900 (na versão XT), enquanto a 1050 sai por R$ 82.600 e R$ 86.950 nas versões de entrada a XT – equivalente à DE vendida no exterior.