Publicidade

No último domingo o italiano Francesco Bagnaia faturou seu primeiro título na MotoGP. O jovem piloto do time oficial da Ducati escreveu a história por quebrar uma série de marcas, feitos e jejuns com a sua conquista. Veja a importância do título da MotoGP 2022.

Para se tornar campeão, Pecco precisou bater o campeão de 2021 Fabio Quartararo, da Yamaha. Se na última corrida isso parecia simples, bastando chegar entre os 14 melhores, essa ‘folga’ só veio com o desempenho meteórico do italiano, com 8 pódios e 5 vitórias nas últimas 9 provas. Confira 5 estatísticas surpreendentes sobre a conquista de Bagnaia na MotoGP!

1 – Primeiro italiano a vencer a MotoGP após Rossi 

Bagnaia tornou-se o primeiro piloto italiano a conquistar um título mundial da categoria principal MotoGP desde Valentino Rossi, em 2009. Além disso, no geral, o jovem é o sétimo piloto italiano diferente a levar um mundial para o seu país.

Publicidade

Tudo isso, após a lenda Giacomo Agostini (8 vezes campeão), Valentino Rossi (7), Umberto Masetti (2), Libero Liberati (1), Marco Lucchinelli (1) e Franco Uncini (1).

2 – Primeiro italiano a vencer com moto italiana, pós Agostini 

Bagnaia também é o primeiro piloto italiano montado em uma moto italiana (Ducati) a vencer o Campeonato desde a lenda Giacomo Agostini, em 1972 com a MV Agusta. Ou seja, Pecco quebrou um jejum de exatos 50 anos!

Assim, o novo título é o 21º na categoria principal para a Itália e o 80º geral em corridas de Grandes Prêmios. Mais do que isso, Bagnaia tornou-se apenas o segundo piloto da Ducati a conquistar o mundial da MotoGP, juntamente com o triunfo de Casey Stoner, em 2007.

Publicidade

3 – Piloto mais velho a conquistar a MotoGP

Apesar de ser considerado um dos jovens da nova safra da MotoGP, com 25 anos e 296 dias, Bagnaia é o piloto mais velho a conquistar o seu primeiro título mundial na categoria.

Isso mesmo, pelas estatísticas ele é o piloto com idade mais elevada e ganhar o caneco, desde a introdução da classe com motores 4 tempos, em 2002. Logo atrás está o saudoso título de Nicky Hayden em 2006, na época com 25 anos e 91 dias. Para comparação, Fabio Quartararo tinha 22 anos quando faturou a taça, em 2021.

Bagnaia

Bagnaia fez história com a Ducati em 2022

Veja também:

Publicidade

4 – Melhor recuperação da história da MotoGP!

Após o GP da Alemanha, 10ª etapa de 2022, Bagnaia era apenas o sexto no campeonato, a 91 pontos do líder Fabio Quartararo. O que significa que para vencer o campeonato, o italiano teve nada menos que a melhor recuperação de pontos da história moderna – desde o novo sistema de pontos, adotado em 1993.

Além disso, desde 2001, houve apenas duas ocasiões em que o piloto que conquistou o título não terminou entre os cinco primeiros na corrida de abertura da temporada. Curiosamente foram Joan Mir (Suzuki) em 2020 e Francesco Bagnaia 2022.

5 – Entre os maiores da história da Ducati

No GP de San Marino de 2022, Bagnaia conquistou a quarta vitória em quatro corridas sucessivas, tornando-se o primeiro piloto da Ducati a fazer esse feito. Mais do que isso, desde a introdução da MotoGP em 2002, Bagnaia tornou-se o quarto piloto diferente a conquistar quatro (ou mais) vitórias em quatro (ou mais) corridas consecutivas.

Sim, com esse feito ele está junto de nomes como Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Marc Marquez! E com 11 vitórias na categoria, todas com a Ducati, Bagnaia ocupa o terceiro lugar na lista dos pilotos da marca com mais vitórias no mundial, atrás de Casey Stoner (23 vitórias) e Andrea Dovizioso (14).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]