Publicidade

A Kawasaki é uma das mais tradicionais fabricantes de motos do mundo. Ao longo das décadas, levou seu tradicional tom de verde a todos os continentes e criou ícones como a GPZ 900R, estrela de Top Gun, e a insana Ninja H2R. E, saiba você, ela está de aniversário por aqui.

A marca está celebrando 15 anos de atuação no Brasil. Tudo começou em 2008, quando a subsidiária da japonesa instalou-se aqui, com base em São Paulo e fábrica no Polo Industrial de Manaus. Por isso, nada mais justo que relembrarmos alguns de seus modelos que marcaram sua trajetória em solo tupiniquim.

fábrica kawasaki no brasil

Kawasaki chegou por aqui em 2008 e emplacou uma série de sucessos ao longo de 15 anos. Relembre alguns

1 – Ninja 250R – Kawasaki

A Ninja 250R foi a primeira Kawasaki “Made in Brazil”. E um sucesso de vendas! Nas lojas de 2009 a 2012, chegou a responder por 50% das vendas da marca em alguns calendários. Além disso, abriu espaço para outros sucessos posteriores, como as Ninja 300 e Ninja 400.

Publicidade
Ninja 250R

Ninja 250R foi a primeira moto que saiu da unidade fabril da marca em Manaus, ainda em 2009

Chegou em 2009, com algumas unidades importadas. No segundo semestre, a Kawasaki inaugurou sua subsidiária e a linha de montagem em Manaus (AM). Entre as razões do sucesso estava o visual inspirado nas grandes máquinas da marca e o ótimo desempenho do motor de 2 cilindros em altas rotações. Seus 249 cm³ eram suficientes para entregar 33 cv a 11.000 rpm. Fôlego digno de moto de pista, uma verdadeira Ninja.

 

2 – Kawasaki Vulcan 650

Outro sucesso de vendas da Kawasaki no Brasil. A Vulcan S chegou em 2015, já como modelo 2016, cerca de um ano após ser apresentada ao mercado norte-americano. Aqui se destacou pelo conforto, desempenho e por ser uma das poucas opções de motos custom na média cilindrada.

Publicidade
Vulcan 650

Vulcan 650 é uma das poucas sobreviventes do mercado custom de média cilindrada no Brasil

O modelo é movido pelo motor de dois cilindros paralelos de 649 c e câmbio de seis velocidades visto em outras motos da Kawa. No entanto, seu design segue o padrão da linha Vulcan da marca, que já teve a 900 Custom e a 900 Classic por aqui também.

3 – KX 450F, lenda off-road da Kawasaki

Com mais campeonatos de Supercross e Motocross do que qualquer outra fabricante, o nome KX é sinônimo de vitória. E o modelo KX 450 representa o carro-chefe da linha, construída com o propósito do off-road e as pistas fora de estrada.

kawasaki KX 450F

KX 450F é um dos produtos mais respeitados (e temidos) da marca no off-road

Publicidade

A moto de motocross possui uma série de tecnologias desenvolvidas nas e para as pistas, como acionamento de válvula finger-follower. Também tem resistência de sobra, leveza, agilidade e muito, muito torque.

4 – ZX 6R

Outra moto Kawasaki que acompanhou a evolução da marca no Brasil é a ZX-6R. O modelo está disponível por aqui desde o início dos anos 2000 e mantém vivo o segmento das superbikes médias no país. No exterior, foi lançada em 1995.

Atualmente, a Ninja ZX-6R é movida por um poderoso motor de 4 cilindros e 636 cc, que entrega 130 cv de potência. Além disso, tem Controle de Tração, Seletor de modo de potência e suspensão dianteira SHOWA SFF-BP, entre inúmeras outras tecnologias.

kawasaki zx 6r

Esqueça a Ninja 650. A ZX-6R é uma moto de pista homologada para as ruas

5 – Z 900, a moto mais vendida da Kawasaki 

É comum que o modelo mais acessível logo se torne o mais vendido de uma marca. Definitivamente, não é o caso da Kawasaki aqui no Brasil. Com diversas opções menores, é a poderosa e tecnológica Z 900 quem lidera os emplacamentos da empresa no país.

kawasaki z 900

Entre as mais equipadas e potentes naked de alta cilindrada do Brasil, a Z 900 é a moto mais vendida da marca atualmente

Por trás do sucesso que já comercializou mais de 1.000 unidades em 2023 está um projeto moderno e constantemente atualizado. Hoje, a Z 900 se destaca no segmento pelo painel TFT, conectividade, modos de pilotagem, iluminação full-LED, freios Brembo e suspensões Öhlins de alta especificação. O motor de 948 cc de 125 cv e o preço competitivo também contribuem para o êxito, claro.

 

Z 900

Modelo teve edição de 50 anos comercializada no Brasil

Ciente de sua importância, a Kawasaki do Brasil se esforça para trazer edições especiais do modelo para cá. Por isso, temos a versão retrô 900 RS nas lojas desde 2018 e recebemos até edições especiais da 900, como a limitadíssima Anniversary Edition, que celebrou os 50 anos da Linha Z.

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]