Publicidade

A Harley-Davidson é conhecida e famosa pelos seus grandes modelos custom/cruiser. No entanto, a fabricante norte-americana já se arriscou no terrenos das superesportivas de corrida. E tudo aconteceu inspirado na marca italiana Ducati – que hoje é a atual campeã do MotoGP. Conheça esse projeto nada convencional.

Conheça a moto superesportiva Harley-Davidson

A Harley-Davidson VR1000 foi uma moto de corrida desenvolvida no final dos anos 1980 para enfrentar os melhores do mundo! Sim, normalmente não associamos a marca norte-americana a máquinas esguias e de alto desempenho…

Mas a VR1000 foi uma exceção a isso – movida com um V-twin de 996cc 60º, com refrigeração líquida, (duplo cabeçote por cilindro), quatro válvulas por cilindro, injeção de combustível Weber e mais de 135 cv a cerca de 10.000 rpm. Nada mal não é?

vr 1000 harley-davidson

Quem diria que a Harley já fez superesportivas de corridas de moto velocidade?

Publicidade

E diga-se de passagem, a equipe de design da moto começou tudo com um motor de diâmetro e curso de 98 mm x 66 mm. Coincidentemente, exatamente as mesmas dimensões da Ducati 916, na evolução de 1995. A Harley estava a frente do seu tempo?

Bem, a história por trás do desenvolvimento da VR1000 é fascinante. E para ir direto ao ponto, o chassi e o motor foram desenvolvidos por uma série de nomes importantes, incluindo Erik Buell, Cosworth, Roush Industries, Mike Eatough, entre outros.

VR1000 nasceu com um conjunto rápido e esguio, mas carecia de ainda mais potência frente aos rivais

Modelo levaria marca ao topo…

A VR1000 pretendia iniciar um processo de mudança na Harley rumo a uma fabricante de motocicletas de classe mundial tecnologicamente avançadas. E o plano era que o modelo superesportivo competisse na série norte-americana do AMA Superbike – contra alguns dos melhores do mundo.

Publicidade

O melhor de tudo, usando um V-twin 100% desenvolvido nos Estados Unidos, projetado e construído internamente. Além disso, a VR1000 tinha no conjunto garfos Öhlins de corrida totalmente ajustáveis na frente com um monoshock Penske na parte traseira, o braço oscilante era de liga e toda a carroceria era de fibra de carbono.

harley-davidson vr1000

Modelo ficou na “quase” vitória em várias oportunidades em pista

Mas embora a Harley nunca tenha sido uma pequena fabricante de motocicletas, quando o assunto era motovelocidade a marca era um “azarão” no grid. A equipe de desenvolvimento antecipou a primeira temporada da competição em 1991. No entanto, a VR1000 não estava pronta até a temporada de 1994.

E para resumir a conversa, a relativamente longa carreira do modelo foi caracterizada por uma série de quase vitórias e muitas desistências da 1ª posição nas últimas voltas… Isso porque, embora a VR estivesse um pouco abaixo da potência de suas rivais, a moto se comportava bem e muitas vezes ganhava tempo em circuitos mais “truncados”.

Publicidade

Veja também:

Projeto foi parar na Porsche 

Em 2001, a VR1000 e o programa de corridas foi cancelado pela Harley-Davidson. Mas curiosamente o motor não morreria. Em vez disso, foi enviado para a Porsche na Alemanha, onde os engenheiros alemães e americanos trabalharam na criação de uma versão moderna do motor legalizado para as ruas.

harley-davidson vrod

Projeto da VR deu a luz a V-Rod

As dimensões fundamentais, incluindo a arquitetura de 60º do motor VR1000, foram mantidas para o projeto do propulsor Revolution de 1.131 cc. Mas a novidade lançada publicamente no verão de 2001, não compartilhava peças com a unidade VR original.

No entanto, o Revolution usado na plataforma VRSC V-Rod foi o motor de produção mais avançado já usado em uma Harley na época. Enquanto isso, hoje os exemplares sobreviventes da Harley-Davidson VR1000 são procurados por colecionadores e raros!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]